Prefeitura de Osasco participa de Encontro de Pessoas com Deficiência Auditiva

A administração será representada Profª Mazé Favarão,que fará apresentação sobre inclusão na rede municipal, em evento promovido pela Escola da Defensoria Pública do Estado

A Escola da Defensoria Pública do Estado (EDEPE) promove, no próximo dia 20 de março, o Encontro de Surdos de Osasco, com diversas palestras sobre educação e inclusão social das pessoas com deficiência auditiva. Com o tema “Compreender, Educar e Transformar”, o objetivo do encontro é fazer a sociedade compreender a situação e as dificuldades de acessibilidade e integração das pessoas surdas. O evento tem também o apoio da Prefeitura de Osasco e da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos.

Um dos destaques do evento será a participação da secretária de Educação de Osasco, professora Mazé Favarão. Ela vai falar sobre a inclusão das pessoas com deficiência nas escolas da rede municipal, que vem passando por processo de otimização e ampliação.

Programa de Educação Inclusiva

Segundo a professora Mazé, as ações para a educação inclusiva na Secretaria de Educação passaram a ser coordenadas pelo Corpo Técnico Pedagógico, formado por equipes compostas por profissionais da área de psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia ou terapia ocupacional e assistência social, além da supervisão escolar, que irão visitar as unidades. “O corpo tem por diretrizes a ampliação do atendimento educacional especializado para alunos com deficiência e TGD; ações para acessibilidade das escolas e dos processos pedagógicos; produção e distribuição de materiais acessíveis para auxiliar as práticas da educação inclusiva; mudanças significativas quanto às práticas pedagógicas, principalmente ao planejamento e às paradas pedagógicas, para construção de formas de trabalho que deem conta de lidar com as diferenças e ações de comunicação, arte e cultura, para a inclusão social de todos”, explica.

Deficiência Auditiva

Dentro deste novo panorama, a Secretaria de Educação oferece atendimento educacional especializado (AEE) para alunos com deficiência auditiva. Antes, o AEE para deficiência auditiva era oferecido somente na Escola Marques de Resende, no Jardim Cipava. Agora, passa a ser realizado em quatro unidades educacionais: EMEF Marechal Bittencourt, EMEF Francisco C. Pontes de Miranda, EMEIEF Messias Gonçalves da Silva e EMEF Benedito Weschenfelder. Desta forma, as mães não necessitarão mais deslocar-se para o Jardim Cipava em busca de atendimento especializado. “O AEE descentralizado permite o trabalho conjunto com o professor da sala regular”, explica a professora Mazé.

“A rede continua oferecendo o teste de audiometria, realizado uma vez ao ano, e também a sala acústica. Além disso, para potencializar e melhorar o trabalho da rede, a secretaria passou a oferecer o curso intensivo de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) a professores e funcionários efetivos através do PAAPE – Programa de Apoio e Aperfeiçoamento do Profissional de Educação”, completa.

O encontro

A idéia do evento surgiu após o Defensor Público Wladimyr Alves Bitencourt participar de uma reunião com cerca de 60 pessoas com surdez para tratar das demandas da população com deficiência auditiva de Osasco. O Defensor também esteve no gabinete da secretária para ficar a par das novas diretivas em relação à inclusão. “Com este encontro, pretendemos fazer com que a sociedade esteja melhor capacitada para receber essas pessoas. Essa transformação contribuirá para efetivação do princípio da dignidade da pessoa humana para as pessoas surdas”, afirma Bitencourt.

Entre os assuntos a serem discutidos no encontro estão acessibilidade, educação inclusiva, participação de surdos em atividades esportivas, trabalho com bebês e crianças surdas, e outros temais atuais sobre os direitos das pessoas com deficiência.

Na programação, estão previstas ainda palestras sobre outras experiências na inclusão social de surdos, como a do coordenador da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, Neivaldo Augusto Zovico, e da coordenadora do MEC (Ministério de Educação e Cultura), Cleonice Machado de Pellegrini.

O evento é gratuito e destinado a pesquisadores, tradutores e intérpretes de Libras e Língua Brasileira, familiares de surdos, representantes de comunidades de pessoas surdas, profissionais e estudantes que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto.

Serviço:

I Encontro de Surdos de Osasco

“Compreender, educar e transformar”

Dia: 20/03/2010

Hora: das 8h30 às 18h, com intervalo para almoço

Local: Teatro Municipal de Osasco – Avenida dos Autonomistas, n.º 1533

Inscrições: escola@defensoria.sp.gov.br

Secretaria de Educação

Assessoria de Comunicação e Eventos – Vilmary Macedo

Texto: Soraia Sene

Além disso, verifique

Gastronomia

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento (SICA) promoverá …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.