Início / Geral / Prefeito Emidio oficializa pedido de recontagem populacional de Osasco ao IBGE

Prefeito Emidio oficializa pedido de recontagem populacional de Osasco ao IBGE

Em ofício encaminhado ao órgão, ele demonstra surpresa e discordância com os dados do Censo, que apontaram a “perda” de aproximadamente 14 mil habitantes na cidade

A Prefeitura de Osasco encaminhou ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), um ofício, assinado pelo prefeito Emidio de Souza, solicitando ao órgão a recontagem populacional do Censo 2010.O levantamento, publicado no Diário Oficial da União em 4 de novembro de 2010 aponta que a cidade teria “perdido” cerca de 14,9 mil habitantes em relação à última contagem, já que na atual aparece com 637.617 moradores, contra 652.593 do levantamento de 2009.

“Convicto de que esses dados não correspondem à realidade, (o município de Osasco) requer desse Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística a revisão da contagem realizada no período desse Censo Demográfico, no corrente ano, pois a manutenção desse dado que se presume incorreto acarretará sérios prejuízos ao erário público municipal e consequentemente ao atendimento à população, contrariando desse modo o interesse público”, relata o ofício.O documento também enumera uma série de razões para a contestação dos dados. Uma delas tem como fonte a Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), que aponta um crescimento vegetativo médio anual de 1,14% na população, o que leva Osasco a ter 730.051 habitantes em 2010.

Já o cartório eleitoral da cidade conta, atualmente, com 532.111 eleitores, representando um aumento de 101.296 eleitores em relação ao ano de 2000. Ao somar esse montante à população de crianças e adolescentes de até 14 anos, que somam 176.337 jovens em 2010, tem-se no mínimo uma população de 708.448, cálculo que não inclui os não eleitores de 15 a 18 anos. Além disso, o número de eleitores, no período de 2000 a 2010, obteve um crescimento médio anual de 2,35%, o que representa mais do que o dobro do crescimento populacional de 1,14% ao ano. Esses números descartam a possibilidade de uma migração acentuada da população. Outros comparativos apontam que o número de empregados formais na cidade cresceu 52,4% entre 2000 e 2009, passando de 98.045 para 149.437, enquanto o município recebeu, nesse mesmo período, 2,5 mil novos estabelecimentos dos setores de indústria, construção civil, comércio e serviços. Esses dados são do Ministério do Trabalho e Emprego/RAIS.

Desde o último censo populacional, o número de matrículas no Ensino Fundamental, nas redes particular e municipal, cresceu 63,9%, segundo o Ministério da Educação. Dados da concessionária de energia elétrica apontam ainda que a cidade conta com 214 mil residências de consumidores. “Indo no sentido contrário desses registros, estranham-se os resultados preliminares do Censo Demográfico 2010 apontaram uma redução de 11% em relação aos 182 mil domicílios apontados no Censo Demográfico de 2000. Ao multiplicarmos os domicílios registrados pela concessionária de energia elétrica pela estimativa, até então, de moradores por domicílio para o Brasil no Censo 2010, cerca de 3,37 pessoas/domicílio, chega-se a uma estimativa de 724 mil moradores para o município”, defende, em outro trecho, o ofício.

Destaca-se ainda, no documento, o fato de Osasco ter sido o único município da região Metropolitana de São Paulo a ter registrada população reduzida. Outro ponto importante ressalto é que a prefeitura faz amplo uso dos dados e informações disponibilizados pelo IBGE no planejamento de sua política pública. “Fato que ressalta a atenção dessa administração para os resultados até então divulgados pelo Censo Demográfico 2010 do IBGE para o município”, finaliza o prefeito no documento, acrescentando que agora aguarda a solução do impasse.

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.