Início / Manchetes / Prefeito Emidio inaugura quatro academias ao ar livre para Terceira Idade em Osasco

Prefeito Emidio inaugura quatro academias ao ar livre para Terceira Idade em Osasco

O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, inaugurou em duas semanas quatro academias ao ar livre para comunidades da Terceira Idade. As duas primeiras foram entregues nos parques do Rochdale e do Jardim Piratininga, no dia 10 de setembro. Cada um deles contou com a instalação de 10 equipamentos de musculação.

Já na quarta-feira, 15 de setembro, o prefeito entregou mais duas novas academias. Uma localizada no parque Dionísia Álvares Mateos, no Jardim das Flores, e a outra na Avenida Hirant Sanazar, região central da cidade. Ao todo, foram colocados 16 equipamentos para musculação. Estas duas últimas inaugurações marcam as academias de número 4 e 5, montadas para atender ao público da “Melhor Idade”. A primeira academia ao ar livre inaugurada em Osasco foi a do Centro Poliesportivo do bairro Vila Ayrosa.

A iniciativa da Academia da Terceira Idade é fruto de demandas do Orçamento Participativo e visa melhorar a infraestrutura esportiva e lazer no município, bem como a qualidade de vida dos freqüentadores dos parques.

Para o secretário do Meio Ambiente de Osasco, Carlos Marx, as academias irão melhorar a qualidade de vida da comunidade no entorno. “O pessoal que já faz caminhada poderá agora fazer também musculação. É uma atividade importante para encarar o dia a dia. Os parques são os espaços das famílias e temos que brigar a cada dia por melhorias. Agradecemos ao prefeito pela sensibilidade e ação. Os parques hoje estão se tornando uma área de conservação ecológica e espaço educativo”, revelou. Ele ainda destacou que antes da atual administração havia apenas quatro parques e hoje Osasco conta com nove, com a possibilidade da construção de mais dois até o final da gestão de Emidio.

Já o secretário municipal de Esportes, Recreação e Lazer, Claudio Chapecó, lembrou que há cerca de um ano o prefeito reuniu os secretários no seu gabinete para uma reunião, após ter realizado uma viagem para o interior do Vale do Paraíba e se interessado pelos equipamentos da academia ao ar livre de uma das cidades visitadas pedindo o desenvolvimento de projeto semelhante em Osasco. “No espírito do programa Osasco Saudável, por meio do projeto Práticas Corporais, em vários núcleos que possuímos na cidade, a iniciativa surge para qualificar as ações da administração pública. A entrega dos equipamentos de musculação é para a Terceira Idade, mas também é para todos os freqüentadores dos parques, aqueles que caminham e gostam da musculação”, destacou.

Durante as inaugurações, Emidio salientou a funcionalidade e manutenção dos equipamentos. “Bons exemplos não podemos ter medo de copiar. Não precisamos inventar a roda todo dia para fazer com que a cidade seja melhor, mas precisamos planejar e organizar adequadamente todos os dias. Toda vez que estou em outra cidade procuro reparar o que ela tem de bom e o que podemos trazer em termos de benefício para Osasco. Os equipamentos que instalamos são práticos e ajudam bastante no condicionamento físico das pessoas. São máquinas que podem tomar chuva porque não estragam e são preparadas para essa finalidade. É importante neste momento que a comunidade conserve os equipamentos, que são de todos. Outras pessoas no futuro precisão utilizar e eles deverão continuar oferecendo um bom serviço”, reforçou. E anunciou que no bairro do Rochdale será reformada a pista de skate, expandida a área física do parque e possivelmente a quadra esportiva será agregada ao parque, assim que o córrego for canalizado.

A dona de casa, Maria da Glória Martins, de 50 anos, moradora do Rochdale, aprovou a academia. “Fomos nós da comunidade quem sugerimos, através do Orçamento Participativo, e está linda. Essa foi simples, mas uma das melhores iniciativas para os moradores. Em todos os anos que vivo aqui nunca vi outro prefeito fazer tanto. Lembro que no lugar do parque existia apenas uma área livre e hoje vimos a transformação que aconteceu. A academia é mais uma benfeitoria. Não quero nem mais ficar em casa e nem pensar em marido. É só academia. Nada de stress e reclamação”, brincou.

Já Florentina de Souza Silva, de 69 anos, moradora do Portal I, garante que vale a pena acordar cedo para usar os novos equipamentos. “O prefeito tem razão quando fala da diminuição dos remédios e do exercício para combater as doenças. Tudo o que eu queria estava aqui e não sabia. Viremos todos os dias porque o espaço é excelente e tem ótimas opções para fazermos exercícios”, analisou.

