Início / Moradia / Prefeito Emidio e deputado João Paulo entregam 284 moradias no Residencial Vila Nova, Osasco

Prefeito Emidio e deputado João Paulo entregam 284 moradias no Residencial Vila Nova, Osasco

Show da dupla sertaneja Hugo & Tiago e do grupo Sampacrew fizeram da inauguração uma grande festa

“Hoje é uma daquelas noites que vou chegar em casa, pegar meu programa de governo, onde está escrito que me comprometi a construir e urbanizar toda a área do Vila Nova, e vou ter muita alegria em dar um tique. E vamos para outro, porque o povo de Osasco espera e merece muito mais”. Foi com essas palavras que o prefeito Emidio de Souza abriu o evento de inauguração de 284 unidades habitacionais do Residencial Vila Nova, no Jardim Piratininga, em 7 de outubro.

Quase 10 mil pessoas participaram do ato, que contou com shows gratuitos do grupo Samba de Rua, da dupla sertaneja Hugo & Tiago e do grupo Sampacrew.

O projeto é fruto de uma parceria com a Caixa Econômica Federal, no âmbito do Programa Crédito Solidário, do Governo Federal, e que também contou com o empenho da Associação dos Moradores da Vila Nova, que há 11 anos reivindica habitações dignas.

Os apartamentos têm cerca de 50m², contam com 2 dormitórios, e estão dispostos dois a dois, em blocos de 5 pavimentos justapostos (térreo + 4 pavimentos). Também foi construída uma praça, nomeada como Vera Lúcia Teixeira, em homenagem a uma das três fundadoras da Associação, já falecida, e realizada a abertura e implantação de 5 ruas asfaltadas para comportar as 5 quadras residenciais: as alamedas Manacás, Umburana, Angelins, Timbaúba e avenida dos Bandeirantes.

“Hoje é um dia muito especial na minha vida e na de outras 283 famílias. Não me esquecerei jamais do início da nossa luta”, disse Erivalda Tavares, presidente da Associação dos Moradores. “Gostaria de agradecer imensamente ao nosso prefeito Emidio, que não mediu esforços para realizar nosso sonho. Agradeço também ao secretário de Habitação e toda sua equipe, sempre presentes nos assessorando em todas as etapas”, falou Val, como é conhecida. “Nosso lema é: chegamos na casa do sucesso. Andamos, lutamos e vencemos”, concluiu.

A Associação dos Moradores da Vila Nova foi formada em 2000, em busca de uma vida melhor. “Morávamos em uma situação muito precária. Só com a organização e conscientização da comunidade conseguiríamos ter uma vida mais digna, e foi por isso que criamos a associação”, explicou Val. A associação também foi responsável pela contratação da construtora e das assessorias técnicas que comandaram o projeto.

Sérgio Gonçalves, secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano destacou o esforço conjunto que resultou em mais um conjunto habitacional na cidade de Osasco. “A Vila Nova era uma favela de barracos de madeira, com grande risco de incêndio e de outros desastres. Emidio determinou que conseguíssemos verba em Brasília para essa obra. Também foram fundamentais a Câmara, rápida e precisa para liberar o projeto, e o deputado João Paulo Cunha, que sempre abre as portas do gabinete dele para as necessidades de Osasco”, afirmou. “Emidio é como um grande maestro de uma orquestra ensaiada, por isso que estão de pé hoje não só o Vila Nova, mas os prédios do Morro do Socó, dos Portais, do Morro do Sabão, do Vicentina, e tantas e tantas obras: é que temos um chefe que honra seu compromisso com a cidade de Osasco”, disse.

“Esse é um projeto de muita luta, muita gana. Eu queria destacar o papel da associação, que serve de exemplo para tantos outros que querem melhorias em suas comunidades”, concluiu ele.

O presidente da Câmara, Aloísio Pinheiro, agradeceu aos moradores pela confiança na prefeitura, e entregou a Val uma placa de bronze, simbolizando a garra desse grupo que tanto lutou.

