Início / Geral / Pais de alunos da rede municipal de Osasco são orientados sobre alimentação saudável

Pais de alunos da rede municipal de Osasco são orientados sobre alimentação saudável

“Alimentação saudável para as crianças” foi o tema de uma palestra destinada aos pais de alunos da EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Yolanda Botaro Vicente, na Vila Ayrosa. O evento foi promovido pela prefeitura, por meio do Departamento de Merenda Escolar da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento, no dia 9 de setembro.

Segundo a diretora da escola, Vanucia Ferreira Guimarães, o objetivo foi informar os pais da importância de uma alimentação saudável e também ampliar os laços com a comunidade. “Temos observado que as crianças não comem de tudo que é oferecido na merenda escolar pelas nutricionistas. Por isso, a necessidade de trabalhar uma parceria entre família e escola. Queremos que as crianças se alimentem melhor motivados por nós e seus familiares”, explicou. “Ter uma boa alimentação é garantia de saúde, que é importante para o desenvolvimento e aprendizado do aluno. Aquele que não tem uma alimentação saudável acaba tendo dificuldade para acompanhar as atividades”, completou a diretora.

A palestra foi ministrada pelas nutricionistas Márcia Braz Heigasi e Karem Yamaguishi. Elas informaram os participantes sobre as vantagens e conseqüências da boa alimentação. A Pirâmide Alimentar serviu de base para as palestrantes destacarem as funções de cada tipo de alimento. “Os pais são exemplo para as crianças e devem estar envolvidos na educação como modelos de alimentação saudável. Se vocês comerem verduras, frutas e legumes, as crianças vão passar a comer. Mas se os pais comem frituras e bebem refrigerantes os filhos vão acompanhar, afinal são vocês que preparam os alimentos”, informou Márcia.

Além da alimentação, a obesidade foi debatida. As nutricionistas chamaram atenção dos pais para envolverem as crianças em atividades físicas, lembrando que antigamente as crianças brincavam mais de pega-pega, esconde-esconde, taco, bola e corridas, dentre outras, e essas atividades foram substituídas pelos brinquedos eletrônicos, que tem seu lado positivo, mas estagnaram os movimentos.

A mãe do pequeno Lucas, Sueli Ramos, aprovou a iniciativa. “Achei a palestra interessante. Meu filho come legumes quando faço cozido em sopa, mas tenho algumas dificuldades com certos alimentos, porque trabalho, e quem cuida dele talvez não o incentive a comer. Já na escola, ele come influenciado pelos próprios amiguinhos”, disse.

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.