Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Eventos / Prefeito Emidio de Osasco profere palestra em seminário da Assembléia Legislativa de SP

Prefeito Emidio de Osasco profere palestra em seminário da Assembléia Legislativa de SP

286 Leandro Palmeira (1)Prefeito de Osasco falou sobre a Incubadora Pública de Empresas como empreendimento de geração de renda, cidadania e inclusão social

Nesta quinta-feira, 18 de junho, o prefeito de Osasco Emidio de Souza (PT), participou, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo do seminário: “A Ciência e a Tecnologia como Alavancas para o Desenvolvimento Social”, promovido pelo gabinete do deputado estadual Antonio Mentor (PT) e pelo ITS Brasil (Instituto de Tecnologia Social). Como palestrante convidado, Emidio integrou a mesa de debates sobre Economia Solidária e Geração de Trabalho e Renda, ocasião em que abordou o papel da Incubadora Pública de Empresas criada por ele em outubro de 2007, dentro do Programa “Osasco Solidária”.

286 Leandro Palmeira (3)O evento, realizado no Auditório Franco Montoro das 8h30 às 13 horas, contou com mais duas exposições: “Desafios da Tecnologia Assistiva para Autonomia e Inclusão das Pessoas com Deficiência”, tema apresentado pelo professor Jesus Carlos Delgado Garcia, gerente de Projetos do ITS Brasil; e “Reflexões sobre Inserção de Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho”, abordado pela professora Maria Cândida Del Masso, assessora junto à pró-reitoria de extensão universitária da UNESP.

A abertura do seminário, que contou com a presença de representantes dos empreendimentos da Incubadora de Osasco e de outras cidades, foi realizada pelo deputado estadual Antonio Mentor (PT), que agradeceu a presença do prefeito Emidio de Souza e também o parabenizou pela implantação da Incubadora Pública. Participaram também do evento, os deputados Rui Falcão, líder da bancada petista, e Marcos Martins (PT de Osasco), o vereador de Osasco, Aluisio Pinheiro, líder do prefeito no legislativo municipal; Dulce Helena Cazzuni, titular da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários de diversas cidades.

286 Leandro Palmeira (7)Papel social da Incubadora

Emidio parabenizou a iniciativa do deputado Antonio Mentor e destacou a importância do poder legislativo estadual abrir espaço para discutir um tema tão importante para a sociedade e que a cada vez ganha mais espaço na discussão política do Brasil.

Antes de abordar o “Osasco Solidária” e a Incubadora Pública, Emidio falou a respeito de como encontrou as finanças municipais de Osasco em janeiro de 2005 e, sobretudo, a importância orçamentária que a então administração dava à antiga Secretaria do Trabalho. “Além das finanças municipais totalmente falidas, essa Secretaria tinha um orçamento anual de apenas R$ 800 mil, o que, é claro, não dava para ter nenhuma estrutura e, muito menos, pensar em programas sociais. Criamos então a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, justamente para podermos criar uma estrutura maior. Buscamos os recursos federais disponíveis para qualquer prefeitura que se interessava e, hoje, a SDTI conta com um orçamento anual de R$ 35 milhões, sendo que cerca de 75% desse montante vem dos programas do governo federal”, enfatizou.

Emidio salientou ainda que tanto o programa “Osasco Solidária”, como a Incubadora Pública vazam a geração de trabalho e renda para um contingente muito grande de pessoas que foram excluídas pelo modelo econômico neoliberal, implantado no país nos anos 80 e 90. “Trata-se de um modelo econômico que atendia apenas a 1/3 da população. Os outros 2/3 tinham que lutar com muitas dificuldades para ter uma pequena renda, quando não eram totalmente excluídos da vida econômica. Então, em Osasco começamos a pensar em políticas que pudessem contemplar essas pessoas que tinham talentos como empreendedores, porém, não tinham como começar um negócio próprio. Assim, criamos através de projeto de Lei, aprovado na Câmara Municipal, a Incubadora Pública, que hoje atende a centenas de projetos e beneficia milhares de pessoas. São pessoas que estão montando suas próprias empresas, para quais montamos uma estrutura não somente durante a implantação do novo negócio, mas, também para dar sustentabilidade aos novos empreendedores. Um dos projetos de muita repercussão é a Oficina Escola, hoje responsável pela fabricação dos uniformes escolares de toda a rede municipal de Osasco, em torno de 70 mil alunos”, afirmou Emidio de Souza.

Depoimentos

Também falaram sobre suas experiências em Osasco quatro participantes do programa “Osasco Solidária”, que hoje são presidentes de cooperativas e gerenciam seus próprios negócios. São eles: Marize Alves Rodrigues, diretora-presidente da Cooperativa de Costura; José Fernandes Ramos da Fonseca, diretor presidente da Coopermundi, cooperativa de reciclagem; Alaíde Pereira Feitosa, indígena e representante do Empreendimento Pankararé; e Zilda Gomes, representante do empreendimento Cantinho Verde. Todos fizeram questão de agradecer ao prefeito Emidio pela oportunidade que tiveram na vida. “Antes, não tínhamos nenhuma perspectiva de uma vida melhor. Sofríamos até de depressão devido aos problemas financeiros. Hoje, somos empreendedores, temos trabalho e renda e, acima de tudo, resgatamos a nossa dignidade”, resumiu Marize.

O que é a Incubadora Pública de Empresas de Osasco

Criada no dia 4 de outubro de 2007 pelo Decreto 9.823, a Incubadora Pública de Osasco funciona de forma descentralizada em todo o território do município, oferecendo capacitação técnica, tecnológica e profissional; assessoria nas áreas de gestão financeira, contábil, econômica e jurídica, facilitando também o acesso às linhas de crédito e às políticas de investimento social para grupos de pessoas interessadas em formar seus empreendimentos econômicos solidários.

A Incubadora presta também o necessário apoio em tecnologias e instrumentos que contribuam para o fortalecimento e a sustentabilidade dos empreendimentos, procurando agregar valor aos produtos e serviços, como o microcrédito e as redes de produção, consumo e distribuição no âmbito municipal.

Além disso, verifique

Gastronomia

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento (SICA) promoverá …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.