Início / Educação / Prefeito Emidio de Souza lança programa dedicado aos profissionais da Educação de Osasco

Prefeito Emidio de Souza lança programa dedicado aos profissionais da Educação de Osasco

552 Rômulo Fasanaro 01O prefeito Emidio de Souza, ao lado da secretária de Educação de Osasco, professora Mazé Favarão, realizou no dia 5 de outubro o lançamento oficial do PAAPE – Programa de Apoio e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação de Osasco. O evento foi realizado no Centro de Formação dos Professores.

O programa reúne uma série de projetos que já eram oferecidos aos professores e funcionários da Educação e traz novas atividades ligadas à área formativa, de saúde, lazer e bem estar. As ações agora compõem uma agenda especial de atividades direcionadas a esses profissionais. O programa, que dá atenção especial e diferenciada à atividade, já era previsto no plano de governo do prefeito Emidio e vai oferecer formações, oficinas, orientação na área de saúde, dança, arte, entre outros, oficializando a política de qualidade já desenvolvida pela administração.

552 Romulo Fasanaro 02Segundo a professora Mazé, o lançamento do PAAPE é mais um compromisso cumprido pelo prefeito Emidio de Souza, que sabe que sem profissionais em condições de realizar bem suas tarefas, não há educação de qualidade. “As atividades oferecidas pelo PAAPE são mecanismos para que cada profissional possa contribuir na construção de uma educação pública de qualidade”, afirmou a professora, explicando que além de oferecer as formações, o programa também vai refletir sobre questões que atingem a saúde e tentar revertê-las positivamente.

O prefeito Emidio comentou a importância dessa conquista para os educadores, que no passado pagaram o preço pela falta de investimentos em educação, e salientou a importância de uma agenda voltada aos profissionais. “Essa é mais uma atitude que se toma na continuidade do processo de valorização dos professores e funcionários da Educação de Osasco, que foram erroneamente responsabilizados pela falta de investimento em Educação no passado, comprometendo sua qualidade de vida e de trabalho. Portanto, essa é uma conquista de cidadania”, destacou o prefeito.

Após os discursos solenes, o prefeito e a professora Mazé entregaram aos gestores os primeiros exemplares da agenda PAAPE, produzida pela SE, contendo toda a programação de atividades oferecidas aos profissionais no segundo semestre. Nela, os professores e funcionários terão acesso às formações disponíveis.

Atividades anti-estresse

A professora Maria Lúcia Rodriguez, psicóloga da OPINE – Organização de Psicologia Integrada à Empresa, que já participa das formações com os gestores da rede, ministrou palestra sobre o estresse no ambiente de trabalho e as maneiras de utilizar as atividades previstas no PAAPE como meio de evitá-lo. “O principal objetivo do PAAPE é evitar o estresse, a exaustão. Então temos de utilizar o que nos é oferecido, pois com pequenas atitudes já podemos minimizar os efeitos desagradáveis”, explicou a psicóloga.

A professora Mazé encerrou a palestra citando o que a Secretaria de Educação tem feito para combater ou minimizar o que podem ser fatores organizacionais geradores de estresse e sorteou entre os presentes livros da coleção Mafalda, do cartunista Quino, da Editora Global. O evento foi encerrado com um coquetel oferecido aos convidados.

Secretaria de Educação

Assessora de Comunicação – Vilmary Macedo

Texto: Soraia Sene

Além disso, verifique

Secretaria de Educação de Osasco saúda servidores para a volta às aulas

Início do ano letivo na rede municipal acontece no dia 6 de fevereiro No mês …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.