Início / Educação / Prefeito Emidio prestigia o VI Encontro de Educandos e Educandas da EJA e do MOVA Osasco

Prefeito Emidio prestigia o VI Encontro de Educandos e Educandas da EJA e do MOVA Osasco

O prefeito Emidio de Souza prestigiou, na noite do dia 18 de novembro, a abertura do VI Encontro de Educandos e Educandas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e do MOVA (Movimento de Alfabetização) da rede municipal. O evento, que teve a duração de dois dias, reuniu trabalhos feitos por mais de mil alunos, sob a coordenação de professores, no Centro de Formação dos Profissionais de Educação

Em paralelo ao encontro foi realizada a II Mostra da Orientação Profissional na Educação de Jovens e Adultos de Osasco – OPEJA, na qual foram expostos trabalhos desenvolvidos pelos alunos nessa modalidade de ensino, que alia a educação regular a cursos profissionalizantes. Esse projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, teve reconhecimento da Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA), sendo incluído entre as 5 melhores práticas educativas do País, conquistando a Medalha Paulo Freire, que será entregue pelo Ministério da Educação em dezembro, em Brasília.

A mesa de abertura do encontro foi composta também pela secretária de Educação, Mazé Favarão, pela supervisora responsável pela Divisão de Profissionalização e Educação de Jovens e Adultos EJA, Rutiléia Antunes Amaral, pela coordenadora do Programa Movimento de Alfabetização MOVA, Silvana Caetano dos Santos, pela professora responsável pelo projeto Buscando Sentido das Palavras na Arte e na Leitura, Meire Petrus, e por Sônia Couto, representando o Instituto Paulo Freire, que é parceiro da secretaria no projeto.

Para a secretária Mazé, o projeto de educação de jovens e adultos resgata um momento perdido para aqueles que não tiveram acesso a educação ainda quando crianças. “A dívida social que as administrações públicas têm com essa parcela da população precisa ser paga. E Osasco está pagando com o pioneirismo da OPEJA e do MOVA. Mas iniciamos o pagamento desta dívida social há 8 anos, com a EJA. E vamos sempre avançar nas conquistas de nossa cidade nesse sentido”, disse.

Já o prefeito Emidio destacou os avanços no sistema educacional da cidade. “Osasco começa a colher frutos que, quando semeávamos, muitos duvidaram. O resultado está no prêmio que Osasco recebeu pelo importante trabalho do EJA e de OPEJA. Não trabalhamos para receber prêmios, mas sim pela melhoria da cidade. Quem realmente merece o prêmio são os professores, diretores e os alunos, por darem passos significativos em nossa cidade”, salientou.

Além disso, verifique

Secretaria de Educação de Osasco saúda servidores para a volta às aulas

Início do ano letivo na rede municipal acontece no dia 6 de fevereiro No mês …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.