Escritora consagrada Lúcia Hiratsuka debate técnicas de literatura e ilustração com alunos de Osasco

Os alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Luiz Bortolosso, Jardim Piratininga, em Osasco, tiveram na manhã do dia 28 de junho uma aula especial de literatura e ilustração, durante visita da consagrada escritora e ilustradora Lúcia Hiratsuka.

O resultado do debate e da apresentação das técnicas usadas pela autora nos livros infanto-juvenis será apresentado pela escola no desfile cívico do Dia 7 de Setembro, que neste ano desenvolve o tema Literatura: Arte em Palavras – Seduzindo Corações e Mentes.

O encontro foi promovido pela Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Instituto Ciência Hoje (ICH), e integra um projeto pedagógico de estímulo à leitura e ao letramento para mais de 14 mil estudantes da rede municipal, disponibilizando 23 mil livros infanto-juvenis de 34 editoras, distribuídos em 152 títulos. Em paralelo, o projeto também está proporcionando aos estudantes encontros com 36 renomados artistas brasileiros, entre escritores, atores, cartunistas e cineastas.

Na escola, a secretária de Educação, professora Mazé Favarão, e a diretora da unidade, Aldanete Aparecida Fernandes, ao lado de professores, funcionários e de alunos, deu as boas vindas a Hiratsuka. O evento também contou com exposição de trabalhos realizados pelas crianças sobre algumas obras da escritora.

Mazé destacou que este tipo de atividade é comum em escolas particulares, mas que agora também chega à rede municipal. “Aquilo que a escola particular oferece para os seus alunos, a escola pública de Osasco também oferece para vocês”, disse. Ela ainda apresentou a convidada e incentivou os alunos a fazerem uma mostra de desenhos utilizando as técnicas apresentadas pela escritora.

Na sequência, Lúcia Hiratsuka iniciou a palestra ensinando os alunos a dizerem bom dia em japonês. Ela resgatou um pouco de sua infância, que serviu de expiração para vários livros de sua autoria. “Escrevo sobre o que marcou minha vida. Lembro dos carros de meus pais, uma Rural e um Jeep, e do Fusca vermelho da professora”, disse a escritora, mostrando também o Fusca ilustrado em um de seus livros. Utilizando slide, ela ensinou para os alunos algumas técnicas para fazer ilustração. “O livro deve incluir personagens, sentimentos, emoções e uma boa história”, enumerou Hiratsuka.

A escritora ainda debateu com as crianças algumas de suas obras inspiradas em contos e lendas do folclore japonês contadas pelos avós. Citou também os livros “A Visita” e “Urashima Taro (A História de um Pescador)”, dentre outros. Os alunos mostraram muito interesse no assunto e não pouparam perguntas, enquanto a escritora respondia o questionamento de uma criança, várias já estavam de braços levantados para garantir a sua vez de perguntar.

Hiratsuka mostrou a técnica Sumie (carvão e desenho). Com uma tinta a base de carvão, ela ilustrou dois desenhos, incluindo pássaros em um bambuzal e o dragão oriental conhecido por Ryu, que vive nas profundezas do mar. “Quem quiser fazer em casa pode utilizar o guache e um pincel de ponta”, explicou. Após fazerem mais uma bateria de perguntas, as crianças homenagearam a escritora e a secretária de Educação.

Ao final do evento, Mazé e Hiratsuka voltaram a atenção para um aluno Matheus Gomes de França, do 4º ano, retomaram alguns pontos do assunto e disponibilizaram ao estudante que é deficiente visual, pincéis e uma tartaruga que simboliza um dos personagens do livro “Urashima Taro”, para que ele pegasse e sentisse seu formato.

Para a professora Isabel Cristina de Oliveira Novaes, que acompanhou os alunos no encontro, esse tipo de atividade representa um momento único. “As crianças têm contato com vários livros e gibis, mas nunca têm a oportunidade de estar de frente com o autor. Com certeza o que eles viram hoje marcará suas vidas. Fiquei encantada com a apresentação”, observou a professora.

O aluno Lucas Gomes, de 10 anos, do 4º ano, com a tradicional vestimenta do Japão (kimono), em homenagem à escritora, aprovou o encontro. “Eu gostei de como são criadas as histórias e do jeito que ela faz para ilustrar”, disse.

Além disso, verifique

Auxiliar Administrativo – Elithe RH – Osasco, SP

Atender clientes internos e externos usando as ferramentas (e-mails, telefones, Nextel) Registrar os atendimentos efetuados para as áreas nos bancos de dados...
De Elithe RH - 08 Mar 2013 00:37:07 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.