Início / Geral / Prefeito participa de café da manhã com delegados do Orçamento Participativo de Osasco

Prefeito participa de café da manhã com delegados do Orçamento Participativo de Osasco

No sábado, 6 de agosto, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, participou de um café da manhã com aproximadamente 100 delegados do Orçamento Participativo de Osasco, no Centro de Formação de Professores. A reunião simbolizou uma transição entre a apresentação do OP à população que não a conhece e a fase que vai eleger delegados e levantar demandas dos bairros. As plenárias deliberativas acontecem a partir de 15 de agosto, e se estendem até meados de outubro.

O secretário de Governo, Jorge Lapas, abriu as falas. “Nos esforçamos para atender as demandas, à medida dos nossos limites. Sabemos da importância de atendê-las para estimular esse tipo de organização, porque essa é a nossa bandeira, desde o primeiro dia de mandato do prefeito Emidio”, disse. Lapas aproveitou para pedir empenho das lideranças do OP para levar o máximo de público possível às reuniões, para que isso engrandeça o projeto e viabilize mais demandas.

José Pedro da Silva, coordenador do Orçamento Participativo e chefe de Gabinete do prefeito, destacou o momento em que o OP se encontra: “Já passamos pela primeira fase, que foram plenárias nos bairros, 20 ao todo, para falar das demandas represadas e do OP em si. Hoje começa a segunda fase, que é a de levantar as demandas e eleger os delegados do OP. Por tanto, este é o pontapé inicial das plenárias para que até outubro sejam eleitos novos delegados. Já são 88 inscritos”, afirmou.

Ele também destacou a importância do OP como um grande instrumento no processo democrático brasileiro. “Apesar da reivindicação, que pode levar tempo, a gente quer mostrar que às vezes as demandas do seu bairro não são atendidas, mas que a cidade como um todo ganhou, assim como aconteceu ontem, com a inauguração do CEU, que era uma demanda do OP, a UTI Infantil e a Clínica de Ultrassom da Mulher, que são ferramentas para toda a cidade”.

Os vereadores Nelson Matias e João Góis, em suas falas, conclamaram a população a integrar as plenárias e ajudar com opiniões, críticas e idéias.

Já Mazé Favarão, secretária de Educação, destacou o exemplo do OP e dos Conselhos de Gestão Compartilhada como práticas participativas de sucesso.

O prefeito Emidio de Souza iniciou sua fala enfatizando que o CEU do Jardim Santo Antônio, inaugurado na sexta, 5 de agosto, é uma importante conquista do OP, e reforçou seu compromisso em manter e ampliar a ferramenta, fundamental para que a população tenha controle e acesso ao que acontece na cidade.

“A gente não mede gestão por número de obras, até porque a conquista maior é despertar a consciência política na população. As gestões terminam, mas o cidadão continua, e deve saber usar os instrumentos que tem, como o Orçamento Participativo, para melhorar a cidade”.

Também estiveram presentes à reunião o deputado estadual Marcos Martins; a secretária interina de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, Sandra Praxedes; o ouvidor da Prefeitura, José Walter Soares de Oliveira (o Vavá); as coordenadoras Sonia Rainho (Mulher e Promoção da Igualdade Racial) e Gleides Sodré (Relações Internacionais); dentre outras autoridades.

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.