Início / Geral / Prefeito Emidio dá posse aos delegados do Orçamento Participativo de Osasco

Prefeito Emidio dá posse aos delegados do Orçamento Participativo de Osasco

O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, acompanhado por seu chefe de gabinete e Coordenador do Orçamento Participativo (OP), José Pedro da Silva, empossou na noite de quarta-feira, dia 23 de novembro, os delegados eleitos das 19 Regiões da cidade, durante as plenárias de 2011 do projeto. A posse aconteceu no Centro de Formação dos Profissionais da Educação, na avenida Marechal Rondon, 263, Centro, e reuniu cerca de 400 pessoas em auditório cheio.

Durante o evento, o prefeito assinou a portaria que dá posse aos 23 delegados titulares do OP eleitos em plenárias regionais pela comunidade, para exercerem suas funções durante o período de 2011 a 2013. Ele ainda entregou simbolicamente os certificados. “O Orçamento Participativo é uma ferramenta de gestão pública que as pessoas abraçam e são eleitas para poderem influenciar as decisões de governo. Essa medida foi tão acertada que ao longo dos últimos sete anos tivemos centenas de obras e serviços na cidade provenientes de demandas do OP. Esse mecanismo deixa a cidade mais aberta e mais democrática”, avaliou.

Em discurso, Emidio ainda falou dos esforços para os preparativos do cinqüentenário da cidade, que acontece em fevereiro de 2012, e disse estabelecer o diálogo permanente com o deputado federal João Paulo Cunha para obter recursos para novas obras em Osasco.

Em sua fala, José Pedro explicou a importância do OP e da cerimônia de posse dos eleitos. “A ação é importante para o governo, mas principalmente para a sociedade. Os delegados eleitos nos bairros irão trabalhar e interagir com a Prefeitura. Eles foram eleitos por seus colegas nos bairros. Nesses dois anos, eles serão chamados para a formação e informação; farão e trarão as reivindicações e na medida do possível daremos uma solução para as demandas apresentadas”, ressaltou.

O Orçamento Participativo é uma importante ferramenta da democracia participativa, que permite aos moradores de Osasco indicar quais obras e projetos são prioritários no investimento do Orçamento municipal. E os delegados são os interlocutores entre os moradores dos vários bairros da cidade e a administração municipal nesse processo.

Processo de Diálogo

De acordo com o coordenador do OP, a escolha dos delegados foi um sucesso nas 19 regiões que integram o projeto. “O número de participantes superou nossas expectativas e, ao final, conseguimos eleger mais de 100 delegados”, afirmou. Um dos destaques foi a plenária da região 18 (que abrange os bairros do Olaria do Nino, Conceição, 1º de Maio, Fazendinha, Santa Maria e Jardim Tereza). Ela contou com o maior número de participantes e também de delegados eleitos, sendo 9 ao total. Ao todo, foram empossados nesta quarta-feira 119 delegados do OP, entre suplentes e representantes do OP Jovem.

Nas próximas etapas, o OP vai iniciar o processo de formação dos delegados, que após essa fase terão como tarefa acompanhar o andamento das demandas apresentadas pela população. “Essa formação, que contará inclusive com palestras feitas por secretários municipais, é fundamental, pois os delegados exercem um papel muito importante, sendo a ponte entre a população e o poder público. Ao mesmo em que explicam, aos moradores dos bairros, como a prefeitura está atendendo as demandas, eles também levam à administração pública os anseios dos moradores de cada bairro da cidade”, destacou.

A cerimônia também foi marcada por um convite dos vereadores aos participantes. Eles foram convidados para participar de uma audiência pública com o objetivo de discutir o orçamento da cidade para a o ano de 2012. O evento acontece no dia 1º de dezembro, às 19h, no Plenário Tiradentes da Câmara de Osasco.

Também prestigiaram o evento os secretários municipais Jorge Lapas (Governo), Carlos Marx (Meio Ambiente), Luciano Jurcovichi (Cultura), os vereadores Valmir Prascidelli (líder do prefeito na Câmara), João Góis, Nelson Matias e Valdomiro Ventura; dentre outras autoridades.

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.