Início / Educação / Escolas / Prefeito Emidio entrega a maior escola de Educação Infantil de Osasco

Prefeito Emidio entrega a maior escola de Educação Infantil de Osasco

Novo prédio da Cemei Gertrudes de Rossi, no Portal D´Oeste, abre 867 vagas para crianças em creche e Emei. Este é mais um benefício que a prefeitura leva ao bairro, que também abriga urbanização com recursos do PAC e terá o maior parque da cidade

A noite de domingo, dia 28 de novembro, vai entrar para a história de Osasco. Nesta data, o prefeito Emidio de Souza entregou o novo prédio da Cemei (Creche e Escola Municipal de Educação Infantil) Gertrudes de Rossi, no Portal D´Oeste, transformando um antigo prédio de madeira, cheio de goteiras e infiltrações, e que abrigava apenas 5 salas de Emei, na maior escola de Educação Infantil da cidade.

A inauguração foi dividida em dois atos. No primeiro, prefeito, secretários, vereadores e moradores do bairro puderam conhecer o prédio, que já se transformou no cartão postal do bairro.

A obra foi reivindicada pela população por meio do Orçamento Participativo e também faz parte das metas estabelecidas pelo projeto Osasco 50 Anos no Eixo Educação, que prevê, para o cinqüentenário da cidade, em 2012, a ampliação do atendimento a crianças de 4 e 5 anos na rede municipal.

Para dar lugar à nova escola, o antigo prédio, construído há mais de 30 anos e que nunca havia passado por uma reforma, foi demolido. E, no período de obras, as crianças foram transferidas para a Emef Escultor Vitor Brecheret.

Mas a espera valeu a pena. A Cemei de Gertrudes de Rossi conta agora com 867 vagas e ocupa um prédio com 5 pavimentos, somando 6,7 mil m² de área construída, incluindo 9 salas para Emei, 9 salas para creche e 3 salas de berçários, além de quadra coberta, pátio, brinquedoteca, sala multiuso e completa acessibilidade, por meio de rampas, sanitários adaptados e elevador.

“Com tudo isso, as crianças vão iniciar sua vida escolar da melhor forma possível e com acesso a um ótimo aprendizado”, afirmou, durante a inauguração, o secretário de Obras e Transportes, Waldyr Ribeiro Filho. Já a secretária de Educação, professora Mazé Favarão, afirmou que, além de prédios amplos, seguros e modernos, a Educação de Osasco atinge sua plenutide com uniformes e material escolar entregues gratuitamente às crianças, merenda reforçada, capacitação de professores e funcionários e ainda por meio de projetos como o Lego e o Ciência Hoje. “Tenho certeza de que a comunidade vai cuidar dessa escola como se fosse sua própria casa”, completou.

O prefeito Emidio de Souza, por sua vez, afirmou ser uma grande alegria entregar a nova escola e fez um comparativo com o antigo prédio. “Aqui era uma antiga escola de madeira, onde chovia mais dentro do que fora. Por isso, nos dá muito orgulho ver o que ela é hoje, oferecendo além de classes de Emei, uma creche, e ainda localizada bem próximo da Emef Vitor Brecheret, que teve sua capacidade duplicada, e da nova Emef do Portal D´Oeste. Fazemos tudo isso porque investir em Educação é preparar o futuro de nossa juventude”, completou.

A inauguração contou ainda com a presença de familiares da homenageada, Dona Gertrudes de Rossi – suas filhas Maria, Aparecida e Tereza, a nora Ana e os netos Ana Maria e Cláudio Chapecó, que é secretário de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Osasco.

Muito emocionadas, as filhas falaram do orgulho em ver o nome da mãe perpetuado em uma obra tão bonita e ligada ao ensino. “Nossa mãe era uma dona de casa que teve 14 filhos e ensinou a todos eles o valor da Educação. Por isso, é muita alegria ver seu nome em uma escola tão bonita. Seu nome agora faz parte da história de Osasco e também deixa o legado da importância da Educação para seus netos, bisnetos e toda a cidade”, disseram.

Essa etapa da inauguração também contou com uma série de serviços gratuitos para a comunidade, incluído recreação para crianças e limpeza de pele e maquiagem para as mulheres.

Já a segunda etapa foi realizada na Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, próximo à UBS Francisca Lima de Lira, também no Portal D’Oeste e bem próximo à escola, onde aconteceu um show gratuito da dupla Marcos e Belutti.

Nesse evento, o prefeito Emidio de Souza falou sobre a alegria de entregar a escola pouco mais de uma semana após a prefeitura ter levado outros importantes benefícios para a região: a entrega de 214 apartamentos do projeto de urbanização da favela do bairro e da sede do futuro parque do Portal, implantado no antigo Clube de Campo de Osasco e que será o maior parque público da cidade, ambas obras financiadas com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal. “Na nossa administração, é assim. O Centro tem que estar bonito, mas os bairros também têm que melhorar. Na antiga favela, saíram os ratos e entraram as pessoas, saíram os barracos e entraram as casas; a ameaça de enchente se transformou em córrego canalizado e um bosque abandonado agora será parque. Isso é a mostra do que está acontecendo em toda Osasco, que não para de crescer e ficar cada dia melhor. Estamos fazendo isso também no Vicentina e vamos fazer no Rochdale e no Santa Rita”, afirmou.

Também prestigiaram o evento o vice-prefeito de Osasco, Faisal Cury; o deputado estadual Marcos Martins, o secretário de Governo Jorge Lapas, o presidente da Câmara Municipal de Osasco, Osvaldo Vergínio, e os vereadores Cláudio da Locadora, Aluísio Pinheiro, Valdomiro Ventura, Mario Luiz Guide, Antônio Toniolo e Rogério Lins, dentre outras autoridades.

Além disso, verifique

Lista das Escolas Particulares de Osasco

Escolas Particulares de Osasco ESCOLA ENDEREÇO TELEFONE e-mail 01 Centro de Educação Profissional BIT Company …

um comentário

  1. venho por meio desta pedir melhoria no ensino de crianças especiais que cursão entre as outras crianças, tenho um irmão de 12 anos que não sabe nem pegar em um lápis e a escola não da não tem capacidade de ensinar como deveria. se não houver atendimento necessário nós da família iremos adotar a iniciativa de tirar ele da escola, pois além de não adiantar nada ele esta indo pra escola ele também ainda conta com os maus tratos de professore e outros alunos, necessito de atendimento nessa reclamação causo contrario tentarei de outras formas chamando reportagem etc.

    William Mario furtado de Araujo
    Fico no aguardo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.