Início / Manchetes / Prefeito Emidio garante moradia digna a mais 118 famílias de Osasco

Prefeito Emidio garante moradia digna a mais 118 famílias de Osasco

Entrega das novas unidades faz parte do maior projeto habitacional em andamento na cidade e que está transformando antigas favelas em verdadeiros bairros

O último sábado, dia 17 de setembro, foi de muita festa para os moradores do Morro do Sabão e dos Portais, em Osasco. Nesta data, o prefeito Emidio de Souza entregou mais 118 moradias dos projetos de urbanização dessas áreas livres.

Contando com parceria do governo federal, por meio do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), as ações, nesses locais, incluem, além da construção de novas moradias, a implantação de todas as condições de infra-estrutura, abrangendo redes de água, esgoto e energia elétrica, canalização de córrego, abertura de ruas e implantação de áreas verdes. Esses mesmos benefícios estão sendo levados ao Morro do Socó e à Vila Vicentina, outras duas favelas que estão sendo transformadas em verdadeiros bairros por meio do maior projeto habitacional da história da cidade.

A primeira parada do prefeito, no sábado, foi no Morro do Sabão, onde foram entregues as chaves de apartamentos a mais 38 moradores contemplados no projeto e que antes viviam em barracos de madeira. De acordo com o secretário de Habitação, Sergio Gonçalves, essas unidades ampliam para 176 o total de unidades já entregues por meio da urbanização, que soma um total de 259 novas moradias nessa área. “Quem mora aqui vai se lembrar que neste mesmo local, onde hoje está montado esse palco, existia um córrego. E, do lado dele, só barracos de madeira. Foi uma área abandonada por anos e anos. As pessoas diziam que era impossível fazer uma urbanização aqui. Mas o impossível não existe. Todo sonho, quando é resultado de muito trabalho, é possível. E aqui ele se tornou realidade porque encontrou equipe comprometida com a dignidade das pessoas, como é esta comandada pela prefeito Emidio de Souza, e também uma comissão de moradores que acreditou nesse projeto”, afirmou o secretário.

Muito emocionada, a moradora Kelly Maria de Oliveira falou em nome do demais contemplados. “Fico muito feliz em receber minhas chaves, mas mais feliz ainda em saber que as obras vão continuar e que outras pessoas também terão as suas casas. Essa era uma herança da minha mãe e só lamento que ela não esteja mais aqui para ver esse sonho realizado”, disse.

O deputado estadual Marcos Martins também lembrou que muita gente não acreditava na urbanização da área. “Mas entregas semelhantes têm ocorridos em vários pontos da cidade, tornando Osasco uma cidade cada vez melhor”, lembrou.

Já o deputado federal João Paulo Cunha ressaltou que não existe nada mais gratificante que a realização de um sonho. “Já para um bom político, como é o caso do prefeito Emidio de Souza, nada é melhor do que cumprir seu plano de governo. E estes sonhos estão sendo realizados. Principalmente para os moradores daqui, porque não há nada melhor que ter sua própria casa, ter um endereço, um lugar decente para viver. E o que o prefeito Emido tem feito é isso: garantir que as pessoas tenham condições dignas de viver. Por isso, a cidade não podem voltar para o passado e nem ir para o desconhecido. Tem que continuar nesse caminho”, afirmou.

O prefeito Emidio, por sua vez, destacou que foi graças ao empenho do deputado João Paulo, em Brasília, que a cidade conseguiu recursos para que as famílias troquem seus barracos por moradias dignas. E destacou que as próximas etapas seguem a todo vapor. “Osasco vai completar, em fevereiro, 50 anos. Nesse período, teve uns 10 prefeitos e o Morro do Sabão não mudou em nada. Por isso, tenho muito orgulho de estar entregando esses apartamentos hoje. Elas significam mudanças e melhorias na vida das pessoas”, disse, acrescentando ainda outras obras em andamento na região, como o início, em breve, da construção da nova UBS do Munhoz Júnior. “Não vou conseguir resolver todos os problemas de Osasco no meu mandato. Mas se a cidade continuar no seu prumo, o próximo prefeito vai fazer tanto ou mais do que eu fiz”, finalizou.

Portais

Na sequência, nos Portais, outras 80 famílias trocaram seus barracos de madeira por apartamentos. Com isso, segundo o secretário Sergio Gonçalves, das 542 moradias previstas no projeto de urbanização do local, 318 já foram entregues.

“Colocaram vocês aqui dizendo que era um abrigo provisório. E se passaram mais de dez anos. Por isso, quando chegamos aqui, havia muita gente desconfiada desse projeto. Mas hoje é só olhar em volta e ver que mais esse compromisso está sendo cumprido”, lembrou.

Falando em nome dos demais contemplados, a moradora Tatiana Soares afirmou que receber as chaves de sua casa era a realização de um antigo sonho. “Foram anos de luta, mas valeu a pena. Essa antiga favela agora é um bairro novo. Isso tem que ser muito valorizado”, afirmou.

O deputado federal João Paulo Cunha, por sua vez, lembrou que desde que o prefeito Emidio de Souza venceu sua primeira eleição, em 2004, já buscava uma solução para a área. “Levamos, na época, o projeto de urbanização ao presidente Lula, que ficou encantado e determinou a liberação dos recursos. Muita gente não acreditava, mas as obras saíram, trazendo uma vida melhor para a população daqui. Mas, para fazermos mais, é preciso que Osasco continue nesse rumo. Se Osasco está indo tão bem, por que voltar para trás ou ir para o desconhecido?”, disse.

Já o prefeito Emidio salientou que poucos momentos são tão felizes, em uma administração pública, como garantir o direito à moradia digna. “Sei que ainda falta muito coisa para fazermos, mas hoje vou para casa com a sensação de dever cumprido”, afirmou.

A entrega das novas moradias também representa um avanço no cumprimento das metas do eixo Desenvolvimento Urbano e Qualidade Ambiental do Projeto Osasco 50 Anos, que prevê, entre suas diretrizes, consolidar a política habitacional da cidade.

Prestigiaram ainda o evento a primeira-dama Marcia Abreu; o vice-prefeito e presidente da Fito, Faisal Cury; os secretários municipais Jorge Lapas (Governo), Waldyr Ribeiro Filho (Serviços e Obras) e Sandra Fae (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão); o presidente da Câmara Municipal, Aluísio Pinheiro; e os vereadores Nelson Matias, Eduardão, Valdomiro Ventura, Osvaldo Vergínio, Mario Luiz Guide e Claudio da Locadora.

Além disso, verifique

Prefeitura de Osasco entrega Bases Comunitárias Móveis

Nesta quarta-feira, 5, às 11 horas, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, entrega para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.