Início / Saúde / Prefeito Emidio e secretário de Saúde, Gelso de Lima, entregam reforma de UBS na Vila Yolanda, em Osasco

Prefeito Emidio e secretário de Saúde, Gelso de Lima, entregam reforma de UBS na Vila Yolanda, em Osasco

O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, e o secretário de Saúde, Gelso de Lima, estiveram na segunda-feira, 21 de junho, no bairro de Vila Yolanda para realizar a entrega de reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) José Francisco Rezende.

No evento, Emidio destacou a importância da Unidade Básica de Saúde para o município. “A UBS é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Antes de procurar um pronto socorro ou um hospital, as pessoas devem ir até uma UBS, pois se trata de um local que cuida da saúde preventiva. Com a reforma, procuramos, desta forma, manter sempre as Unidades Básicas nas melhores condições para os moradores de Osasco. Procuramos oferecer sempre uma boa estrutura física, de profissionais adequados, um bom sistema informatizado de atendimento, oferecer coleta de exames e promover campanhas sérias de vacinação. Hoje posso afirmar que temos um prédio muito mais adequado ao uso da população”, disse.

A UBS teve todo o telhado reformado, recebeu pintura em toda sua estrutura física, o balcão de atendimento aos munícipes foi reformado e foram substituídos todos os materiais considerados obsoletos pela administração da Unidade. Durante a visita, Emidio tomou um café da manhã e percorreu as principais alas da Unidade, como: sala de vacinação e injeção e a de curativo e medicação. O prefeito ainda elogiou a sala de inalação e de terapia em grupo. Ele também passou pelos consultórios e a sala de reunião na unidade para verificar de perto a qualidade do atendimento.

Já o secretário Gelso lembrou que a UBS passou por outra reforma no início de 2007. “Essa é a segunda reforma que fizemos apenas nessa Unidade desde a gestão do prefeito Emidio. Desde que assumimos a administração, tratamos com prioridade a saúde investindo nos hospitais, nas pessoas e dando principalmente atenção aos munícipes. Hoje todas as Unidades Básicas de Saúde estão informatizadas. Criamos a área de abrangência e hoje cada uma atende uma população em torno de 20 a 25 mil pessoas. A partir do momento em que realizamos esse cadastro conseguimos organizar todo o sistema. Temos um equilíbrio no atendimento e não há superlotação. Fizemos um redimensionamento de espaço e estrutura”, avaliou.

Em Osasco, as Unidades Básicas de Saúde possuem especialidades de clínico geral, pediatria, ginecologia e odontologia. Na UBS da Vila Yolanda, os moradores ainda dispõem de profissionais que tratam da saúde mental, que envolve: psicólogos, terapeutas, psiquiatras, entre outros.

Estiveram também na entrega os deputados João Paulo Cunha (federal) e Marcos Martins (estadual); os secretários municipais Jorge Lapas (Governo), Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes); a coordenadora do Orçamento Participativo, Nice Abrantes; os vereadores Osvaldo Vergínio (presidente da Câmara Municipal), João Góis, Rogério Lins, Rubens Bastos, Valmir Prascidelli; entre outras autoridades.

Além disso, verifique

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.