Início / Geral / Prefeito Emidio prestigia homenagem a emancipadores de Osasco

Prefeito Emidio prestigia homenagem a emancipadores de Osasco

Durante cerimônia de entronização de fotos dos emancipadores falecidos no ano passado, o prefeito lembrou da importância dos homenageados na construção de uma Osasco cada dia mais desenvolvida

O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, prestigiou na manhã desta quinta-feira, dia 18 de fevereiro, a cerimônia de entronização das fotos dos emancipadores falecidos durante o ano passado.

A homenagem integra o calendário de eventos em comemoração aos 48 anos de emancipação político-administrativa da cidade e foi realizada na sede da Ordem dos Emancipadores de Osasco (OEO), na região central da cidade.

Na abertura, ao som do hino nacional, foi feito o hasteamento das bandeiras do Brasil, de São Paulo, de Osasco, e da OEO, pelo prefeito Emidio de Souza, deputado estadual Marcos Martins, vereador Sebastião Bognar e pelo presidente da Ordem, José Geraldo Setter.

Em seguida, já dentro do salão da entidade, Setter iniciou seu discurso falando sobre a data e os avanços conquistados por Osasco em seus 48 anos de história. “O dia de hoje tem o mais alto significado na lembrança de nossa emancipação. Em 1962 éramos um sub-distrito, que sofria com a ausência de tudo. Hoje, somos a 5ª cidade mais populosa do Estado e temos o 14º PIB do País”, comparou. Ele acrescentou ainda que a meta, para os próximos anos, é ampliar a Educação e qualidade de vida da população. “Com a ajuda de todos, havemos de conseguir”.

O deputado estadual Marcos Martins, por sua vez, lembrou que os emancipadores valorizam, com muita razão, a luta pela independência de Osasco. “A então vila da Capital tinha uma importância econômica muito grande, mas estava em segundo plano. Foi preciso muita luta por sua emancipação, e por isso é tão importante que ela seja lembrada”, afirmou.

Já o prefeito Emidio de Souza afirmou que aquele era um momento de alegria e tristeza ao mesmo tempo. “É motivo de muita alegria ver que nossa cidade, em menos de 50 anos, alcançou um nível de desenvolvimento não alcançado por municípios muito mais velhos. Mas há também a tristeza de estarmos prestando essa homenagem aos emancipadores falecidos. Nesse momento, é importante lembrarmos da contribuição desses emancipadores na construção de uma Osasco cada dia mais desenvolvida. É isso que nos conforta. A eles nossa mais sincera homenagem por toda essa luta e pelo amor desmedido que tiveram por nossa cidade”.

O prefeito também aproveitou a oportunidade para falar sobre o projeto Osasco 50 Anos, instrumento de participação popular que traçou metas, em diversas áreas da administração, para quando a cidade completar seu cinqüentenário. “São metas para deixar nossa cidade com infra-estrutura e qualidade de vida cada vez melhores. Para isso, optamos por um processo que envolvesse a sociedade como um todo e, desde o início, contamos com uma grande contribuição da Ordem dos Emancipadores”, acrescentou.

O evento foi encerrado com homenagens. Emidio entregou ao presidente da OEO um quadro com a perspectiva da nova estação de trem de Osasco, uma das ações que integra o projeto de revitalização do centro. E homenageou o ex-prefeito Guaçu Piteri com a 2ª edição do livro do Projeto Osasco 50 Anos, de quem também ganhou um exemplar de um livro de sua autoria.

Em seguida, foi feita a entronização das fotos e prestadas homenagens aos familiares dos emancipadores falecidos: Miriam Dias, Silvio Gagliardi, Argirios Georgios Tzavellas, Dayse Milani Collino, Herondina Alves Simões, Florêncio Alves da Cunha, Antonieta Fiorita, Esmeraldo Augusto de Almeida, Noemio Xavier da Silveira e João Pereira Brandão.

Também prestigiaram o evento os secretários municipais Gelso Lima (Saúde), Jorge Lapas (Governo) e Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes); o coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura, Aldo Rocha; o presidente da Câmara Municipal, Osvaldo Vergínio; os vereadores Sebastião Bognar e André Sacco Júnior; o 1º vice-presidente da OEO, Albertino de Souza Oliva; o 2º vice-presidente da OEO, André Menk; o reitor do Unifieo, José Cássio Soares Hungria; o sub-tenente Mauro Luiz Peixoto, do 4º Batalhão de Infantaria Leve; o arquiteto e ex-vice-prefeito de Osasco, Ângelo Melli, e membros da diretoria da OEO, entre outras autoridades.

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.