Início / Eventos / Osasco sedia Parada do Orgulho Gay 2011

Osasco sedia Parada do Orgulho Gay 2011

A cidade de Osasco celebrou no domingo, dia 25 de setembro, a 4ª edição do Orgulho LGBT. O evento, que acontece desde 2008, foi realizado na Avenida Hilário Pereira de Souza, no Centro da cidade, e contou com a interdição da via para a realização da passeata e shows.

Neste ano, o tema da Parada lembrou a equidade de direitos. “Eu=Você”. Com apoio da Prefeitura de Osasco, por meio das Secretarias de Saúde e da Cultura, do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) e da Guarda Civil Municipal, a caminhada foi organizada pela AGLSO (Associação de Gays, Lésbicas e Simpatizantes de Osasco) e contou com o som de vários DJs; a presença de diversas autoridades políticas e artísticas da Região e Grande São Paulo.

De acordo com Carlos Cavalcanti, presidente da AGLSO, a Parada Gay foi divulgada em 23 cidades da Região Metropolitana do Estado de São Paulo, por meio de panfletos, blogs e redes sociais, além de mais de 20 associações ligadas à entidade.

“Hoje mostramos para a sociedade brasileira que queremos ter a união estável civil como qualquer cidadão. Hoje somos consumidores, eleitores, contribuintes e, sobretudo, normais”, explicou Carlos, ao lado do companheiro Pedro Alcanto da Silva, de 46 anos, comerciante, com quem vive há 18 anos.

Carlos, que é morador de Osasco, falou de como surgiu a iniciativa de organizar a Parada do Orgulho Gay. Em meados de julho de 2008, ele estava com amigos em um bar na Praça do Jardim Padroeira do Brasil quando foram agredidos por integrantes de um grupo de skinheads. Segundo ele, ao procurar autoridades policiais, o grupo foi orientado a buscar seus direitos na Justiça.

A partir daí, decidiram ecoar a mensagem de tolerância, aceitação e livre escolha de opção sexual em contraposição à homofobia (aversão ao homossexual). “Desde 2008 conseguimos o apoio do prefeito Emidio e da primeira-dama Marcia Abreu. Fiquei surpreso com a atitude do prefeito, que é um homem público com uma visão ampla e a frente de muitos outros porque sabe governar para todos. A Marcia foi excepcional e teve a mesma visão”, completou

O secretário de Cultura de Osasco, Luciano Jurcovichi, que representou o prefeito Emidio de Souza no evento, falou da importância em acolher a Parada do Orgulho Gay. “É importante a manifestação porque denota que na administração de Osasco não há discriminação e perseguição. É preciso existir a inclusão social de todos os gêneros e manifestações culturais. Essa é uma demonstração de reconhecimento da cidade, que vê a necessidade de superar preconceitos. Entendemos o fato de a manifestação crescer ano a ano. Isso prova que entendemos a mensagem de aceitar cada vez mais as diferenças”, encerrou.

Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde montou tendas onde médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, equipados com ambulâncias, realizavam atendimento ao público. Além disso, o Departamento de Saúde Pública também esteve presente com a tenda do Programa DST/AIDS/Hepatites que distribuiu mais de 13 mil preservativos. O Programa Saúde da Mulher e Programa de Prevenção a Diabetes realizou a distribuição de materiais informativos e a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) fez a doação de cães e gatos e disponibilizou a divulgação de trabalhos educativos como posse responsável e dengue. No total foram adotados cerca de 10 cães.

Além disso, verifique

Gastronomia

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento (SICA) promoverá …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.