Início / Eventos / Prefeitura de Osasco comemora Dia da África

Prefeitura de Osasco comemora Dia da África

Na noite de sexta-feira, 25 de maio, a Prefeitura de Osasco, por meio da Coordenadoria da Mulher e Promoção da Igualdade Racial, celebrou o Dia da África na Casa de Angola. O objetivo da comemoração foi discutir temas pertinentes ao continente africano e principalmente envolver professores e sociedade civil na desconstrução do imaginário que envolve ensinos direcionados à cultura africana.

De acordo com a coordenadora da Mulher e Promoção da Igualdade Racial, Sônia Rainho, e da agente de oficina cultural, Lucia Regina, existem muitos erros conceituais ao tratar o assunto África, principalmente em sala de aula, e por isso é fundamental um resgate histórico e cultural. “Vários países na África uniram forças, no dia 25 de maio, para celebrar uma data em prol do continente. Quando houve a divisão do continente pelos europeus em tempos de dominação não foram respeitadas as etnias e diferenças culturais. O objetivo, então, foi fortalecer laços e decidir celebrar um tratado firmado entre 54 países que contemplem as diferenças sociais e históricas entre as nações”, disse Sônia.

“Nosso objetivo é focar, por exemplo, as coordenações pedagógicas das faculdades da cidade porque são núcleos que formam professores que podem transmitir seus conhecimentos para alunos de uma maneira não formatada de mundo e apresentar uma África despida de preconceitos e erros históricos. Como Osasco possui um grupo de debate afro-descendente valorizamos muito a questão africana”, reforçou Lúcia.

Para contemplar o assunto, um círculo de palestras aconteceu entre 19h e 22h, com os professores mestres e doutores Deivison Nkosi, Sandro Oxay e Bel Santos, mediados pela também professora Marilândia Frazão. Durante as palestras, ainda houve uma apresentação cultural com Mc Soffia e o Grupo Afro-Okun, além de ser servido um saboroso caldo de feijão.

Além disso, verifique

Gastronomia

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento (SICA) promoverá …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.