Início / Meio Ambiente / Prefeito Emidio entrega nova cúpula do Borboletário de Osasco

Prefeito Emidio entrega nova cúpula do Borboletário de Osasco

Espaço de educação ambiental conta com 7 espécies de borboletas e oferece visitas monitoradas a estudantes e comunidade

O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, entregou, na manhã do dia 20 de setembro, a nova cúpula do Borboletário, que fica instalado no Parque do Jardim Piratininga. O evento integra a programação da Semana da Árvore 2011, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente.

A nova cúpula é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, Editora Abril, C&C Materiais de Construção e a Cofarja e vai garantir mais qualidade de vida às borboletas, já que a tela clarite utilizada em sua estrutura permite uma maior retenção de raios solares, beneficiando as plantas do local e, conseqüentemente, as borboletas. Seu interior conta com uma parte seca (urbana) e uma parte úmida (floresta/mata), além da estrutura de irrigação.

O evento foi abrilhantado com a apresentação de um musical interpretado pelas crianças da associação Camila, do Jardim Conceição. Em seguida, o secretário de Meio Ambiente, Calos Marx, falou da nova conquista. “Na programação da Semana da Árvore incluímos a reabertura do Borboletário. Ficamos quatro meses em processo de obras. Fechamos, fizemos uma estrutura provisória para as borboletas e agora elas já estão na sua nova casa. Um espaço maravilhoso, com uma cúpula de nove metros de altura, oferecendo uma melhor qualidade de vida para as borboletas”, frisou.

O diretor da Editora Abril, Antonio Carlos Lopes, também fez uso da palavra. “Gostaria de parabenizar o prefeito Emidio e o secretário Carlos Marx pela iniciativa, no sentido de melhorar a educação ambiental e o ambiente da comunidade. Parabéns ao município de Osasco”, disse.

Já o presidente da Câmara Municipal de Osasco, Aluísio Pinheiro, destacou a preservação do local. “Este parque agregou qualidade de vida para toda essa região. O que precisamos fazer é preservar. Eu não tenho visto um exemplo maior do que acontece nesse parque. A população tem sido ordeira e tem usado este parque com cuidado e carinho. E eu sou testemunha disso”, afirmou Pinheiro.

Em seguida, o prefeito Emidio deixou sua mensagem. “Esse início de primavera não podia ser mais bonito para nossa população de Osasco. Estamos entregando a nova cúpula do Borboletário. A outra cúpula era baixa e não atendia mais as necessidades. Agora, com essa nova cúpula, feita a partir dessa parceria, garantimos a reprodução em condições mais adequada e ainda asseguramos que todo mundo possa aproveitar melhor esse equipamento de Osasco”, destacou.

Ele também falou sobre a importância do reaproveitamento de materiais, dando como exemplo uma ação realizada no próprio local. “Esse galpão que está aqui ao lado da cúpula foi desmanchado lá no Parque Chico Mendes, para construção do novo prédio da equoterapia, e, para não jogar essa madeira fora, ela foi trazida para cá, reformada e reaproveitada como convêm ao meio ambiente, criando um lugar para as crianças que vêem visitar o Borboletário participarem de maneira mais adequada”, completou Emidio.

Após descerrar a placa de inauguração, o prefeito visitou a cúpula acompanhado do diretor da Editora Abril e do secretário Marx. A coordenadora e bióloga do Borboletário, Paulina Arce, acompanhou o grupo e foi detalhando todo o processo de vida e cuidados com as borboletas, além da infraestrutura do novo local.

Saiba mais sobre o Borboletário

O Borboletário foi inaugurado em fevereiro de 2009 e é um dos principais pontos turísticos e de estudos ambientais de Osasco. Ele é mantido pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente, que coordena as atividades, e de Saúde, que doou equipamentos para o estudo das borboletas.

No local, são criadas 7 espécies de borboletas vindas do Pantanal. E é através de sua observação, acompanhada por explicações de biólogos, que os visitantes aprendem mais sobre a espécie e também sobre a importância da preservação dos recursos naturais para manter o equilibro ambiental. Quando o número de borboletas superar a capacidade da cúpula, elas serão soltas em áreas verdes da cidade.

Este é o 4º Borboletário do Estado de São Paulo, além de ser o segundo na região Metropolitana e o primeiro da região Oeste da Grande São Paulo.

Está localizado no Parque Ecológico do Jardim Piratininga, na rua David Silva, 111. As visitas acontecem de terça-feira a sexta-feira das 9h às 16h, e ao sábados, das 10h às 16h. As visitas em grupos devem ser agendadas pelo telefone 3599-3516. Mais informações no site www.borboletariodeosasco.blogspot.com

Também participaram do evento os secretários municipais Jorge Lapas (Governo), Gelson de Lima (Saúde) e Waldyr Ribeiro Filho (Obras); os vereadores João Góis, Cláudio da Locadora, Nelsinho e Mario Luiz Guide; a diretora de Comunicação Social, Emilia Cordeiro; a coordenadora de Relações Internacionais Gleides Sodré; a coordenadora do Parque do Jardim Piratininga, Valéria Antônio; o gerente de Administração da Editora Abril, Paulo Pereira; o primeiro sargento da 2ª Companhia do 42º Batalhão de Polícia Militar, Ruas; alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental, Hugo Ribeiro de Almeida; e da Escola Municipal de Ensino Fundamental, Luiz Bortolosso; Dr. Elisandro Lindozo do Instituto de Visão de Osasco, delegados do Orçamento Participativo; e membros do Grupo do Projeto Dança no Parque.

Além disso, verifique

GCM de Osasco prende cinco homens por crime ambiental

A Guarda Civil Municipal de Osasco (GCM) prendeu cinco homens em flagrante por crime ambiental. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.