Início / Capacitação / Prefeito participa da formatura de 500 jovens do ProJovem Urbano de Osasco

Prefeito participa da formatura de 500 jovens do ProJovem Urbano de Osasco

A Prefeitura de Osasco, por meio das secretarias de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão e de Educação, realiza nesta segunda-feira (28/6), a partir das 18h, a formatura de 500 jovens do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem Urbano. O evento será realizado no Teatro Municipal de Osasco (Av. dos Autonomistas, 1533 – Vila Campesina) e contará com a presença do prefeito Emidio de Souza.

O programa, desenvolvido pelo Governo Federal, é executado em Osasco pelas Secretarias de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão e de Educação em parceria com a Fundação de Apoio à Faculdade de Educação, está na terceira edição e já atendeu 2.700 jovens, alunos que, apesar de saberem ler e escrever, não haviam, ainda, concluído a 8ª série do Ensino Fundamental.

Os 465 jovens participantes da formatura são moradores dos bairros: Jardim Conceição, Jardim Santa Maria, Novo Osasco, Jardim D’Avila, Jardim Imperial, Jardim Rochdale, Jardim Santa Rita de Cássia, Jardim Bonança, Munhoz Junior, Vila Prado, Parque Cachoeirinha, Jardim Bandeiras e Vila Jaguaribe.

Além do certificado de conclusão do Ensino Fundamental também estão recebendo o certificado de capacitação profissional em três arcos ocupacionais. Alimentação, Turismo e Hospitalidade e Transporte. Durante o período em que estiveram no programa os alunos receberam bolsa auxílio mensal de R$ 100,00.

ProJovem Urbano

O ProJovem Urbano é uma das quatro modalidades do ProJovem Integrado que está em vigor desde 2008 e surgiu da união de outros seis programas de juventude. De acordo com o Governo Federal, somente entre 2008 e 2009 foram atendidos cerca de 341 mil jovens em todo o país. Até o final de 2010, o Programa alcançará a marca de, aproximadamente, 500 mil jovens beneficiados em 96 municípios e 22 estados, em todas as regiões do Brasil. A expectativa é de que as quatro modalidades devem beneficiar cerca de dois milhões de jovens até o final de 2010.

Política de Juventude em Osasco

Desde que assumiu a Prefeitura de Osasco, em janeiro de 2005, a atual administração trata as políticas públicas voltadas para a juventude como questão de prioridade e está sempre em busca de ações que possam melhorar a qualidade de vida dos jovens de forma integral procurando garantir elevação de escolaridade, qualificação sócio-profissional e inserção no mercado de trabalho.

Em todo este período, somente as ações da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão por meio do programa Juventude já atendeu cerca de 11 mil jovens em nove projetos diferenciados. Projetos estes desenvolvidos em parceria com outras secretarias, governos Federal e Estadual e entidades executoras que visam o estímulo, a ampliação e a democratização das oportunidades sociais e educacionais destinadas aos jovens de 16 a 29 anos em situação de desemprego ou de pobreza. A idéia é dar ao jovem a capacidade de decidir, ele próprio, o que lhe seria o seu caminho ou desejo, como individuo inserido no mundo comum.

Além do processo formativo, são oferecidas oportunidades de geração de ocupação e renda, bem como auxílio financeiro durante o período em que os cursos são oferecidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.