Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Software Público / Portal do Software Público tem primeira reunião do Ecossistema de Produção

Portal do Software Público tem primeira reunião do Ecossistema de Produção

No dia 25 de setembro foi realizada a primeira reunião de trabalho com todos os parceiros do Portal do Software Público Brasileiro-SPB. No encontro participaram representantes do setor público, do setor privado, do terceiro setor, das Instituições de Ensino e das comunidades.

Durante a reunião da coordenação do Portal foram tratados assuntos relacionados com o catálogo de software, o cadastro de usuários, o questionário da pesquisa sobre o impacto do Software Público na sociedade, a estrutura da comunidade para municípios (4CMBr) e o prêmio Ação Coletiva.

Trata-se de uma atividade histórica, como observou durante a reunião o coordenador da comunidade KyaPanel, Anahuac de Paula Gil, colocando que pela primeira vez se coloca toda cadeia envolvida na produção do software livre dentro de uma mesma reunião.

O professor Rogério Atem, responsável pela primeira aproximação com as Instituições de Ensino, destacou o papel das academia no projeto. Na análise do professor os projetos do Portal SPB devem ser alinhados com o ensino médio e superior das instituições.

O empresário, Sérgio Saad, manifestou preocupação com a formação e capacitação dos profissionais da área de informática. O empresário solicitou uma reflexão para academia sobre os profissionais que ingressam no mercado. Na sua visão os novos profissionais chegam completamente defasados das demandas do mercado de trabalho.

O Secretário Rogério Santanna, desafiou o grupo para elaborar um novo modelo para indústria de software no Brasil. Santanna disse que a qualidade do grupo tem condições de pensar um novo modelo de desenvolvimento de software no país.
Os representantes do CTI (Antigo CenPRA) apresentaram o projeto que vai organizar o Modelo de Referência de Qualidade do Portal do Software Público.

Neste momento da reunião foi apresentado a estrutura do ecossistema de produção do Portal e um conjunto de sub-projetos para melhoria da oferta de soluções, dos testes dos produtos, do aperfeiçoamento dos prestadores de serviço e da qualidade do software.

O professor Jorge Fernandes, da UNB, apresentou a proposta de estruturar no futuro um Centro de Referência do Software Público dentro da recém inaugurada unidade do Gama, na cidade de Brasília.

Na avaliação do coordenador do Portal, Corinto Meffe, o projeto alcança o seu primeiro estágio ao agrupar o ecossistema de produção do bem software, na modalidade de licença livre. O próximo passo será aproveitar a sinergia do setores envolvidos para reforçar o modelo de negócios estruturado pelo software público.

Os participantes institucionais da reunião:

Comunidades: CACIC, COCAR, GINGA, SAGUI, I3GEO, INVESALIUS, GSAN, SISAU, SIPREV, E-PROINFO, OPENACS, WEBINTEGRATOR, LIGHTBASE, KYAPANEL, SIGATI e SGD.

Mercado Público: PNUD, ASSESPRO, FENAINFO, UFMG, SEBRAE.

Instituições de Ensino: CEFET-CAMPOS(RJ), UFLA (MG), UFSC (SC), UNB (DF), FAJESU (DF).

Governo Federal (convidados): Ministérios da Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ciência e Tecnologia (MCT), Planejamento (MP), BNDES, Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.