Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Geral / Prefeito Emidio participa do II Seminário CAFIS promovido pela SDTI, em Osasco

Prefeito Emidio participa do II Seminário CAFIS promovido pela SDTI, em Osasco

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI), promoveu, no dia 10 de agosto, no Centro Público de Economia Popular e Solidária, o II Seminário CAFIS (Comissão de Assessoramento e Fiscalização Social), o tema abordado foi o “Controle e a Participação Social”. O prefeito Emidio de Souza participou do enceramento do evento, que reuniu cerca de 200 participantes.

A CAFIS é formada por cinco representantes do poder público e cinco membros da sociedade civil, com caráter deliberativo consultivo e fiscalizador da operacionalização do conjunto dos programas de transferência de rendas que inclui os programas Bolsa Família, Renda Cidadã e Renda Mínima.

O seminário foi aberto com uma apresentação de cirandas em uma integração popular da dança e o rip rop, “Boi do Maranhão”, apresentada por crianças com idade entre 7 e 10 anos e educadores da Associação Eremim.

Em seguida, a presidente da CAFIS, Rosa Almeida, abordou a necessidade de sempre reativar a participação da sociedade civil nos programas sociais e lembrou que no mês de outubro acontece a eleição para troca dos membros do CAFIS. Ela também chamou atenção dos participantes para assistirem o documentário Brasil Sem Miséria.

O presidente da Câmara de Osasco, Aluísio Pinheiros, parabenizou os avanços dos programas de combate à pobreza na cidade. “A SDTI tem reduzido os índices de pobreza em nosso município. Estamos vendo o esforço da administração na construção de moradias, lamentavelmente o governo do Estado de São Paulo não tem a mesma proposta de contribuição de trabalho em parceria que tem o governo federal. A contribuição do Estado em parceria de moradias nos últimos anos foi zero”, disse o presidente.

Já a secretária da SDTI, Sandra Praxedes Fae, explicou a importância do comprometimento de cada um dos participantes nas ações de combater à pobreza. “O vídeo que assistimos do governo federal está provocando os gestores municipais e a sociedade civil para aderirem ao Programa Brasil Sem Miséria. Com certeza cada um de vocês terão um papel a cumprir nesse plano. Temos um dado ainda parcial que em Osasco temos aproximadamente 11 mil famílias que se enquadram nesse programa. Nosso desafio será encontrar essas famílias, pessoa por pessoa, para juntos superarmos a extrema pobreza no município e nesse Brasil a fora”, alertou Faé.

O prefeito Emidio participou do enceramento do seminário e fez uma entrega simbólica de certificado. “Nós temos visto em jornais e TV que recursos destinados à programas e obras em beneficio a população tem sido mal aplicados. Nós aqui em Osasco temos procurado fazer a melhor utilização dos recursos públicos de acordo com os critérios e planos de trabalhos estabelecidos pelo governo federal nos convênios. O melhor remédio para que isso aconteça dentro dos padrões que se espera é trabalhar com os olhos e ouvidos da opinião pública. O CAFIS acompanha e fiscaliza tudo aquilo que estamos fazendo”, disse.

Na ocasião, Emidio fez a entrega do certificado para a bolsista do Programa Operação Trabalho da Prefeitura de Osasco, Zenilda Santos de Oliveira, moradora do Jardim D’avila. “Eu estava desempregada e o programa me deu uma oportunidade de trabalho, assim pago meu aluguel e compro as coisas para minha filha”, declarou. Ela trabalha por meio do programa na Unidade de Saúde da Vila Ayrosa.

A programação contou com palestras sobre Controle e Participação Social, ministradas por Heloisa Brasil Ramos (PAC – Carapicuíba) e Luzinete Ramos Borges (assistente social da Secretaria de Saúde e do Conselho de Habitação de São Paulo). O tema “Relato de Experiências” foi exposto por Marcos Miguel (Instituto Vivereh), Maria Suzete Castellato (Fórum DCA), Nivaldo Lopes (Acolher) e Selma Freitas (COMSEA).

Também participaram do evento o secretário municipal de Governo, Jorge Lapas; o vereador de Osasco, Nelsinho; a coordenadora de Relações Internacional de Osasco, Gleides Soldré Almazan, dentre outras autoridades.

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.