Início / Geral / Osasco sedia Encontro Centralizado da Undime-SP

Osasco sedia Encontro Centralizado da Undime-SP

Nos dias 23 e 24 de novembro, Osasco foi sede do Encontro Centralizado da Undime-SP (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de São Paulo)

Dezenas de secretários municipais de Educação do Estado de São Paulo reuniram-se no Centro de Formação dos Profissionais de Educação de Osasco em mais uma reunião da Undime-SP, na qual foi discutido o Programa “Município Que Educa – Nova Arquitetura da Gestão Pública”, assunto tema de outros três encontros regionais realizados no primeiro semestre, nos municípios de Marília, Presidente Prudente, São Carlos e São José dos Campos. Para este semestre, aconteceram 3 encontros centralizados, nos municípios Campo Limpo Paulista, Sorocaba e Mogi das Cruzes.

O encontro realizado em Osasco foi o 4º do semestre e apresentou diferentes iniciativas intersetoriais e intersecretariais que são possíveis no âmbito de um município ou de um conjunto de municípios, que contribuam para a realização de ações integradas entre Estado e Sociedade Civil, de forma a identificar e potencializar o caráter educativo das ações locais, fortalecer os processos participativos nas escolas, comunidades e municípios, incentivar a socialização de experiências, conhecimentos e saberes, bem como contribuir para, sistemática e continuadamente, formar novos gestores sociais.


O ENCONTRO

O encontro de Osasco foi aberto com a apresentação de Maculelê e Samba de Roda do projeto Escolinha do Futuro, com os alunos da EMEF Luis Bortolosso.

Depois, a secretária de Educação, professora Mazé, em nome do prefeito Emidio de Souza, deu as boas-vindas aos dirigentes municipais de Educação. “É um prazer participar desse momento de troca, reflexão, na perspectiva e na busca por uma educação pública de qualidade. O papel de cada dirigente é se colocar em movimento e esse movimento tem de ser preservado. Tornarmos-nos um município que educa é o desafio”, disse.

Para Paulo Roberto Padilha, diretor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Paulo Freire, um dos parceiros da Undime no programa, a transformação em um município que educa é mesmo um grande desafio. “Um desafio intersecretarial e até interpessoal, pois depende enormemente do olhar humano”, afirmou.

O Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Paulo Freire, professor Moacir Gadotti, também discursou na apresentação do encontro e elogiou o grande número de experiências recebidas pelo programa. “Tínhamos a expectativa de receber poucas experiências, já que não havia tradição de sistematização dos trabalhos, mas recebemos 251 experiências, o que mostra a vitalidade da educação municipal”, diz Gadotti, que acredita que as cidades estão buscando inovar, oferecendo o que os educadores e educandos precisam.

Após os discursos de abertura, foi iniciada a palestra da professora Suely Amaral Mello, vice-líder do grupo de pesquisa “Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural” e coordenadora do Grupo de Estudos em Educação Infantil da Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, Marília, que atualmente assessora a Secretaria de Educação de Osasco no processo de reorientação curricular.

O segundo dia foi dedicado à apresentação e discussão dos temas e experiências selecionadas.

Nossa rede foi selecionada pela Undime com três experiências exitosas. São elas: Opeja, CGC em Ação e Cidadania Planetária, que foram apresentadas por seus respectivos coordenadores, Rutiléia Antunes Amaral, Paulo Marcelino e Telma Laia.

O Encontro Centralizado da Undime reuniu 52 municípios, que englobam os 14 pólos regionais da entidade. Das 251 recebidas, foram selecionadas 80 experiências sobre cidadania, tecnologias educacionais/gestão, diversidade/inclusão, educação integral/ambiental e educação infantil/leitura/escrita.

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.