Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Educação / Pais e alunos participam das eleições para o Conselho de Gestão Compartilhada

Pais e alunos participam das eleições para o Conselho de Gestão Compartilhada

112-ivan-cruz-7Desde 2007,com a criação desse órgão pelo prefeito Emidio de Souza, pais e alunos da rede municipal de Ensino participam ativamente de todas as decisões das escolas

No período de 10 a 31 de março, todas as unidades da rede Municipal de Ensino de Osasco realizaram eleições para o biênio 2009/2010 do Conselho de Gestão Compartilhada, criado em 2007 pelo prefeito Emidio de Souza. O Conselho, que tem como objetivo proporcionar a participação de toda a comunidade nas discussões para melhoria do ensino na cidade, é composto por representantes dos professores, de funcionários, de pais e de alunos. Nos dias 30 e 31 – segunda e terça-feira – foi a vez dos pais e alunos escolherem os seus representantes.

112-leandro-palmeira-12Podem ser candidatos alunos a partir de 9 anos de idade, que cursam a 3ª série do Ensino Fundamental, porém, todos estudantes da rede municipal, desde a 1ª série até o EJA (Ensino de Jovens e Adultos), do horário noturno, indicam os seus representantes e participam do processo eletivo. ”O nosso objetivo não é apenas preparar a criança para ser um cidadão no futuro e, sim, que ela exercite a sua cidadania desde cedo”, disse Paulo Sérgio Marcelino, diretor do Conselho de Gestão Compartilhada, destacando o ensinamento de Paulo Freire: “Decidir se aprende decidindo”.

E esse exercício de cidadania foi intenso nas eleições que foram realizadas nos três períodos de aulas. Todo o processo segue as mesmas normas de uma eleição parlamentar. Depois de um período de campanha e de registro dos candidatos, a escola separa uma sala para o pleito, onde os eleitores recebem as cédulas e votam em seus candidatos, sendo tudo acompanhado por fiscais e mesários.

112-leandro-palmeira-13Para Luciano Jurcovichi, chefe de gabinete do prefeito Emidio de Souza, que acompanhou de perto as eleições do Conselho, a comunidade deve aproveitar esse momento de democracia vivido na cidade. “A administração abriu um leque de oportunidades para garantir a participação popular nesta gestão. Temos as plenárias do Orçamento Participativo e o Conselho Municipal de Saúde e estas são formas de aproximação com a população”.

Participação ativa

Tanto a diretora Renata Nunes de Almeida Biachi, da Emef Professor João Larizzati, em Quitaúna, como a diretora Edivani Matos da Emef Oscar Penna Cino, no Jardim Cipava II, destacaram a importância desta participação ativa dos alunos nas discussões dos problemas da escola e na busca de soluções. “É impressionante como eles gostam de participar, não apenas das eleições, mas, principalmente, das discussões com os professores, funcionários e pais”, disse Renata. “Além desse exercício de cidadania dos alunos, a participação efetiva deles é muito importante para a melhoria da escola. Eles ficam atentos a todos os problemas como uma lâmpada queimada, até o uso racional do papel higiênico” destacou Edivani.

Já a diretora Adnian Barreto dos Santos, da Emei Omar Ogeda, no Jardim D’Avila, falou sobre a participação dos pais. “Além de estreitar os laços com a comunidade, temos uma participação mais ativa dos pais, que estão mais próximos da vida escolar das crianças”.

Plataformas

“Se for eleita, uma das minhas primeiras providências será conscientizar os alunos que evitem brincadeiras perigosas durante o recreio”, disse Fabiana Martins, de 9 anos, da 4ª séria da Emef Larizzati. Já a candidata Luzia, de 10 anos, 4ª série da Emef Oscar Penna Cino, mostra-se preocupada com o bem estar dos alunos da 1ª série que vem das Emeis. “Eles estão acostumados com os brinquedos da área de lazer. Vamos lutar para que a nossa escola tenha também esses brinquedos”.

Mãe de três alunos da rede municipal, a candidata Selma Ferreira Portes garante: “gosto de fazer parte da vida escolar de meus filhos e se eleita poderei me empenhar ainda mais”, concluiu.

Além disso, verifique

Secretaria de Educação de Osasco saúda servidores para a volta às aulas

Início do ano letivo na rede municipal acontece no dia 6 de fevereiro No mês …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.