O deputado estadual Marcos Martins falou sobre o orgulho que o osasquense agora sente de sua cidade, e que mais obras para engrandecer o município estão por vir.

Já o deputado federal João Paulo Cunha destacou: “Esse aqui é só um pedacinho da obra que estamos fazendo em Osasco, sob o comando de Emidio de Souza. Há cerca de dois meses entregamos o 2º CEU, lá no Santo Antonio, uma escola de mais de 10 mil metros quadrados, com piscina, quadra, biblioteca, teatro, para os filhos dos trabalhadores. Emidio demonstra que seu compromisso é com as pessoas que precisam”, declarou.

A seguir, com a presença do tabelião Dinarte de Oliveira, do 3º Cartório de Notas de Osasco, o prefeito Emidio de Souza assinou a escritura de doação do terreno, de 9 mil metros quadrados, à Associação de Moradores da Vila Nova.

Na sequência, o prefeito destacou o avanço que a entrega de mais um conjunto residencial representa para a cidade. “Osasco, por mais de 40 anos não teve programa habitacional nenhum para as pessoas que moram em favelas, pessoas que ajudaram a construir a casa de muita gente, mas que nunca tiveram condições de construir a própria casa. Com esse programa, temos a oportunidade de entregar não só a chave, mas a documentação definitiva do apartamento para cada uma dessas famílias”, garantiu.

“Na primeira vez que estive na Vila Nova, caminhando junto com a Val, vi aquelas ruas de barracos, em cima do esgoto, onde as crianças brincavam. E hoje, ver esses prédios coloridos, bonitos, olhar para essa rua aberta, para esse esgoto canalizado, e o que tudo isso representa na vida de cada um, é um motivo de muito orgulho para mim, para os vereadores, para o João Paulo e para cada um de vocês”, declarou.

Para concluir, Emidio prometeu novidades para a zona Norte: “Vamos entregar a parte de cima da Policlínica totalmente reformada, e agora todas as especialidades de Osasco estarão lá. Também vamos terminar a canalização deste córrego. Ainda no meu governo vou me esforçar para abrir a avenida aqui, e também áreas de lazer, para passear, para brincar. Vou tentar desativar o duto da Petrobras e em cima dele vamos construir uma grande área de lazer, com pista de caminhada e quadra de esportes, porque as pessoas têm o direito de viver bem”.

Em seguida, algumas famílias ganharam as chaves das mãos do prefeito e das autoridades presentes.

Após descerrar a placa que inaugurou o conjunto, um show de fogos de artifício iluminou a noite, e em seguida o prefeito visitou um apartamento. Por fim, a população presente curtiu os shows.

Também estiveram presentes no evento o vice-prefeito e presidente da Fac-Fito, Faisal Cury; os secretários Jorge Lapas (Governo), Waldyr Ribeiro Filho (Serviços e Obras), Rubens Bastos (Indústria, Comércio e Abastecimento), Gelso de Lima (Saúde); Nice Abrantes (interina-Cultura); a diretora de Comunicação, Emilia Cordeiro; os vereadores Nelsinho, Rogério Lins, Eduardão, Valdomiro Ventura, João Góis, Valmir Prascidelli, Mario Luiz Guide, Osvaldo Vergínio, Cláudio da Locadora e Toniolo; os presidentes de partido Tirola (PPS), Rogério Silva (PSC), Zé Roberto (PCdoB), Diego (PTN), Lilian Rivas (PP), Atassirio (PRTB) e Marcelinho (PHS); o presidente do Compromo, Toninho; e o gerente de desenvolvimento habitacional e urbano da ETEP, José Henrique, dentre outras autoridades.

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas entrega títulos de posse no Conceição e moradias no Vicentina

Eventos em comemoração ao aniversário de Osasco realizado no sábado também incluíram outra importante conquista …

um comentário

  1. Eu moro no Vicentina e foi entregue apenas algumas unidades, mas a maioria das familias que são mais antigas não estão sendo beneficiadas com estes projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.