Início / Cultura e Lazer / Prefeitura de Osasco promove Festa de Natal da Terceira Idade

Prefeitura de Osasco promove Festa de Natal da Terceira Idade

A Prefeitura de Osasco, por meio de uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade (FSS) e da Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social (SAPS), realizou junto ao SESC, na tarde de quarta-feira, 1º de dezembro, uma festa de Natal para a Terceira Idade.

Segundo estimativas dos organizadores, cerca de 500 pessoas participaram do evento, que aconteceu no Centro de Eventos Pedro Bortolosso. Entre os convidados estavam pessoas ligadas ao CATI (Centro de Atenção à Terceira Idade), CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), entidades religiosas e ONGs que fazem trabalhos sociais junto à prefeitura.

A festa contou com um momento ecumênico de orações realizadas por um padre e um pastor, que abençoaram o final de ano de todos. Em seguida, o grupo musical “Cantata de Natal”, do SESC Osasco, fez uma apresentação que empolgou os presentes, levando-os ao centro da pista de dança e embalando-os aos sons de samba, baladas românticas de sucesso nacional e internacional e MPB. Os idosos ainda assistiram a uma performance do Coral de Libras, da SAPS.

A secretária de Assistência e Promoção Social de Osasco, Gilma Rossafá, falou sobre o empenho intersecretarial que vise o bem-estar do público da Terceira Idade. “A importância do evento é fortalecer os vínculos comunitários e familiares. A atividade tem como proposta valorizar o idoso e se dá na relação conjunta com programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Osasco Saudável, da Secretaria de Esportes, entidades sociais do município de Osasco e vários grupos de idosos em paróquias e igrejas. É a expressão de um reconhecimento da administração de que o idoso é pró-ativo e protagonista da história da cidade. Eles têm o direito social de participar da cultura, lazer e convivência diária de Osasco”, avaliou.

Para a moradora do Jardim Helena Maria, Maria de Lourdes Beltrame, de 72 anos, o evento foi um sucesso e muitos colegas estavam bem dispostos a bailar. “Está cheio de gente bonita e animada. A festa está sempre linda. Vou arrumar um par para bailar logo logo”, disse. “Vou aproveitar o dia que está gostoso, ainda mais com essas músicas calminhas e boas para companhia a dois”, revelou, garantindo participar há pelo menos 3 anos da festa.

Já Francisco Raimundo Carvalho, de 72 anos, que mora no Jardim Santo Antonio, endossou as palavras da colega e disse ser fundamental estimular os vínculos afetivos. “Nos juntamos sempre em grupinhos de dominó e outros jogos para mantemos a conversa em dia. Atividades como essa de Natal são ótimas porque vemos mais colegas e sabemos como estão. Sem falar que a gente pode dançar e aproveitar para conversar mais ainda. Você sabe, né?”, emendou, com ar de felicidade.

Durante a festa, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Marcia Abreu, entregou 500 canecas com mensagens de otimismo neste Natal. A ação acontece em sintonia com a Secretaria do Meio Ambiente, que estimula que cada pessoa utilize sua caneca, evitando descartar repetidamente copos plásticos descartáveis, que demoram cerca de 200 anos para se decompor naturalmente.

Marcia ainda aproveitou o momento para parabenizar todos os idosos, salientando a importância deles para a administração. “Eu e o prefeito Emidio desejamos um Feliz Natal antecipado. Temos muito orgulho de acompanhar a energia da Melhor Idade. Temos muito orgulho de ver tanta experiência acumulada nesta cidade. Essa ação é conjunta e visa trabalhar para pessoas queridas em nossa cidade”, ressaltou, entregando, junto de Gilma, as canecas para a mãe da secretária de Assistência e Promoção Social, Dete Ramos da Silva, e para a mãe do secretário de Saúde de Osasco, Gelso de Lima, dona Cida Lima.

Ao todo, 15 parceiros prestigiaram o evento. Dentre eles, representantes do Programa “Osasco Saudável”, Conselho Municipal do Idoso, ACM (Associação Cristã de Moços) de Osasco, UAPO (União dos Aposentados e Pensionistas de Osasco), ACIMO (Associação Comunitária do Idoso de Osasco), AMUNO (Associação das Mães do Novo Osasco), Comunidade Santíssima Trindade; Associação da Terceira Idade Novo Milênio e dos CRAS Jardim Elvira, Jardim Piratininga, Jardim Veloso, Km 18, Vila Yolanda e Vila Yara.

Também prestigiaram o evento a secretária adjunta da Secretaria de Assistência e Promoção Social de Osasco, Patrícia Dandalo; a coordenadora da Mulher e Promoção da Igualdade Racial, Sonia Rainho; o vereador Rogério Lins e Ivete, responsável pelo CATI, entre outras autoridades.

Além disso, verifique

Osasco comemora seus 51 anos com uma programação extensa

Osasco chega aos 51 anos de emancipação político-administrativa como a 4ª cidade mais rica do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.