Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Parceiros / Prefeitura de Osasco entrega mais 84 moradias do maior projeto habitacional da história da cidade

Prefeitura de Osasco entrega mais 84 moradias do maior projeto habitacional da história da cidade

“Agradeço a todos os moradores que não desistiram desse sonho e hoje estão aqui para comemorar esta conquista”, afirmou o prefeito Emidio, durante a inauguração da 1ª etapa do projeto, nos Portais

“Quando chovia aqui, era um pesadelo. Por três vezes, a água invadiu nossa casa e perdemos tudo. Por isso, hoje, estamos radiantes. Para quem morava em um barraco, estamos recebendo um verdadeiro palácio”. As palavras são do casal Edna Santos Andrade e João Carlos Pinto do Nascimento Filho, que estão com tudo pronto para a mudança, com os filhos Mateus e João, para uma das 84 casas já construídas na 1ª etapa do projeto de urbanização dos Portais, e que foram entregues oficialmente nesta sexta-feira, dia 2 de julho, pela Prefeitura de Osasco.

A família viveu uma situação ainda mais dramática, quando a filha de João, que também morava no local, chegou a ser arrastada pelas águas durante uma enchente. “Por um milagre, ela se salvou. Nem acredito que não vamos mais ter que passar por isso”, completou.

A alegria do casal expressa o sentimento de todas as famílias que vivem na área, já que, graças ao trabalho da Prefeitura de Osasco, em parceria com o governo federal, essas situações ficaram no passado.

A urbanização do Portal faz parte do maior projeto habitacional da história da cidade, realizado com recursos do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) da ordem de R$120 milhões e que estão transformando as favelas do Portal Menk, Portal Campo, Morro do Sabão, Morro do Socó e Vila Vicentina em verdadeiros bairros. Além das moradias, os projetos envolvem obras de infra-estrutura, como canalização de córregos, abertura e pavimentação de ruas, implantação de redes de água, esgoto e energia elétrica e ainda de áreas verdes e de lazer, que vão beneficiar com condições dignas de vida um total de 6 mil famílias.

Inauguração

No caso dos Portais, a sexta-feira foi de dupla comemoração. Além da primeira etapa da urbanização, que atende um pedido da população por meio do Orçamento Participativo (OP) e que envolveu 60 casas sobrepostas e 24 sobrados, todos com área de 50 m², a Prefeitura entregou uma Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), que vai atender 870 alunos com condições de conforto, segurança e ainda os principais projetos que garantem o ensino de qualidade na rede municipal de Educação, como o Ciência Hoje, o Lego Educacional e o Recreio nas Férias.

A cerimônia de entrega das casas foi aberta com depoimentos dos moradores Marluce e Gilson, que falaram em nome de todas as famílias beneficiadas e destacaram a luta de anos para que a urbanização fosse realizada. “Foi uma batalha, mas agora, finalmente, tivemos nossa vitória, representada pelas casas que estamos recebendo. Elas são muito mais que moradias. Significam que não vamos mais passar pela humilhação de não ter um endereço”, disseram.

Em seguida, foi a vez das palavras do deputado federal João Paulo Cunha. “Hoje vemos aqui o ápice de uma luta que o prefeito Emidio de Souza trava há anos para trazer moradia digna aos moradores de Osasco, mas que não poderia fazer sozinho. Para concretizar esse projeto, ele contou com apoio dos técnicos da Secretaria da Habitação e também do presidente Lula”, afirmou.

Já a secretária de Educação, professora Mazé Favarão, destacou a importância da construção da escola no bairro, que foi uma contrapartida da administração municipal para o recebimento de recursos do PAC. ”O importante é que estamos voltando a confiar nas pessoas. Hoje, vocês são testemunhas de que, quando as pessoas certas falam, as coisas acontecem. Há mais de 5 anos, quando o prefeito Emidio fala, ele cumpre. E essa obra é prova disso, estamos trazendo Educação para os filhos de vocês”, afirmou.

O secretário de Habitação, Sérgio Gonçalves, por sua vez, parabenizou a população e os funcionários da secretaria, por terem se dedicado ao projeto desde o início, apesar das dificuldades. “Ouvimos muito que seria impossível urbanjzar essas áreas. E hoje está aqui a resposta. Não está tudo pronto ainda, mas é o caminho. Mostramos que é possível sim, desde que tenhamos o governo municipal e o federal comprometidos com os interesses do povo. Construímos aqui casas, escola, canalizamos córregos, mas acima de tudo construímos cidadania e amizade”.

O lançamento da pedra fundamental das obras, há dois anos, foi lembrado pelo gerente regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Antônio Ferola, também presente ao evento. ”Parabéns à competente equipe da Prefeitura de Osasco, que conseguiu fazer essa obra maravilhosa”, disse.

O deputado estadual Marcos Martins lembrou que a prefeitura e o governo federal estão atuando em uma área onde outras esferas do governo investem pouco. “Fico muito feliz, pois dá para ver a alegria no semblante de cada pessoa presente aqui hoje”.

Os pronunciamentos foram encerrados pelo prefeito Emidio de Souza, que, em primeiro lugar, se dirigiu diretamente aos moradores. “Agradeço a todos que não desistiram desse sonho e hoje estão aqui para comemorar essa conquista”, afirmou.

Ele também elencou as principais intervenções feitas no local. ”Construímos 84 moradias e uma escola, canalizamos dois córregos, implantamos rede de água e esgoto, pavimentamos ruas, iluminamos toda a área e estamos construindo um parque ecológico que será o maior de Osasco”, disse, acrescentando ainda que 5 das vias públicas já tiveram nomes escolhidos pela própria comunidade: Dona Lindu, Missionária Doroty, Denise Siqueira, Maisa e Maria Bonita.

O prefeito fez ainda um balanço das obras de urbanização, com recursos do PAC, em andamento na cidade. “Além dessas moradias no Portal, entregamos 106 na Vila Vicentina e 138 no Morro do Sabão. Estamos realizando os trabalhos em diversas fases e, na medida em que forem ficando prontas, vamos fazendo as entregas”, informou.

Em seguida, foi feita a entrega simbólica de chaves das casas para 5 famílias. E a população também pode curtir um show com o grupo Falamansa. Depois, o prefeito seguiu para o ato solene de inauguração da escola e visitou uma das moradias entregues.

Também prestigiaram o evento o vice-prefeito e presidente da Fito, Faisal Cury, os secretários municipais Jorge Lapas (Governo), Paulo Fiorilo (Administração), Gelso de Lima (Saúde), Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes), Renato Afonso Gonçalves (Assuntos Jurídicos), Carlos Marx (Meio Ambiente) e Luciano Jurcovichi (Serviços Municipais); os coordenadores municipais Alenice Abrantes (Orçamento Participativo), Aldo Rocha (Relações Internacionais) e Delcides Regatieri (Combate às Enchentes), a diretora de Comunicação, Emilia Cordeiro; o presidente da Câmara Municipal de Osasco, Osvaldo Vergínio; os vereadores Claudio da Locadora, Valmir Prascidelli, Rubens Bastos, João Góis, Mario Luiz Guide, Rogério Lins, Aluísio Pinheiro e Josias da Juco; o gerente geral em exercício da Caixa Econômica Federal, Pedro Ióris; e delegados do Orçamento Participativo, entre outras autoridades.

Além disso, verifique

Auxiliar Administrativo – Elithe RH – Osasco, SP

Atender clientes internos e externos usando as ferramentas (e-mails, telefones, Nextel) Registrar os atendimentos efetuados para as áreas nos bancos de dados...
De Elithe RH - 08 Mar 2013 00:37:07 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.