Início / Geral / Prefeito Emidio inaugura novo prédio do Centro de Controle de Zoonoses de Osasco

Prefeito Emidio inaugura novo prédio do Centro de Controle de Zoonoses de Osasco

Novas instalações construídas foram realizadas em parceria entre o Ministério da Saúde com a Prefeitura de Osasco

O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, acompanhado do deputado federal João Paulo Cunha e do secretário de Saúde Gelso de Lima, inaugurou na tarde de quinta-feira, dia 8 de setembro, as novas instalações do prédio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município. O novo equipamento, localizado na rua Lourenço Belloli, 1.480, no Parque Industrial Mazzei, tem como objetivo garantir mais qualidade nos serviços promovidos pelo CCZ.

O prédio possui uma área construída de 750 m² e conta com dois berçários, um gatil (espaço destinado aos felinos), três solários, sala de higiene animal (banho e tosa), novas baias, canil de observação, novo centro cirúrgico, sala de vacina, ambulatório, salas pré e pós-cirúrgica, laboratório de entomologia e de análises clínicas, centro de triagem, recepção, sala de expediente, dois almoxarifados, sanitários e vestiários adaptados e seis salas no pavimento térreo. Já no pavimento superior há um auditório, biblioteca, cozinha, refeitório e quatro salas clínicas para a equipe técnica.

Com as novas instalações, o prédio reunirá também os serviços de controle da Dengue e de Zoonoses, que passam a funcionar no mesmo espaço. Além dos atuais 50 profissionais, mais 110 agentes da dengue, que atuavam na Policlínica da zona Norte, passam a trabalhar nas novas instalações.

Durante a solenidade de inauguração do prédio, o coordenador e biólogo do CCZ, Fábio de Souza, agradeceu o empenho da administração na concretização do que para ele é sonho dos funcionários da Zoonoses. Ele também aproveitou para falar que a cidade, com a administração do prefeito Emidio, assumiu um conceito profissional no trato com os animais. “Lutamos muito para ter um prédio adequado. Ao longo do nosso trabalho ganhamos credibilidade e respeito e parabenizamos o prefeito Emidio por ser o único com coragem para realizar os investimentos neste setor”, comentou.

O secretário de Serviços e Obras, Waldyr Ribeiro Filho, fez questão de ressaltar que o novo prédio é uma obra moderna, que atende as necessidades do município e foi planejada em diálogo com biólogos especializados. Para o deputado estadual Marcos Martins, a sociedade avançou ao olhar para uma questão de saúde pública em muitos casos negligenciados por muitos municípios, mas que recebe tratamento especial e digno em Osasco.

Em sua fala, o secretário de Saúde, Gelso de Lima, agradeceu os cinco anos de confiança do prefeito depositado nele à frente da pasta e em sua equipe de profissionais, sendo o secretário que mais tempo permaneceu no cargo na história da cidade. Ele falou das melhorias no CCZ. “O prédio hoje oferece melhores condições de trabalho e também abriga com mais cuidado os animais que permanecem nas instalações”, disse.

Gelso também apontou uma série de outras medidas feitas pela pasta. Ele disse que a secretaria realiza aos poucos a transferência da Farmácia Social e de Alto Custo, do INSS e do Conselho Tutelar da Policlínica da zona Norte para outras localidades para privilegiar o direcionamento exclusivo das especialidades médicas na unidade hospitalar e facilitar a gestão pública. O secretário ainda falou da reforma de 26 salas novas salas na Policlínica zona Norte, que receberá as especialidades da Policlínica zona Sul, de modo a reunir e facilitar o atendimento ao público.

Dentre as inúmeras mudanças, Gelso ainda destacou em seus anos de gestão a expansão do Programa Saúde da Família (PSF), aumento da cobertura pelos agentes do PACS da zona Norte de Osasco, que hoje atinge 70% da população local, bem como a criação do Programa Osasco Saudável. Ele ainda mencionou que, em 2012, serão entregues 15 novas unidades de saúde, estando duas delas em fase de construção, sete que, em breve, serão iniciadas, duas construídas especificamente para o PSF e três UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Gelso explicou que duas UPAs já estão em andamento e a terceira será construída dentro do Hospital Municipal Central nos próximos dias.

O secretário disse ainda que haverá, em breve, a entrega do Pronto-Socorro do Jardim D’Abril, que deverá ser o maior de Osasco, em uma iniciativa que a cidade pula de quatro para oito unidades hospitalares descentralizadas. De todas as novas unidades, 13 contam com emendas parlamentares do deputado João Paulo Cunha.

Neste ano, Osasco ainda ganhará um Centro de Referências do Diabético na Policlínica da zona Sul e concretizará o Programa Consultório de Rua, destinado à moradores de rua e usuários de drogas. Durante o evento, Gelso também falou da aquisição de uma ambulância comprada com recursos do Programa DST/Aids e que tem como objetivo auxiliar as equipes de saúde a levarem informações sobre a doença e a distribuírem preservativos para o público freqüentador de bares noturnos na cidade.

Em seguida, o deputado João Paulo Cunha ressaltou a funcionalidade do novo equipamento de saúde. “O gestor público precisa ver o conjunto de problemas e conseguir resoluções. A saúde está ligada ao dia-a-dia das pessoas e é uma obrigação do Estado e da Prefeitura cuidar de demandas que muitas vezes não são fáceis e diretamente reconhecidas como prioritárias. Por isso, parabenizo o prefeito e o corpo técnico por olharem com atenção e priorizarem o controle animal na cidade, que é uma questão abrangente e complexa de saúde pública. Vemos muitos cães e gatos abandonados nas ruas, podendo causar doenças ou sendo maltratados. É muito bom vermos essa visão de carinho da administração”, concluiu, lembrando que muitas pessoas têm uma relação de carinho tão próxima com os animais de modo a se assemelhar ao sentimento de amor sentido por um ente querido.

Por fim, o prefeito Emidio salientou o papel do secretário na administração. “O Gelso tem feito um trabalho brilhante frente à secretaria. Ele é competente e une a equipe em torno dele. É por isso que é um motivo de muita alegria poder entregar esta obra, que é uma realização para melhorar a vida dos animais, mas que também melhora a vida das pessoas. Aqueles que mantêm um animal em casa também se tornam mais humanos e aprendem a cuidar zelar e entender melhor os outros seres vivos. O que fizemos foi melhorar o padrão de atendimento e reduzir as reclamações”, encerrou.

Prestigiaram também o evento o vice-prefeito e presidente da FITO, Faisal Cury; os secretários municipais Cláudio Chapecó (Esportes, Recreação e Lazer), Sandra Praxedes Faé (interina – Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão), Gilma Rossafá (Assistência e Promoção Social), Jorge Lapas (Governo), Rubens Bastos (Indústria, Comércio e Abastecimento), Paulo Fiorilo (Administração), o coordenador da Defesa Civil, Delcides Regatieri; a diretora de Comunicação Social, Emilia Cordeiro; o comandante da Guarda Civil Municipal, Gilson Menezes; o Ouvidor Geral, José Alberto Saraiva Fernandes; o vereador Antonio Toniolo; major Sobrinho, do 2º Batalhão da Polícia do Exército; Elissandro Lindoso, do Instituto da Visão de Osasco; a diretora do Departamento Secundário da Secretaria de Saúde, Mirtes Fabricante; Ewandro Ruck, superintendente do Hospital Municipal Central; o delegado titular da Delegacia do Meio Ambiente de Osasco, João Eduardo Moraes Alves; presidentes de Associações e moradores de bairro; dentre outras autoridades.

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.