Início / Educação / Prefeito Emidio participa de formatura de mais de 500 alunos na Educação de Jovens e Adultos em Osasco

Prefeito Emidio participa de formatura de mais de 500 alunos na Educação de Jovens e Adultos em Osasco

“Sempre tive vergonha de aparecer nos lugares e preencher um documento por não saber ler nem escrever”, relata Rosenia de Jesus, 35, diarista, aluna da EJA (Educação de Jovens e Adultos) em Osasco. A frase dita refletia a dificuldade de alguns dos mais de 500 estudantes que concluíram, no primeiro semestre de 2010, os estudos da EJA na rede municipal de ensino.

Para celebrar essa nova etapa vencida na vida deles, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, participou na noite de quarta-feira, 7 de julho, da formatura, realizada no Centro de Eventos Pedro Bortolosso, e que contou com mais 1.100 pessoas, entre formandos e convidados. O evento tradicional na cidade teve um belo tapete verde na entrada, música especial para entrada dos formandos e entrega de certificados.

A EJA é uma modalidade de ensino que oferece oportunidade aos alunos de continuarem os estudos. É direcionado às pessoas a partir de 14 anos que não tiveram chance de freqüentar a escola na idade regular. Atualmente, ela atende cerca de 2 mil alunos, em 39 escolas da rede municipal, durante o período noturno. Os estudantes concluem o EJA no período de 1 ano e meio – grau de escolaridade equivalente ao 1º ciclo do Ensino Fundamental (1ª a 4ª série).

A operadora de caixa Vilma Bernardes dos Santos, 46, que estuda na EMEIF (Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental) Messias Gonçalves Silva, afirma ter parado de estudar com 12 anos de idade por precisar trabalhar para ajudar no sustento de casa. Hoje a continuidade dos estudos é a possibilidade de realizar um sonho modesto, porém significativo para ela, de ser copeira. “Pela minha idade achava que não conseguiria mais voltar a estudar, nem de mudar de emprego e ter algo melhor para mim e minhas duas filhas. Não vou parar de estudar e aprendi que não devemos desistir nunca. Precisamos continuar sempre caminhando para crescermos”, disse.

A professora de Vilma, Dilza Alves, que possui 12 anos de Magistério, explica o sentimento de lecionar. “Os alunos da EJA aparecem na escola porque sentem a necessidade de aprender. Há a valorização do conhecimento. Eles chegam às aulas compromissados, têm vontade de aprender para melhorar a situação deles no trabalho e também junto a família. Quando eles aprendem percebem o resultado. Nos cobram muito e trabalhamos com carinho sabendo que eles e nós professores podemos mudar a vida de cada um”, resumiu.

O autônomo Paulo Souza, 45, aluno na EMEF Oneide Bortolote, localizada no bairro Jardim Santa Rita, falou do envolvimento dos alunos com professores. “Primeiro entrei no EJA por exigência do trabalho, depois comecei a gostar do conteúdo. As professoras me deram conforto e tiveram paciência. O tratamento dado por elas foi melhor do que imaginava. Tenho muito a agradecer”, resumiu.

A chefe de divisão da EJA, professora Rutiléia Antunes Amaral, destacou que a realização das formaturas, uma em julho e outra em dezembro, atende a um pedido dos próprios alunos, que finalizam os estudos em etapas distintas. Ela agradeceu o apoio da administração. “O EJA em Osasco tem o apoio intenso do prefeito Emidio de Souza e dos professores. Eles fazem um excelente trabalho em sala de aula e se dedicam além de suas funções muitas vezes. È um verdadeiro trabalho de doação”.

Já a secretária de Educação, professora Mazé Favarão, lembrou na formatura da importância da educação como instrumento modificador da sociedade. “Temos que lutar pelo direito à educação e de qualidade. Sem ela não refletimos com exatidão sobre as coisas que acontecem ao nosso redor e podemos ser manipulados. Aprender é importante para o exercício da cidadania e o EJA é uma ferramenta essencial para que o aluno compreenda melhor o ensino, a política e o mundo em si”, comentou.

O prefeito Emidio encerrou a cerimônia entregando os diplomas aos 39 formandos que compunham a mesa solene representando simbolicamente os demais colegas no auditório. Ele afirmou que os formandos da EJA são um exemplo de que nunca é tarde para se aprender e para nutrir seus sonhos. “Gostaria de parabenizar a vontade de vocês alunos em querer aprender e também dos professores, pela dedicação e empenho em exercer com excelência a atividade. Sei da responsabilidade e caráter com que vocês, professores, conduziram esses esforçados alunos e nada mais justo do que valorizarmos o profissional da educação e a garra dos formandos”, finalizou.

Também prestigiaram o evento os vereadores João Gois, Rogério Lins e Mário Luiz Guide; a coordenadora do Mova – Osasco, Ana Glória Pinho de Farias, a diretora pedagógica do Instituto Paulo Freire, Francisca Pini e o diretor da Educação de Osasco, Alcir Caria.

Além disso, verifique

Secretaria de Educação de Osasco saúda servidores para a volta às aulas

Início do ano letivo na rede municipal acontece no dia 6 de fevereiro No mês …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.