Início / Manchetes / Prefeitura de Osasco distribuiu panfletos explicativos e 80 mil camisinhas no Dia Mundial de Luta contra a AIDS

Prefeitura de Osasco distribuiu panfletos explicativos e 80 mil camisinhas no Dia Mundial de Luta contra a AIDS

O Programa Municipal de DST/AIDS/Hepatites da Secretaria de Saúde de Osasco realizou, em 1º de dezembro, uma série de eventos para marcar o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção da doença.

Foram realizadas atividades durante todo o dia, com distribuição de panfletos e de cerca de 80 mil preservativos, além dos 220 mil que já são entregue à população, mensalmente, pelo programa.

As atividades contaram com mais de 140 agentes de saúde distribuindo folhetos informativos e preservativos nas estações de trem e terminais de ônibus da cidade e no Calçadão da rua Antônio Agu, em frente ao Osasco Plaza Shopping, onde também foi montada uma tenda da campanha. No local, agentes de saúde esclareceram dúvidas da população sobre as doenças e prestaram informações sobre o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), que realiza testes de HIV, sífilis e hepatites B e C, e sobre o SAE (Serviço Atendimento Especializado) de Infectologia, onde são realizados os tratamentos.

O secretário de Saúde, Gelso de Lima, acompanhado pela diretora de saúde pública, responsável pelo programa DST/AIDS, Dra Mirtes Fabricante, falou da importância da reflexão no Dia Mundial de Combate à AIDS. “Precisamos combater o preconceito, só assim iremos melhorar o acolhimento dos portadores. Quero alertar principalmente os jovens e os mais idosos, grupos que têm apresentado, estatisticamente, aumento dos casos de AIDS”, disse.

O ato foi finalizado com um abraço coletivo, simbolizando a união de toda a sociedade na luta contra a Aids, e ainda com uma apresentação da peça de teatro “Cobrindo a Megera de Olho na Fera”, também visando a conscientização.

365 dias de campanha

As atividades de prevenção à Aids e às DST são intensificadas em dezembro, mas de acordo com o médico infectologista José Marcos Costa, coordenador do programa, elas acontecem durante todo o ano. “É fundamental haver um dia especial em que se intensifique a campanha, contribuindo para a reflexão e a mudança de comportamento que leve à adoção de práticas de sexo seguro, com o uso do preservativo, que impede a transmissão destas doenças, mas o trabalho de prevenção é realizado durante todo ano”, afirmou.

O CTA/SAE de Osasco funciona na Policlínica Zona Sul (rua da Saudade, 100 – Bela Vista), de 2ª a 6ª feira, das 7 às 19 horas, e realiza consultas gratuitas em caso de suspeita de alguma DST, sem necessidade de marcação de consulta. No local, acontecem também consultas agendadas para tratamento de HIV, Hepatites e outras doenças infecciosas crônicas. Neste serviço também está disponível o Teste Rápido de HIV, que possibilita o resultado em até 30 minutos.

Aumento de casos entre jovens

O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira, 1º de dezembro, que há uma tendência de aumento dos casos de Aids entre os jovens. Um levantamento feito com 35 mil jovens de 17 a 20 anos revelou um aumento de 0,09% para 0,12%, nos casos em cinco anos.

As estatísticas apresentadas comprovam a importância dos trabalhos de prevenção realizados pela prefeitura com as crianças das escolas de ensino médio e fundamental do município em parceria com a Diretoria Regional de Ensino. “Realizamos um seminário para jovens entre 14 e 16 anos, com representantes de 52 escolas na perspectiva que estes jovens atuem também como multiplicadores”, disse José Marcos.

Fique Sabendo

Durante o mês de novembro, o programa participou da campanha Fique Sabendo – uma parceria com o Departamento Nacional DST/Aids/Hepatites e as coordenações estadual e municipais de DST/Aids – que teve o objetivo de ampliar o diagnóstico da população em relação à sorologia de HIV.

Nesse período, foi possível fazer testagem de HIV e exames para hepatites B e C e sífilis em 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede municipal, além do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Policlínica Zona Sul.

Além desta campanha, o CTA disponibiliza os exames durante todo ano, de 2ª a 6ª feira das 7 às 19 horas. Mais informações pelo telefone 3699-8925.

Além disso, verifique

Prefeitura de Osasco entrega Bases Comunitárias Móveis

Nesta quarta-feira, 5, às 11 horas, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, entrega para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.