Início / Saúde / Prefeitura de Osasco enfatiza ações de prevenção às DST’s no Carnaval

Prefeitura de Osasco enfatiza ações de prevenção às DST’s no Carnaval

Com o objetivo de alertar a população sobre os riscos das doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) a Secretaria de Saúde de Osasco intensifica as ações de prevenção do Programa DST/AIDS e Hepatites no período do carnaval.

A programação tem início no dia 8 de fevereiro quando os agentes de prevenção do Programa DST/AIDS estarão no calçadão da rua Antonio Agu, para orientar a população sobre o assunto, distribuir preservativos, materiais educativos e informativos. Também haverá apresentações do Grupo de Teatro Zazarte, para sensibilizar a respeito da prevenção, em uma abordagem descontraída e entrando no clima do carnaval.

De acordo com o médico e secretário de saúde Dr. José Amando Mota, embora as ações de prevenção e orientação aconteçam ao longo do ano em processo contínuo, o carnaval é uma data importante para reforçar este tipo de ação. “No carnaval, é de suma importância que sejam intensificadas as ações de prevenção, principalmente ressaltando que o uso de preservativo é a maneira mais eficaz de prevenir doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS”, alertou o secretário.

Juliana Baracat, coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS/hepatites lembra que o diagnóstico precoce do HIV é uma arma muito importante para a garantia da qualidade de vida da pessoa infectada. “A procura pelos serviços que ofertam os exames de HIV aumenta muito após o carnaval, por isto a importância de divulgar os métodos preventivos e o serviço de atendimento especializado neste período. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais eficiente será o tratamento”, explicou a coordenadora.

Mensalmente, são distribuídos uma média de 250 mil preservativos nas Unidades Básicas de Saúde e no SAE-Infectologia de Osasco. A previsão é de que sejam distribuídos mais de 6 mil preservativos no período carnavalesco.

O Serviço Atendimento Especializado em HIV, AIDS e hepatites de Osasco funciona na Policlínica zona Sul (Rua da Saudade, 100 – Bela Vista), de 2ª a 6ª feira, das 7 às 19 horas, e realiza consultas gratuitas em casos de suspeita de DST, sem necessidade de agendamento. Já as consultas para tratamento de HIV, Hepatites e outras doenças infecciosas crônicas são agendadas. Neste serviço, também está disponível o teste rápido de HIV, que possibilita o resultado em até 30 minutos.

Serviço:

Distribuição de materiais educativos e preservativos

Data: 08/02, das 9h às 15h

Local: Calçadão da rua Antonio Agú

Além disso, verifique

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.