Início / Meio Ambiente / Prefeito Emidio entrega premiação às escolas vencedoras da Gincana do Projeto Biodiesel de Osasco

Prefeito Emidio entrega premiação às escolas vencedoras da Gincana do Projeto Biodiesel de Osasco

Na tarde da segunda-feira, dia 26, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, recebeu em seu gabinete grupos de alunos e professores das escolas vencedoras da Gincana do Projeto Biodiesel, referentes ao segundo semestre de 2010 e ao primeiro semestre de 2011.

No segundo semestre de 2010, ficou em primeiro lugar a Emef Alice Rabechini Ferreira e em seguida vieram a Escola Estadual Francisca Lisboa Peralta, Emef General Antônio Sampaio, Emef Deputado Alfredo Farhat e Colégio Manuel Morato. No primeiro semestre de 2011, venceu em primeiro lugar a Emef Benedito Weschenfelder, seguida do Colégio Família Stella, Escola Estadual Julia Lopes de Almeida, Colégio Vida, Emef Marina Saadi Haidar e Escola Estadual Glória Azedia Bonetti.

A disputa, que consiste na arrecadação, em maior quantidade possível, de óleo de cozinha usado, conta com a participação de 21 escolas e são consideradas vencedoras as cinco melhores classificadas. Além de troféus, as escolas ganham um passeio à Estação de Tratamento de Água de Cotia (ETA). No segundo semestre de 2010, foram arrecadados 4.850 litros de óleo e no primeiro semestre de 2011, 5.050 litros.

No evento, o secretário de Meio Ambiente de Osasco, Carlos Marx, disse ser gratificante homenagear as escolas que se envolvem nessa causa, entendendo as propostas de preservação. “Desde 2005 iniciamos inúmeras atividades em Osasco voltadas ao meio ambiente, muitas delas inovadoras, como o Projeto Biodiesel”, disse, salientando o valor desse combustível no enfrentamento ao efeito estufa. “A emissão de gases veiculares tem um efeito forte na mudança climática, seguida das queimadas de florestas”, destacou.

O secretário também lembrou que Osasco é hoje referência nacional como iniciativa de produção de biodiesel. “Em 2010, a Agência Nacional da Água premiou o projeto Biodiesel Osasco por sua contribuição para a preservação de mananciais”, afirmou.

Além de salientar a importância do projeto e o conceito que ele transmite, de que não devemos esperar que a iniciativa parta somente dos outros ou dos governos, o prefeito Emidio de Souza destacou a importância de conscientizar toda a sociedade, independente da condição social, para que as pessoas tratem o planeta como sua própria casa, recriminando maus hábitos como jogar lixo nas ruas e abandonar entulhos e mobílias nos rios.

“A escola é mais do que fundamental nesse processo de educação ambiental. É mais fácil ensinarmos às novas gerações uma nova cultura do que mudarmos a idéia dos antigos”, disse, lembrando que cada litro de óleo usado contamina 20 mil litros de água limpa. “O projeto visa o resgate da cidadania e o despertar da consciência. E isso começa na infância”, reforçou, citando ainda que nos três anos do Projeto Biodiesel, Osasco deixou de descartar inadequadamente 150 mil litros de óleo usado.

Córrego Bussocaba – Salientando que o meio ambiente nos recompensa quando é preservado, Emidio disse aos alunos que a obra de afastamento de esgoto das águas do córrego Bussocaba, que margeia as avenidas Hirant Sanazar, Bussocaba e Maria Campos, já vem surtindo efeitos positivos. “Quem circula nas marginais do córrego pela manhã pode observar que aves, como garças, voltaram para sua beira. O Bussocaba ainda não está completamente despoluído, mas foi limpo em cerca de 80%, e em 5 anos não receberá mais nenhum esgoto”, disse.

Saiba mais sobre o Projeto Biodiesel – Implantado em 2008 pela Secretaria de Meio Ambiente, o projeto Biodiesel Osasco realiza e incentiva a captação de óleo de cozinha usado, impedindo, assim, a contaminação de rios, córregos e do aterro sanitário por meio do descarte incorreto do fluido em pias, sacolas e vasos sanitários. Com seus mais de 800 pontos de coleta na cidade, o projeto encaminha o material recolhido para a usina da Cooperativa Remodela, localizada em Campinas, que realiza a produção de biodiesel, um combustível mais limpo ambientalmente, com menor emissão de poluentes.

Além disso, verifique

GCM de Osasco prende cinco homens por crime ambiental

A Guarda Civil Municipal de Osasco (GCM) prendeu cinco homens em flagrante por crime ambiental. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.