Início / Saúde / Prefeitura de Osasco leva hábitos saudáveis aos bairros

Prefeitura de Osasco leva hábitos saudáveis aos bairros

134-romulo-fasanaro-filho-3Programa “Osasco Saudável” envolve incentivo à prática de exercícios e às mudanças nos hábitos cotidianos para melhoria da qualidade de vida da população

Uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Osasco vai garantir mais qualidade de vida à população. O projeto “Osasco Saudável”, lançado na manhã deste domingo, 5 de abril, na avenida Hilário Pereira de Souza, tem como objetivo incentivar a prática esportiva aliada a outras mudanças no modo de vida das pessoas.

De acordo com a proposta, serão implementadas, inicialmente, “Práticas Corporais e Saúde” em 17 pontos da cidade, nos bairros do KM 18, Canaã, Quitaúna, Portal, Santa Maria, Jaguaribe, Conceição, Presidente Altino, Rochdale, Jardim D’Ávila, Munhóz, Vila Yolanda, Jardim D’Abril, Helena Maria, Jardim Padroeira, Vila Yara e Bela Vista.

Nessa primeira fase, funcionários das Unidades Básicas de Saúde desenvolverão programa de sensibilização para a adoção, entre os usuários, de hábitos mais saudáveis de vida, destacando os cuidados com o corpo e a prática de exercícios físicos. Os freqüentadores das UBS, após passar por consulta médica, serão orientados a fazer atividades físicas, acompanhados por técnicos esportivos da prefeitura.

Também será priorizada a utilização de praças, quadras, centros esportivos e parques para a prática de exercícios físicos, ação que, além de garantir uma vida mais saudável, vai contribuir para a revitalização dos espaços públicos e para o fortalecimento dos laços comunitários.

“Nesse novo conceito em que Osasco se enquadra, como uma cidade que busca uma vida mais saudável para seus munícipes, as secretarias de Esportes e de Saúde precisam caminhar juntas e firmar muitas outras parcerias”, disse, durante o lançamento, o secretário da Saúde, Gelso de Lima.

“A atual administração tem se empenhado muito para incentivar o esporte na cidade, por isso estamos elaborando programas como este para tornar a vida do cidadão mais agradável e humana”, completou o secretário de Esportes, Recreação e Lazer, Cláudio Chapecó.

Também presente ao evento, o deputado federal João Paulo Cunha afirmou que, com esse projeto, a população de Osasco ficará melhor preparada para enfrentar os desgastes do dia a dia. “Nos dias atuais nossa saúde e nosso cotidiano exigem a prática de exercícios”, disse.

Já o deputado estadual Marcos Martins lembrou que os benefícios vão além da melhoria na qualidade de vida. “Além do exercício físico ser muito importante, essa prática diminui significativamente a demanda na área da Saúde”, completou.

O prefeito Emidio de Souza, por sua vez, lembrou que a busca por melhor qualidade de vida e, consequentemente, pelo aprimoramento da rede municipal de saúde, são constantes nos projetos da prefeitura. “Desde o início da primeira gestão fizemos muitas obras para a melhoria na área da saúde e, principalmente, das condições de vida das pessoas, como as construções de postos de saúde e obras de combate às enchentes. Mas além de tijolos e cimento, nossa saúde precisa de hábitos como esses que estamos promovendo com o programa Osasco Saudável”, ressaltou.

Também prestigiaram o evento o secretário Carlos Marx (Meio Ambiente) e os vereadores Mario Luiz Guide, Rogério Lins e Valmir Prascildelli, entre outras autoridades.

Além disso, verifique

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.