Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Eventos / Osasco sedia II Encontro Estadual de Usuários BrOffice.org

Osasco sedia II Encontro Estadual de Usuários BrOffice.org

osascoO evento discutiu ações para que todos os cidadãos tenham acesso às novas tecnologias da informação e comunicação e Osasco foi escolhido para sediá-lo devido seu amplo projeto de inclusão digital

A cidade de Osasco sediou na última quinta-feira, 7 de maio, no Centro de Formação dos Professores, o II Encontro Estadual de Usuários BrOffice.org São Paulo, um software livre e gratuito que possui um pacote de programa que pode ser usado nas plataformas Windows e Linux.

O evento discutiu ações para que todos os cidadãos tenham acesso às novas tecnologias da informação e Osasco foi escolhido para sediá-lo devido a sua política municipal de inclusão digital, que permitiu a implementação de 12 Centros de Inclusão Digital (CID’s) nos quais 11 mil usuários estão cadastrados desde 2006, totalizando 167 mil acessos livres por uma população antes excluída do mundo digital.

osasco“Uma das grandes preocupações do prefeito é a inclusão social não como um favor, mas como um direito da população. Porém, não basta trazer inclusão, temos que saber trabalhar com essa ferramenta. Se fosse para trabalharmos com software pago, conseguiríamos apenas 1/3 dos CID’s. Por isso esperamos avançar e contribuir com a melhoria dessa ferramenta”, afirmou, a secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, Dulce Helena Cazzuni, durante o evento.

Para o coordenador-técnico de Inclusão Digital do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), Antonio Carlos Miranda da Silva, o software livre vai muito além do custo/benefício. “Temos a questão do custo mas, mais do que isso, a qualidade dos serviços. No início há resistência, mas a ferramenta é de excelente qualidade”, acrescentou.

Osasco, devido suas iniciativas bem sucedidas, tornou-se referência das grandes discussões sobre o tema no país. “Nossos CID’s têm papel fundamental no mundo de hoje, onde não há mais fronteiras entre as cidades e os países. Eles dão à população até então excluída a chance de entrar nesse novo cenário. O software livre nos ajuda muito nisso e espero que esse encontro nos ajude a encontrar maneiras de torná-lo ainda mais utilizado”, destacou o prefeito Emidio de Souza.

Também prestigiaram o evento Jorge Lapas, secretário de Governo; José Amando Mota, presidente da IPMO; Vera de Oliveira, diretora de educação da Secretaria da Educação de Osasco; Marcos Paulo, coordenador de projetos de inclusão digital da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão; Vera Lúcia Cavalcante, coordenadora do Grupo de Usuários BrOffice.org; Antonio Carlos Ferreira, diretor administrativo da Solunix; e os palestrantes, Edilson Madureira, Roberto Nicola Gianpietro, Rubens Queiróz e dr. Edgard Costa.

Além disso, verifique

Gastronomia

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento (SICA) promoverá …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.