Início / Eventos / Prefeitura de Osasco promove abertura da XVII Fejati e IV Mostra Cultural

Prefeitura de Osasco promove abertura da XVII Fejati e IV Mostra Cultural

A Secretaria de Assistência e Promoção Social (SAPS) da Prefeitura de Osasco, em parceria com o SESC (Serviço Social do Comércio) e o Conselho Municipal do Idoso (CMI), promove entre os dias 28 de setembro e 3 de outubro o XVIII Fejati (Festival dos Jogos Adaptados da Terceira Idade) e a IV Mostra Cultural. Para estimular a participação do público, na tarde de quarta-feira, 28, no Centro de Eventos Pedro Bortolosso, foi realizado um baile de abertura, ao som da banda Doce Veneno; e ainda apresentações do coral de Libras e dos corais do CATI (Centro de Atenção à Terceira Idade) e do CRAS (Centro de Atenção e Assistência Social) do Jardim Piratininga.

A ação intersecretarial também conta com o apoio das secretarias de Esportes, Recreação e Lazer; Saúde; Cultura; Educação e Meio Ambiente. Com o tema “Celebrando amizade e fortalecendo a convivência”, o evento tem como objetivo mostrar toda a vitalidade e os talentos da Melhor Idade de Osasco, além das atividades que são oferecidas pela Prefeitura, por meio de suas diversas secretarias, para garantir melhor qualidade de vida a essa parcela da população.

Jurema Mariano, chefe do CRAS do Jardim Piratininga, abriu a cerimônia ao cantar a música Ave Maria. Em seguida, as autoridades iniciaram os discursos. O primeiro foi o presidente da Câmara de Osasco, Aluísio Pinheiro, que disse ver no Fejati uma marca da administração pública. “A Melhor Idade tem experiência acumulada e precisa ser muito respeitada pelos seus feitos em Osasco”, emendou, acompanhado do casal Mariza Giovani Russo e Eduardo de Almeida, que irá representar a cidade no concurso de Miss e Mister Melhor Idade do estado de São Paulo.

Em seguida, Marcos Vinícios, presidente do CMI, falou sobre a Melhor Idade. “Existe uma questão importante quanto ao envelhecimento com dignidade. Isso significa que precisamos ter qualidade de vida e um evento como esse proporciona ações desejadas pela comunidade”, declarou, afirmando que, em 2030, a população de idosos no País deve chegar a 49% do total da população e que por isso políticas públicas de qualidade devem ser voltadas para essa parcela – como a ação intersecretarial que acontece no município.

O secretário de Cultura de Osasco, Luciano Jurcovichi, também deixou sua mensagem. “É com muita alegria que vemos o entusiasmo como a administração encara a Melhor Idade. Há uma dedicação muito grande para a realização de trabalhos sérios, de inclusão social e, sobretudo, envolvimento entre as secretarias”, revelou, lembrando que o Centro de Eventos Pedro Bortolosso é a sede de sua secretaria, assegurando que “é sempre uma honra receber o público da Melhor Idade em qualquer lugar de Osasco”.

O secretário de Esportes, Claudio Chapecó, também teceu suas considerações durante a solenidade de abertura. “A expectativa de vida no Brasil tem crescido muito e parte desse sucesso se deve em função de políticas públicas de qualidade, bem orientadas e fruto da elevação de renda propiciada pela gestão do presidente Lula. Desta forma, temos também que atender esta demanda. O prefeito Emidio tem orientado todas as secretarias para que elaborem programas e projetos que atendam plenamente à Melhor Idade e isso vem acontecendo”, disse.

Chapecó ainda ressaltou o “Programa Osasco Saudável”, com o projeto Práticas Corporais, como outro importante dispositivo direcionado aos idosos e que hoje atende mais de 2 mil pessoas. Ele também lembrou a instalação das Academias da Terceira Idade e a expansão de vagas para aulas de natação e hidroginástica em Osasco. Sua fala foi complementada pelas palavras do vereador Rogério Lins, que foi diretor de Esportes de Osasco e ratificou as informações dadas pelo secretário.

Por fim, a secretária da SAPS, Gilma Rossafá, que representou o prefeito Emidio de Souza, desenhou um panorama global da iniciativa. “A Melhor Idade é instrumento de transformação cultural e social na cidade porque conhece os espaços públicos e atua como agente determinante para o avanço histórico e a construção coletiva no município. A administração do prefeito Emidio tem muito orgulho em criar programas que atendem com carinho e atenção os anseios dessa população que tanto nos ensina a importância de celebramos a amizade e fortalecemos a convivência”, declarou.

Também prestigiaram o evento a secretária adjunta da SAPS, Patrícia Dândalo, a diretora de Educação de Osasco, Marinalva de Oliveira; a assessora de projetos especiais do Fundo Social de Solidariedade, Joana D’Ar e o representante do SESC Osasco Alisson Martins.

Também apoiaram o evento a UAPO (União dos Aposentados e Pensionistas de Osasco); ACM (Associação Cristã de Moços); ACIMO (Associação Comunitária de Idosos de Osasco); AMUNO (Associação das Mães do Novo Osasco); Comunidade Santíssima Trindade; SESI (Serviço Social da Indústria); Associação da Terceira Idade Novo Milênio; Associação Vicentina São Vicente de Paulo (Lar Bussocaba); Ordem dos Emancipadores de Osasco (OEO) e Associação Comunitária Nossa Senhora do Carmo (ANOSCAR).

Serviço

XVIII Fejati e IV Mostra Cultural

Show com a cantora Maria Alcina

Dia: 29/09

Horário: 19h

Local: SESC/Osasco – Avenida Sport Club Corinthians, 1300 – Jardim das Flores

Obs: Os ingressos devem ser retirados no local, com 1h de antecedência. Haverá atendimento preferencial para pessoas acima dos 60 anos.

Atividades Esportivas Adaptadas à Terceira Idade – Marcha dos Cabeças Brancas

Dia: 30/09

Horário: 8h30

Acolhida e Alongamento: quadra próximo à UBS Maria Pia – Avenida João de Andrade, Jardim Santo Antônio

Chegada: CEU José Saramago – Jardim Santo Antônio, onde acontecem, até as 16h, atividades esportivas e de convivência

Osasco e as experiências com a Terceira Idade

Dia: 03/10

Horário: 8h30 às 16h30

Apresentações das secretarias de Assistência e Promoção Social; Saúde; Educação e Esportes, Recreação e Lazer, além do SESC/Osasco

Teatro Municipal de Osasco – avenida dos Autonomistas, 1533, Campesina

Além disso, verifique

Gastronomia

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento (SICA) promoverá …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.