Início / Manchetes / Prefeito Emidio e secretário de Saúde, Gelso de Lima, entregam reformas de 2 UBS em Osasco

Prefeito Emidio e secretário de Saúde, Gelso de Lima, entregam reformas de 2 UBS em Osasco

O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, acompanhado do secretário de Saúde, Gelso de Lima, realizou, na manhã do dia 11 de fevereiro, a entrega de reformas das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Carolina Maria de Jesus, no bairro Jaguaribe, e Vasco da Rocha Leão, no Jardim Veloso. O objetivo das reformas é oferecer melhorias na prestação dos serviços e estabelecer ampla e qualificada infraestrutura à população de Osasco.

Inaugurada em 1977, a UBS do Jaguaribe passou pela primeira reforma em 2002, mas teve uma modificação expressiva a partir de 2010, quando passou a funcionar em três turnos, na reforma, ela recebeu cobertura externa na entrada; reforma da parte hidráulica e elétrica; adequação dos banheiros, com a construção de dois novos, além da reforma dos outros dois para funcionários; troca do piso de toda unidade; reforma na administração e na sala de vacinas. Houve ainda a ampliação da área da farmácia na UBS, que dobrou a capacidade de armazenamento. A administração contratou também um funcionário para garantir a manutenção e os serviços de jardinagem do espaço verde da unidade.

De acordo com o secretário de Saúde de Osasco, Gelso de Lima, a unidade realiza cerca de 3 mil atendimentos por mês. Com a reforma, o objetivo é que passe a atender até 4 mil pessoas mensalmente. Segundo o Ministério da Saúde, a área de abrangência e atendimento recomendável de uma UBS varia entre 20 e 30 mil habitantes. Como a unidade no Jaguaribe atende aproximadamente uma população de 35 mil habitantes, a prefeitura está construindo a UBS do Parque do Palmares, bairro próximo, que irá desafogar os atendimentos e melhor distribuir as demandas médicas na cidade.

Já a UBS do Jardim Veloso foi inaugurada em 1990. Ela teve as telhas trocadas, foi construído 1 banheiro com acessibilidade para portadores de necessidades especiais, ganhou 1 sala para curativos, 1 sala para medicação, 1 sala para vacinas e 1 sala para espera de pacientes. Além dessas melhorias, ainda houve a troca de piso na sala do dentista, a pintura geral interna e externa, bem como a criação de uma nova sala de esterilização.

Médico da unidade no bairro Jaguaribe há 28 anos, o vereador Carlos José Gaspar destacou o empenho do prefeito Emidio e agradeceu os esforços em ampliar a estrutura hospitalar da UBS. O presidente da Câmara Municipal, Aluisio Pinheiro, reforçou os laços de apoio da Casa Legislativa com as ações da prefeitura e elogiou as reformas e inaugurações de dispositivos de saúde em Osasco.

Gelso de Lima aproveitou o momento para destacar uma série de iniciativas da secretaria de Saúde que visam melhor atender a população de Osasco. Em primeiro lugar ele lembrou os presentes sobre o 3º Seminário do projeto Osasco 50 Anos, que será realizado no dia 19 de fevereiro, no Unifieo, com o objetivo de planejar e discutir o desenvolvimento a curto, médio e longo prazo da cidade em seu cinqüentenário, em 2012. O secretário também enfatizou os esforços do governo municipal em subsidiar financeiramente cerca de 200 pessoas no município que necessitam do tubo concentrador de oxigênio para sobreviver.

Ele destacou as diversas reformas na área da saúde, feitas nos últimos dois anos e que serão entregues nas próximas semanas, e ressaltou a margem de 60% de reformas das UBSs em Osasco como uma das importantes medidas que darão sustentabilidade para a cidade num período dos 10 próximos anos. “Construiremos, ainda neste ano, 9 UBSs novas. Serão 7 novas com recursos do PAC II. O atendimento será muito mais adequado e humano. Além delas, construiremos duas UPAs (Unidade de Pronto Atendimento). Uma já está sendo construída na Vila Menck. A segunda terá as obras serão iniciadas no Jardim Conceição”, disse.

As novidades não pararam por aí. “Recentemente, o prefeito também nos brindou com a autorização da construção de uma UPA na região central. É um local onde passa, diariamente, aproximadamente 200 mil pessoas. Qualquer pessoa que tiver uma descompensação ou algum desconforto poderá ser bem atendida nessa nova unidade em breve. Queremos também transformar nosso Hospital Municipal em um centro de referência. Ele será uma retaguarda da rede, deixará de fazer o atendimento ambulatorial ou pronto atendimento, feito hoje, para cuidar de casos mais complexos”, esclareceu Gelso, que ainda falou sobre a entrega de obras da UTI Pediátrica do Hospital Central, que acontecerá na próxima quinta-feira, 24 de fevereiro, como outra melhoria na área da saúde. O secretário também ressaltou o desejo de ampliar, melhorar e agilizar os cerca de 2 mil atendimentos, por mês, feitos pelo SAMU – uma exclusividade da gestão do prefeito Emidio, já que não havia o serviço antes de 2002.

Já Emidio explicou que o papel do prefeito é zelar pelas obras existentes e trabalhar arduamente para criar novas ferramentas que melhorem a qualidade de vida da população. “Em pouco tempo entregaremos ainda três novos serviços na área da saúde que ajudarão a atender melhor o cidadão. Inauguraremos, na próxima semana, um Centro de Diagnóstico em Osasco. Ele funcionará na Policlínica da zona Norte, na avenida Getúlio Vargas, e será um local específico para realização de tomografias, colonoscopia e vários outros exames. Entregaremos também a Clínica de Ultrassom, na Vila Campesina, um lugar exclusivo para mulheres, onde os exames da rede pública serão concentrados”, revelou.

O prefeito elogiou também o PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde), que conta com 360 agentes e foi criado na sua gestão. “Tem obra de cimento e outras que não, como é o caso do PACS. São agentes que visitam famílias, acompanham doentes, distribuem medicamentos nas casas, dão orientações e fazem a prevenção de doenças. É um trabalho extraordinário, de gente da comunidade, que para mim vale muito mais do muitas obras”, finalizou, esclarecendo que fará o possível para cada dia humanizar ainda mais os serviços na área da saúde em Osasco.

Prestigiaram também a entrega das reformas os secretários municipais Jorge Lapas (Governo), Rubens Bastos (Indústria, Comércio e Abastecimento), Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes); Maurício Rosa (secretário-adjunto da Saúde); Patrícia Dandalo (secretária-adjunta da Assistência e Promoção Social); a diretora de Comunicação Social, Emilia Cordeiro; a coordenadora do Orçamento Participativo, Nice Abrantes; o Ouvidor Geral, José Pedro da Silva; os vereadores Osvaldo Vergínio, Aluisio Pinheiro (Presidente da Câmara Municipal), Carlos Gaspar, Fumio Miazaki, João Góis, Josias da Juco, Nelson Matias, Rogério Lins, Valdomiro Ventura; o corregedor da Saúde, Roberto Trapp; Michel Salim Gebara, coordenador médico do Departamento Primário de Saúde de Osasco e vice-presidente da Associação Paulista de Medicina (Regional Osasco); o coordenador do SAMU, Francisco Rodrigues; o superintendente do Hospital Municipal de Osasco, Ewandro Ruck; médicos, delegados do Orçamento Participativo; chefes de unidades, conselheiros municipais, dentre outras autoridades.

Além disso, verifique

Prefeitura de Osasco entrega Bases Comunitárias Móveis

Nesta quarta-feira, 5, às 11 horas, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, entrega para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.