Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Geral / Prefeitura de Osasco promove campanha de vacinação contra a gripe

Prefeitura de Osasco promove campanha de vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, realiza até 9 de maio a Campanha Nacional de Vacinação para o idoso. Idosos na faixa etária acima dos 60 anos devem procurar as unidades de saúde em toda a cidade para serem imunizadas contra vírus da Influenza (gripe).

Cerca de 300 pessoas trabalharam nas unidades de saúde no último sábado, dia 26, no lançamento da campanha. Até o dia 29 de abril, 14.956 pessoas já haviam sido vacinadas, o que representa 29,6% da população com mais de 60 anos em Osasco.

Além de serem imunizados contra a gripe, os idosos têm à sua disposição vacinas contra difteria e o tétano e contra o pneumococo. A vacina contra o pneumococo é destinada às pessoas que ainda não foram vacinadas e às que estejam hospitalizadas, sejam residentes em casas de repouso ou asilo, possuam doenças crônicas ou sejam imunodeprimidos.

“O nosso objetivo é reduzir a morbi-mortalidade e as internações dessas pessoas por infecção com vírus da influenza e suas complicações pulmonares”, explicou Gelso de Lima, secretário de Saúde, lembrando aos idosos que não esqueçam de levar o cartão de vacina para atualizar.

A Vacina

A vacina contra a gripe é produzida com base nas três cepas (subtipo de vírus) de maior circulação no Hemisfério Sul. Essa combinação eleva a sua capacidade de proteção. Ela leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos. Os vírus presentes na vacina estão mortos e não podem se reproduzir e provocar a doença. Portanto, a vacina não causa gripe. Quando isso acontece, é porque a pessoa já estava com o vírus da gripe ou porque adquiriu outros vírus de gripe diferente dos que compõem a vacina ou pode ser apenas um resfriado comum.

A restrição para tomar a vacina é apenas para as pessoas que têm um quadro raríssimo de alergia comprovada à proteína do ovo, visto que a dose é produzida em embriões de galinha.

O maior problema associado à vacina contra a gripe é a sua não utilização.

A Gripe

A gripe (influenza) é uma doença viral aguda, altamente contagiosa, que ataca o trato respiratório e que ocorre com maior intensidade no final do outono e durante o inverno, podendo causar epidemias. Ela é transmitida de pessoa a pessoa por meio das vias aéreas superiores, por gotículas ao falar, espirrar ou tossir. Como se alastram rapidamente, as medidas de contenção costumam ser insuficientes. O método mais eficiente para se evitar a gripe e, principalmente suas complicações, é a vacinação.

Os idosos e em especial aqueles institucionalizados (hospitalizados ou que residem em casas de repouso ou asilos) e os portadores de doenças crônicas são alvo de sérias complicações pela gripe.

Os principais sintomas da gripe são: febre, calafrios e mal-estar generalizado, freqüentes nos primeiros dias. A rinite e a faringite também podem ocorrer. Quando os sintomas iniciais diminuem, aparecem problemas respiratórios, como dor de garganta, tosse seca, coriza e congestão nasal.

Fernando Carlos Tozi
Assessoria de Comunicação da Saúde

Além disso, verifique

22,5% da população de São Paulo consomem doces em excesso

Índice está acima da médica nacional, segundo pesquisa do Ministério da Saúde que alerta para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.