Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Cultura e Lazer / Prefeitura de Osasco abre 1ª Mostra de Artes do Servidor

Prefeitura de Osasco abre 1ª Mostra de Artes do Servidor

Além de prestarem serviço à cidade, os servidores da Prefeitura de Osasco agora podem ser reconhecidos por outro talento: o artístico. Aconteceu na noite de segunda-feira, dia 26 de julho, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação, a abertura da 1ª Mostra de Artes dos Servidores, que reúne diferentes trabalhos artísticos produzidos por funcionários, desde artesanato em madeira, até fotografia e pintura, passando por performances, teatro e declamação de poesia.

De acordo com Paulo Fiorilo, secretário de Administração – pasta responsável pela realização do evento –, a idéia da Mostra surgiu de conversas entre secretários, diretores e funcionários a partir de experiências positivas em outras ações da secretaria, como o Festival de Música do Servidor. “Estávamos sentindo falta de uma manifestação cultural mais ampla e essa mostra é fruto de uma vontade coletiva de expandir essa idéia. A junção de diversas secretarias no incentivo à cultura é de muita importância”, afirmou.

Para a secretária de Cultura, Helena Maria, a Mostra vai ao encontro dos objetivos do prefeito Emidio de Souza de valorização do profissional. “Essa iniciativa valoriza o servidor como trabalhador e também como produtor de cultura. Tenho certeza de que nas próximas edições vão aparecer muitos outros talentos”, afirmou. Com ela concordou a secretária de Educação, Mazé Favarão, que também citou o Sarau da Educação como uma atividade cultural que integra servidores e desperta talentos. “Eventos como este nos estimulam a ampliar o nosso trabalho. É um prazer sair da educação e vir ver cultura”, disse.

Já Carlos Marx, secretário de Meio Ambiente, lembrou que sua pasta também trabalha muito a cultura por meio de projetos como o Domingo no Parque, que reúne teatro, artes plásticas, poesia e outras manifestações culturais nos parques da cidade, todos os domingos. “Estamos trabalhando todos juntos para deixar Osasco uma cidade mais cheia de vida”, concluiu.

Entre os trabalhos expostos, que incluem também mosaicos, artesanato em sabonete, esculturas e webarte, estava a exposição de fotografias “Olhares Encantados”, de Ivani de Oliveira, secretária da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento. “Sempre fui apaixonada por fotografia e despertei o desejo de aprender essa arte por uma necessidade de trabalho da secretaria. Acredito que essa mostra vai servir para despertar novos talentos e trazer os escondidos em todos os departamentos”, afirmou. Em seu trabalho, Ivani pretende colocar em discussão a diferença entre a fotografia de filme e a digital.

Já a coordenadora de projetos da Secretaria de Meio Ambiente, Isa Ferreira, que participou com declamação de poesia, disse ter ficado admirada com a qualidade dos trabalhos expostos. Segundo ela, “essa mostra irá trabalhar a interatividade entre os servidores, que agora podem se encontrar fazendo arte. É um reconhecimento da pessoa, aumentando sua auto-estima”, elogiou.

A abertura da Mostra contou também com a apresentação dos educadores do projeto Escolinha do Futuro, na performance “Gran Circo do Improviso”, que teve malabares, monociclo, dança, música e acrobacia. Outra apresentação de destaque foi a de uma dupla de funcionários do Orçamento Participativo, com uma esquete de teatro que é apresentada durante as reuniões da coordenadoria, com roteiro elaborado pelos próprios atores. Parte da Mostra também foi exposta na entrada do Paço Municipal.

A mostra termina nesta sexta-feira, dia 30 de julho. E, como não tem caráter competitivo, os prêmios foram sorteados, já na abertura, incluindo um netbook e uma viagem a um hotel fazenda, com acompanhante.

Além disso, verifique

Osasco comemora seus 51 anos com uma programação extensa

Osasco chega aos 51 anos de emancipação político-administrativa como a 4ª cidade mais rica do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.