Início / Saúde / Para ministro, Saúde de Osasco é exemplo para o Brasil

Para ministro, Saúde de Osasco é exemplo para o Brasil

Segundo Alexandre Padilha, prefeitura já adota prática preconizada atualmente pelo ministério de usar atividades físicas como forma de promoção da saúde. Além disso, ele elogiou a gestão de recursos feita pelo prefeito Emidio de Souza e pelo secretário Gelso de Lima

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve em Osasco no sábado, dia 16 de abril, para conhecer pessoalmente ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde em projetos que utilizam a atividade física como forma de prevenção às doenças.

Para isso, ele foi recebido, no Parque Chico Mendes, pelo prefeito Emidio de Souza, pelo secretário da Saúde, Gelso de Lima, e pelo deputado federal João Paulo Cunha. O grupo assistiu a apresentações dos projetos Osasco Saudável, Roda da Saúde e Programa de Agentes Comunitários de Saúde, todos eles voltados a incentivar a prática de atividades físicas entre a população como forma de promoção da saúde.

Após as apresentações, Padilha afirmou que a Saúde de Osasco é um modelo para o Brasil, pois já adota como prioridade as práticas corporais para esse fim, medida que agora está sendo preconizada entre as políticas públicas do ministério. “Fico muito feliz em saber que Osasco já está atenta a esse novo país, que está começando a agir antes que a doença aconteça. Osasco é um exemplo para o Brasil, pois está cada dia mais saudável”.

O ministro também fez elogios à gestão da Saúde no município. “Podemos enviar recursos tranquilamente para Osasco, pois sabemos que o prefeito Emidio e o secretário Gelso fazem um bom uso deles”, completou.

Além disso, anunciou novos investimentos na cidade. “Já pedi para a prefeitura encaminhar os projetos para o ministério. Vamos implantar pelo menos um equipamento de ginástica em cada Unidade Básica de Saúde, para darmos continuidade a essas ações de promoção da saúde. Além disso, vamos garantir que em cada uma delas aja um educador físico, para acompanhar os praticantes”, anunciou.

Atualmente, o governo federal, além de enviar recursos que financiam 20% de todo investimento feito pela cidade em Saúde, mantém parcerias com a prefeitura na construção de duas UPAs e do Pronto Socorro do Jardim D´Abril. Também foram aprovados projetos para a construção de mais 7 UBS e uma UPA por meio de transferências da segunda fase do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento).

Também no evento, o secretário de Saúde, Gelso de Lima, ressaltou que o ministro alia, em seu trabalho frente à pasta, qualidade técnica e sensibilidade política. “E prova disso é esse novo direcionamento das políticas públicas, com foco na prevenção”, disse.

Já o deputado federal João Paulo Cunha afirmou que, embora a saúde pública seja um problema em todo o País, ela vem registrando grandes avanços. “E Osasco também tem ido bem nessa área”, analisou.

O prefeito Emidio de Souza, por sua vez, lembrou que atualmente 2,5 mil pessoas são beneficiadas com as atividades do Osasco Saudável e programa semelhantes na cidade. “Estamos ensinando às pessoas que elas não devem se preocupar com a saúde apenas quando ficam doentes. O importante é adotar as práticas corporais para a promoção da saúde”, disse.

Em seguida, o ministro conheceu o Centro de Equoterapia de Osasco, que também funciona no Parque Chico Mendes e é o maior centro público desse tipo de terapia. No local, alunos da rede pública com deficiência utilizam a técnica para tratamento e melhoria da qualidade de vida.

Também prestigiaram o evento o deputado estadual, Marcos Martins; os prefeitos Ruth Banholzer (Itapevi); Anabel Sabatine (Jandira); Carlos Camargo (Cotia); Evilásio Cavalcante de Farias (Taboão da Serra); Sebastião Alves de Almeida (Guarulhos); Clodoaldo Leite (Embu-Guaçu); Jorge Costa (Itapecerica da Serra) e Daniel Fonseca (Cajamar); os secretários municipais Mazé Favarão (Educação), Claudio Chapecó (Esportes, Recreação e Lazer), Jorge Lapas (Governo) e Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes e Mobilidade Urbana); e os vereadores Valmir Prascidelli e Rogério Lins, a diretora de Comunicação de Osasco, Emilia Cordeiro, dentre outras autoridades.

Além disso, verifique

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.