Início / Geral / Prefeitom de Osasco, Emidio de Souza, prestigia primeiras apresentações do EJARTE

Prefeitom de Osasco, Emidio de Souza, prestigia primeiras apresentações do EJARTE

O prefeito Emidio de Souza participou, no dia 11 de novembro, de uma das apresentações da Orquestra Sinfônica Traviatta, sob a regência do maestro João Maurício Galindo, no CEU Dr. Zilda Arns, evento que marcou a abertura do EJARTE, projeto voltado aos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e do MOVA (Movimento de Alfabetização) e tem por objetivo a complementação pedagógica com atividades extraclasse utilizando apresentações didáticas nas mais diversas formas de linguagens artísticas.

Para a inauguração do projeto, o maestro João Maurício Galindo, diretor artístico e regente titular da Orquestra Jazz Sinfônica e a Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, executou duas apresentações do conto sinfônico do compositor russo Sergei Prokofiev “Pedro e o Lobo” para uma grande plateia de estudantes da EJA e MOVA. A história foi narrada por Mauro Wrona, coordenador da Ópera Estúdio, da EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo).

A primeira apresentação, realizada às 15h, contou com a presença da secretária de Educação Mazé Favarão, que destacou a importância das turmas para a administração pública. “O prefeito Emidio sempre pergunta como está a EJA e o MOVA, sempre está interessado em saber de vocês. Esse projeto é justamente para motivá-los. Estamos oferecendo mais do que ler e escrever, mais do que fazer contas. Estamos oferecendo arte. Aproveitem ao máximo esta oportunidade”, disse.

“Tenho muito o que aprender ainda e sempre digo na minha rua para que todos venham [para a EJA e MOVA], pois aprender não ocupa espaço”, afirmou a aluna Lourdes Raimundo da Silva, de 88 anos, do Núcleo do MOVA Casa da Benção, no Jardim Santo Antonio, representando todos os estudantes presentes.

Na segunda apresentação, às 19h30, Mazé recebeu no CEU o prefeito Emidio de Souza, que fez questão de prestigiar a orquestra e os estudantes. “Essa apresentação mostra que a Educação em Osasco vai além de alfabetizar, forma cidadãos de maneira completa. Além disso, a oportunidade oferecida pelo CEU, nesse lindo teatro, é emocionante. Lembro da primeira laje erguida aqui e hoje estamos quase inaugurando o segundo CEU, na zona sul, para que a população de lá tenha a mesma oportunidade que a população da zona norte já tem, de ter contato com a cultura”, discursou o prefeito.

A próxima apresentação da EJARTE será no dia 18 de novembro, com Penha Pinheiro e Banda trazendo o espetáculo “O Samba vai à Escola”. No dia 25 de novembro, é a vez do espetáculo “No Trem das Onze com Adoniran, do Jaçanã até Osasco”, com Maria Alcina e Banda em comemoração aos 100 anos de Adoniran. A programação para 2010 se encerra com a apresentação do Conjunto Instrumental e Coro do Conservatório Musical Villa Lobos-FITO, com participação especial da Lira dos Autos. Cada apresentação é acompanhada de explanação didática sobre instrumentos utilizados e obras executadas.

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.