Início / Educação / Prefeito Emidio prestigia formatura de educandas do curso “Oficina Escola” de Osasco

Prefeito Emidio prestigia formatura de educandas do curso “Oficina Escola” de Osasco

A noite de terça-feira, 30 de novembro, foi especial para 210 educandas do “Projeto Educação Inclusão”. Elas receberam não apenas qualificação para confeccionar os uniformes escolares da rede de ensino da cidade, mas ganharam também a oportunidade de expandir o horizonte do empreendedorismo, autonomia produtiva e dignificar sua história. O objetivo da ação é diminuir a exclusão social na cidade, por meio do estímulo a iniciativas de trabalho e renda que se baseiam nos valores da economia popular e solidária.

A ocasião foi marcada pela formatura de mulheres do curso “Oficina Escola”, ação realizada por meio da parceria entre a Prefeitura de Osasco, representada pelas secretarias de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI) e Educação, com o apoio institucional da Associação Eremim. O evento aconteceu às 18h, no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, localizado na Rua Erasmo Braga, 307, em Presidente Altino. Cerca de 300 pessoas estiveram no evento, dentre elas familiares das formandas e autoridades.

Desde 2006 o programa de capacitação de costureiras é aliado à confecção dos uniformes escolares, que são distribuídos gratuitamente a todos os alunos da rede municipal de Osasco. As formandas fazem parte de 7 turmas que realizaram cursos entre os anos de 2008 e 2009, um total de 2 anos de qualificação nos cursos de: Costura (confecção de uniformes escolares); Básico de Modelagem (SENAI e Associação Eremim); Básico de Informática (Centro de Inclusão Digital – CDI); Ajustes e Reformas de Roupa (SENAI); Silk Screen (SENAI); Aprendendo Empreender (SEBRAE) e Elevação de escolaridade (MOVA).

Durante a cerimônia, houve a apresentação de um vídeo produzido pela equipe de filmagem “Novo Parafuso”, da Associação Eremim, com imagens e depoimentos das beneficiárias do curso Oficina Escola. Em seguida, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, a secretária municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, Dulce Helena Cazzuni; Paulo Sérgio Marcelino, que representou a secretária de Educação, Mazé Favarão, o presidente da Associação Eremim e do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Jorge Nazareno Rodrigues; e o diretor da escola SENAI “Francisco Matarazzo”, Márcio Vieira Marinho; foram chamados para a formação da mesa de autoridades.

Marinho enalteceu o esforço coletivo dos envolvidos. “A realização de uma formatura se deve, em grande parte, pela força de vontade dos alunos junto aos educadores, que acreditaram no projeto. Gostaria também de agradecer a prefeitura por escolher e acreditar no SENAI para trabalhar na capacitação profissional destas pessoas. Esse é apenas um passo de uma grande jornada deste projeto”, disse.

Já Paulo Sérgio Marcelino agradeceu em nome da Secretaria Municipal de Educação e ressaltou a conquista individual. “Espero que vocês sejam sempre cidadãs plenas de direitos porque buscam seu espaço na sociedade de maneira corajosa”, resumiu.

O presidente da Associação Eremim, Jorge Nazareno, parabenizou a iniciativa da administração pública de buscar parcerias e dialogar com diversos segmentos da sociedade. “Os certificados do SENAI abrem muitas portas. Façam bom proveito da conquista de cada uma de vocês”, falou às formandas.

“Gostaria também de parabenizar a atual administração, pois hoje vemos que a prefeitura visa o resultado positivo para a vida das pessoas. O foco é o ser humano. Muitos vêm para Osasco para adquirir e dividir experiências. Atualmente, as pessoas saem das oficinas e podem criar seu empreendimento coorporativo. São indivíduos que olham para horizontes longínquos. Estamos contentes com a formação das pessoas e pudemos acompanhar o resultado dos esforços em cada ação”, pontuou Nazareno, lembrando ainda de importantes projetos na área da habitação popular desenvolvidas pela prefeitura, como a entregas de apartamentos no Morro do Socó, Vila Vicentina e obras de prevenção de enchentes no Jardim Rochdalle.

Mônica Veloso, diretora do Sindicato e fundadora da Associação Eremim, ressaltou a importância do trabalho conjunto entre a iniciativa pública, privada e associações. “Se quisermos uma vida digna e superar dificuldades, temos que trabalhar juntos. Estamos honrados em poder receber vocês, formandas, na casa dos trabalhadores metalúrgicos, pois isso prova que podemos olhar além das classes e atingirmos o bem comum, que é melhorar a vida de todos na cidade pensando na qualificação profissional”, destacou.

Para a secretária Dulce Helena, o curso é uma obrigação do governo e a articulação política para que ele se concretize cabe aos órgãos públicos e entidades da sociedade civil, bem como empresarial. “Medo de errar todo mundo tem. Fazer igual é fácil, mas pensamos em algo diferente. Muitos acreditaram na nossa política pública e estenderam a mão para essa iniciativa. Quero hoje parabenizar vocês mulheres pela construção de histórias lindas. Muitas que nos procuraram precisaram do letramento antes dos cursos. Isso é um dever nosso de governo. Fazemos um trabalho difícil de unir várias frentes para estabelecer a qualificação e ainda atender às demandas produtivas locais, mas estamos, aos poucos, conquistando nosso espaço em cada setor e faremos muito mais”, completou, salientando o fato de 933 mulheres já terem passado pelo curso desde a sua implantação, em 2006, num montante de mais de 1.680 horas de capacitação profissional.

De acordo com o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, é uma satisfação muito grande identificar o crescimento humano e produtivo das beneficiárias do curso Oficina Escola. “A parceria abriu portas, janelas e uma avenida na vida de muita gente a partir da oportunidade criada. Muitas pessoas souberam superar dificuldades e construir as próprias oportunidades. Na hora em que a mulher adquiri a possibilidade de trabalhar e ajudar no sustento da casa ela não ganha apenas dinheiro, mas agrega mais dignidade à sua vida e a dos outros. Essa oportunidade resgata a auto-estima da mulher porque a coloca em igualdade com relação ao homem”, reforçou.

O evento contou ainda com um desfile das confecções dos uniformes, produzidos pelas beneficiárias do curso. Posteriormente, houve um desfile da moda gestante, organizado pelo grupo de Economia Popular. Em seguida aconteceu a apresentação de produtos de empreendimentos solidários e da turma “Mercado de Trabalho”. Para encerrar, foram entregues os certificados pelas autoridades presentes.

Prestigiaram o evento também o secretário Jorge Lapas (Governo); o coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura de Osasco, Aldo de Miranda Rocha; o diretor da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento de Osasco (SICA), José Monção da Silva; o coordenador do Programa Osasco Legal, Carlos Sergio Borges; a coordenadora financeira e de gestão da Associação Eremim, Valclécia Trindade; o coordenador do curso Oficina Escola, Celso Pedro; a coordenadora do Programa Osasco Inclui (SDTI), Tássia Ribeiro; a coordenadora do Programa Osasco Solidária (SDTI), Sandra Praxedes; a coordenadora do Programa Redistributivos, Rosa Maria Alves de Almeida; a equipe de formadores técnicos do Projeto Oficina Escola, dentre outros.

Além disso, verifique

Secretaria de Educação de Osasco saúda servidores para a volta às aulas

Início do ano letivo na rede municipal acontece no dia 6 de fevereiro No mês …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.