Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Parceiros / Prefeito visita 3ª Feira de Ciências da Secretaria de Educação de Osasco

Prefeito visita 3ª Feira de Ciências da Secretaria de Educação de Osasco

O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, visitou na manhã de sábado, 3 de julho, a 3ª Feira de Ciências, promovida pela Secretaria de Educação, com assessoria do Instituto Ciência Hoje. O evento foi realizado no Centro de Formação dos Profissionais de Educação e reuniu 32 projetos científicos elaborados pelos alunos das EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental).

Emidio, acompanhado da secretária de Educação, Profª Mazé Favarão, prestigiou a feira visitando os projetos, tirando fotos, conversando e parabenizando os pequenos cientistas, que explicavam cada um dos trabalhos. “Está tudo muito bonito. É impressionante como eles começam a entender a importância da ciência, do meio ambiente. Estão todos de parabéns”, afirmou.

Raissa Aparecida Conceição Silva, de 9 anos, aluna da 3ª série da EMEF Benedicto Weschenfelder, explicou ao prefeito e à secretária de onde vem o asfalto. “Achamos muito interessante saber como se faz o asfalto e que com o petróleo pode-se fazer muitas coisas”, disse a estudante.

“Acho interessante incentivar as crianças a pesquisar, a cuidar do meio ambiente. No meu tempo não havia esse cuidado. Com essa feira e a recente reforma na escola da minha filha, sentimos que o prefeito está dando prioridade para a questão da Educação”, afirmou Carlos Henrique do Nascimento, pai de Camila, que estuda na EMEF José Martiniano de Alencar, recém reformada pela atual administração.

“Está fantástico. O grupo é bom, se expressa bem, nada decorado. Eles explicam muito bem”, relatou Maria de Fátima Pereira de Lira, tia de Luhana, da EMEF Benedicto Weschenfelder.

Os projetos

Os projetos apresentados são resultado das formações dadas aos profissionais durante o primeiro semestre de 2010. Nas formações, 354 professores das 3ª e 4ª séries e EJA utilizaram as revistas Ciência Hoje como material de apoio ao trabalho de pesquisa, que foi dividido em dois módulos: “Aventure-se no Conhecimento”, que abordou a temática ambiental com visitas de campo; e “Eureka”, que explorava situações problema, ou seja, desvendava a ciência por trás das transformações químicas, como porque o açúcar vira algodão doce.

Cada professor apresentou um projeto baseado nas temáticas das revistas que as crianças selecionaram nas salas de aula. Os orientadores do Ciência Hoje selecionaram alguns projetos e os professores elegeram dois de cada turma.

Reações químicas, destinação do lixo, alterações climáticas, assoreamento, vegetação, nível das águas, terrários e minhocários foram os temas de alguns dos trabalhos apresentados. De maneira geral, os temas desenvolvidos partiram da curiosidade dos próprios alunos, estimulados pelo saber científico apresentado pelos professores.

Os trabalhos expostos na feira foram examinados por dois selecionadores, a coordenadora do Observatório da Educação, Ana Negrelli, e a diretora pedagógica do Instituto Ciência Hoje, Maria Del Carmen.

Premiação

Ao final, na presença dos expositores, professores, da coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Cibeli do Carmo, e de Maria Del Carmen, diretora pedagógica do Instituto Ciência Hoje, a Profª Mazé falou da importância do investimento que é feito na educação de Osasco. “Nós colocamos todas as nossas fichas em vocês. O saber não ocupa espaço e ninguém pode tirar de nós. Quando o prefeito Emidio estimulou esse projeto, o objetivo era preencher a cabecinha de vocês, pois sabemos que vocês são mais que o futuro, são o presente”, destacou. Logo após seu pronunciamento, os vencedores de cada módulo foram premiados.

O projeto vencedor do módulo “Eureka” foi o apresentado pela EMEF Oscar Pennacino, sob orientação do professor da 4ª série Genário Gonçalves do Nascimento. Com o tema “Encontro das Águas do Rio Negro e Solimões”, os alunos utilizaram argila, água limpa e “barrenta” para demonstrar como acontece o encontro das águas desses importantes rios da região amazônica que formam o Rio Amazonas. “Estávamos estudando o rio e a mistura de substâncias quando os alunos perceberam que as águas dos dois rios não se misturavam e deram toda idéia da apresentação”, conta o professor, que atua na rede há 7 anos.

“Foi gratificante, principalmente pela participação das crianças”, disse a professora Regina Zerbatti, da EMEF Manoel Barbosa, uma das vencedoras do módulo “Aventure-se no Conhecimento”, que, ao lado das professoras Santina Cândido de Souza e Sandra de Simoni Badin desenvolveu com os alunos o projeto “Aterro Sanitário”. “Foi ótimo pelo trabalho em grupo, que envolveu toda a escola”, afirmaram as vencedoras, que, assim como Genário, ganharam um netbook.

Mad Science

Todos os expositores, alunos e professores, ganharam ingressos para a apresentação do espetáculo Mad Science, que ensina ciência de maneira divertida para as crianças. O show, apresentado no último dia 6 de julho no Centro de Formação, reuniu dezenas de crianças que se divertiram com as trapalhadas “científicas” dos cientistas Rick Radioativo e Kelly Kosmos. “Achei muito interessante, pois não conhecia as experiências. Gostei de aprender ciência assim”, disse Vitória Tisseu, da EMEF Tobias Barreto de Menezes.

“Eu gostei do banho científico. Vou pedir para professora comprar gelo seco para fazermos na escola”, disse, empolgado, o estudante Vinícius de Souza Paiva, de 10 anos, da EMEIEF Élio Aparecido da Silva, em relação à experiência com sabão e gelo seco.

Texto: Soraia Sene

Secretaria de Educação

Além disso, verifique

Auxiliar Administrativo – Elithe RH – Osasco, SP

Atender clientes internos e externos usando as ferramentas (e-mails, telefones, Nextel) Registrar os atendimentos efetuados para as áreas nos bancos de dados...
De Elithe RH - 08 Mar 2013 00:37:07 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.