A moradora do Jardim das Flores, Célia Nunes, de 56 anos, agradeceu a iniciativa. “Obrigado prefeito pela instalação dos equipamentos. Agora falta apenas colocar uma esteira rolante no lugar da pista de corrida. Assim a gente não cansa”, brincou.

Sobre o parque do Jardim das Flores, Emidio apontou a reforma da quadra de futebol, da pista de caminhada e a realização do desassoreamento do lago como simples, mas importantes medidas para aumentar a qualidade de vida dos frequentadores. Ele ainda prometeu, em pouco tempo, fazer o recuo da grade que cerca o parque com a finalidade de criar um estacionamento para os usuários da área de lazer. O prefeito também salientou as melhorias no bairro e seu entorno, como: duplicação da Avenida Sport Clube Corinthians, chegada do SESC-Osasco, construção do moderno Centro de Treinamento do Finasa e em breve a edificação da Universidade Federal.

Academia e borboletário

Na inauguração da academia no parque do Jardim Piratininga, o prefeito destacou a construção do parque, em meados de 2006, como um marco importante para os moradores locais. “O parque permite a formação de núcleos de amizade e cria condições de melhorias de vida. Ao inaugurar a academia no Rochdale, neste mesmo dia, uma senhora me disse que das coisas que eu havia feito na cidade, a construção de parques, foi a melhor porque, desde que passou a freqüentá-los, ela não toma mais os remédios para pressão. Com a instalação da academia, ela me garantiu que a situação dela irá melhorar ainda mais”, apontou.

Marx, assim como Chapecó, fez questão de ressaltar o parque do Jardim Piratininga como um dos locais mais aconchegantes da cidade por contar com o borboletário, um espaço para o aprendizado da educação ambiental. Durante seu discurso, o secretário do Meio Ambiente ainda alertou para a alteração da mudança climática drástica no mundo, a importância do descarte em local adequado do óleo de cozinha para não contaminar a água potável e da relevância das ações de reeducação ambiental junto os munícipes.

Já o prefeito estimulou as pessoas a praticarem atividade física. “Muitos que moram na região vão passar a se lembrar mais do caminho do parque do que do posto de saúde”, comentou. Emidio destacou a importância de outras ações da prefeitura na área do Meio Ambiente, como a descoberta e prospecção de 52 minas de água em Osasco e a recuperação de 15 delas, iniciativa premiada pelo Ministério do Meio Ambiente, e o projeto Biodiesel. “Um litro de óleo de cozinha usado despejado na água pode contaminar até 20 mil litros de água. Com o projeto, recolhemos o óleo e transformamos em biodiesel para não poluirmos os córregos. Nos últimos meses recolhemos aproximadamente 85 mil litros de óleo de cozinha, que deixaram de ser jogados nos córregos”, avaliou.

Por fim, Emidio destacou a data de 22 de setembro, marco da comemoração do Dia Mundial Sem Carro. “Como tenho que dar exemplo, vou trabalhar de bicicleta neste dia e convido também os secretários para me seguirem”, disse.

Durante a inauguração, o prefeito também conversou e tirou fotos com estudantes da EMEF Marina Saddi Haidar, escola localizada no Jardim Aliança, que visitavam o borboletário. Emidio aproveitou para conversar e ouvir moradores, além de também visitar o borboletário – que é um dos mais completos em biodiversidade da Grande São Paulo e recebe cerca de 400 visitas monitoradas por ano.

Também prestigiaram o evento os secretários municipais Jorge Lapas (Governo) e Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes) Mazé Favarão (Educação); o coordenador de Combate às Enchentes Prevenção de Áreas de Risco, Delcides Regatieri; os vereadores João Góis, Rogério Lins e Fábio Machado; Cleiton Hipólito, presidente da Associação Amigos do Rochdale; representantes e membros do Orçamento Participativo; agentes comunitários de saúde; coordenadores do programa Osasco Saudável, entre outras autoridades.

Além disso, verifique

Prefeitura de Osasco entrega Bases Comunitárias Móveis

Nesta quarta-feira, 5, às 11 horas, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, entrega para …

um comentário

  1. A iniciativa é ótima, porém, sem supervisão adequada, estes exercícios podem fazer mal para quem está desacostumado, pode oferecer lesões e problemas futuros.

    Pq não abrem um concurso para contratação de profissionais da ed. física para acompanhamento?
    fica a sugestão
    valeu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.