Início / Saúde / Prefeitura de Osasco promove Semana de Prevenção à Osteoporose

Prefeitura de Osasco promove Semana de Prevenção à Osteoporose

Na Semana de Prevenção à Osteoporose, a Secretaria de Saúde de Osasco, por meio do Programa Saúde do Idoso, realiza de 24 a 30 de agosto, palestras gratuitas de orientação sobre a doença em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

A osteoporose é uma doença caracterizada pela dificuldade de retenção de cálcio pelos ossos, deixando-os mais suscetíveis às fraturas. É um problema de saúde pública no mundo e é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a epidemia silenciosa do século, já que muitas vezes, o paciente apenas descobre a doença quando ocorre uma fratura. Ela é mais frequente em adultos e idosos e tem início pela osteogenia (pequena diminuição da massa óssea, fase em que ainda pode ser tratada).

Segundo a gerontóloga e coordenadora do Programa Municipal de Saúde do Idoso, Eliane Bastos, a osteoporose exige muita atenção e tratamento contínuo, especialmente se o paciente for idoso. Por esse motivo é imprescindível que as pessoas vivam com uma melhor qualidade de vida. “É possível evitá-la com medidas simples como atividades físicas moderadas e alimentação saudável, balanceada e rica em cálcio. Além disso, a exposição ao sol no início da manhã e fim da tarde também ajuda a prevenir a doença”, orientou.

Em Osasco, há o Programa Osasco Saudável voltado à melhoria da qualidade de vida da população. “Este Programa traz uma nova forma de pensar e agir, e trata diretamente da prevenção dos males que acometem a saúde da população, através de práticas de exercícios físicos, alimentação saudável, atividades voltadas à população idosa, entre outros.”, comentou Eliana.

Milene Soares de Carvalho

Assessoria de Comunicação da

Secretaria de Saúde de Osasco

Além disso, verifique

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.