Início / Geral / Prefeito Emidio prestigia cerimônia de formatura de militares de Osasco que atuarão no Haiti em nova missão de paz

Prefeito Emidio prestigia cerimônia de formatura de militares de Osasco que atuarão no Haiti em nova missão de paz

O prefeito Emidio de Souza participou na manhã de sábado, 27 de agosto, da solenidade de formatura dos militares de Osasco que participarão da próxima Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah). Os soldados ficarão seis meses no Haiti e retornarão em fevereiro de 2012. A solenidade se iniciou no Calçadão da Rua Antonio Agu, em frente ao Osasco Plaza Shopping, e terminou com um café da manhã entre autoridades políticas, militares e familiares e amigos dos soldados, na Praça de Eventos do shopping.

A região de Osasco irá enviar 121 militares do 4° Batalhão de Infantaria Leve do Exército Brasileiro, 11 da 5ª Bateria de Artilharia Anti-Aérea Leve – ambos grupamentos localizados em Quitaúna – e 19 homens do 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve, em Barueri, de um total de 810 militares brasileiros que fazem parte do 15º contingente em Missão de Paz naquele País.

A viagem para o Haiti está marcada para a quinta-feira, dia 1° de setembro. A tropa parte após meses de treinamento na 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), no município de Caçapava, sob a regência do General de Brigada Carlos Cézar Araújo de Lima. A missão de paz para o Haiti foi criada pelo Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), em 2004, com o objetivo de restaurar a ordem no país após o então presidente haitiano Jean-Bertrand Aristides ter sido deposto.

O comandante do 4° Batalhão de Infantaria Leve do Exército Brasileiro, tenente-coronel Jones Darkenwald Faria, abriu os discursos da solenidade após a execução do Hino Nacional. “Fico muito honrado em poder realizar a despedida da 3ª Companhia de forças de paz, que tem a missão de zelar pela manutenção e garantia da estabilidade militar no Haiti. Vocês treinaram muito para representar o Brasil no exterior e seguiram um rígido programa de trabalho. Levem os ensinamentos aprendidos com sabedoria para as difíceis situações reais no Haiti”, destacou.

Em seguida, o prefeito de Osasco ressaltou o protagonismo do Estado Brasileiro como um importante ente federativo no cenário internacional. “Quanto mais crescemos, mais somos chamados para assumir mais responsabilidades em missões de paz. Vamos até o Haiti para oferecer um pouco da nossa organização e estabilidade social, política, econômica e democrática”, disse.

Emidio também direcionou sua fala para os militares. “Peço a Deus que proteja a vida de cada soldado brasileiro, como de qualquer outra nação. Espero que todos deixem a mensagem das boas experiências brasileiras no Haiti. Em fevereiro de 2012 faremos uma cerimônia de recepção muito maior para todos os 151 soldados e seus familiares. Acolheremos com muito mais carinho. Que este abraço de despedida seja caloroso como o da volta para estes brasileiros que estão ajudando o Haiti a se reconstruir com dignidade”, reforçou.

Por sua vez, o general do Exército, Adhemar da Costa Machado Filho, comandante militar do Sudeste destacou a sensibilidade das autoridades políticas diante da magnitude do evento. “Quando fui convidado pelo prefeito Emidio para participar da solenidade, fiquei orgulhoso como brasileiro porque quando a autoridade pública visualiza a importância do cidadão fardado e o vê como uma figura indispensável para a soberania do país, amadurecemos politicamente como sociedade. Por isso, fiquei muito contente com a postura do prefeito Emidio e com a forma íntegra como ele nos convidou, em cerimônia fora do aquartelamento e aos olhos públicos. Por todo esse simbolismo, desejo que as tropas defendam com muita honra e vigor não apenas o Estado Brasileiro, mas os interesses do povo haitiano, que sofre com o esfacelamento da sua nação”, esclareceu, afirmando que a ONU observa os militares brasileiros como um dos melhores perfis técnicos e psicológicos para intervenções humanitárias, já tendo direcionado contingentes para Moçambique, Angola e Timor Leste.

O general destacou ainda o fato de a cerimônia coincidir com a semana do dia 25 de agosto, data comemorativa do patrono do Exército Brasileiro, o marechal Duque de Caxias. “Quero nesta solenidade retribuir o carinho da cerimônia organizada pelo prefeito Emidio, que me tocou muito como chefe militar, e dizer que Osasco conta com cidadãos militares muito honrados e que escreverão as páginas mais bonitas da história do Exército Brasileiro em ações humanitárias, em sintonia com um país que deverá ser a 5ª economia mais forte do mundo nos próximos anos”, finalizou.

Também prestigiaram a cerimônia os deputados João Paulo Cunha (federal) e Marcos Martins (estadual); os secretários municipais Carlos Marx (Meio Ambiente), Cláudio Chapecó (Esportes, Recreação e Lazer), Sandra Praxedes Faé (interina – Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão), José Amando Mota (Segurança e Controle Urbano), Jorge Lapas (Governo), Rubens Bastos (Indústria, Comércio e Abastecimento), Sérgio Gonçalves (Habitação e Desenvolvimento Urbano) e Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes e Trânsito e Mobilidade Urbana); o coordenador da Defesa Civil, Delcides Regatieri; os vereadores Aluisio Pinheiro (Presidente da Câmara Municipal), Valmir Prascidelli (líder do prefeito na Câmara), Fumio Miazaki, Nelson Matias, Osvaldo Vergínio, Sebastião Bognar; o general de Brigada do Exército, Carlos Cézar Araújo Lima, comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), responsável pelo batalhão de Osasco e Região; o tenente Gedolin, regente da banda da 4º Batalhão de Infantaria Leve; o comandante da 5ª Bateria de Artilharia Anti-Aérea Leve, major Carlos Henrique Martins Rocha; o comandante do 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve, tenente-coronel de Artilharia Ricardo Piai de Carmona; o coordenador Estadual dos Consegs, Osvaldo Gregório Junior; o diretor do Jornal Diário da região de Osasco, Vrejhi Sanazar; Pedro Calixto, chefe de Segurança do Osasco Plaza Shopping, dentre outras autoridades.

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.