Início / Saúde / Prefeitura de Osasco promove Semana de Prevenção ao Câncer de Mama

Prefeitura de Osasco promove Semana de Prevenção ao Câncer de Mama

Começa nesta segunda-feira, 16, a Semana de Prevenção ao Câncer de Mama em Osasco, ação que faz parte de uma campanha de intensificação e atenção à doença com o objetivo de informar e orientar a população.

Promovido pela Secretaria de Saúde de Osasco através do Programa Saúde da Mulher, o evento acontece até 20 de agosto no Osasco Plaza Shopping, das 10h às 17h, e conta com modelos interativos de mamas, distribuição de panfletos informativos e preservativos, orientações, vídeos educativos, ações de incentivo ao auto-exame das mamas e ao aleitamento materno.

Para a médica ginecologista, coordenadora do Programa Saúde da Mulher de Osasco e da Casa da Mulher, Marta Almeida, o principal objetivo é incentivar a mulher ao auto cuidado, com ênfase na promoção da saúde da mama. “O auto-exame das mamas é uma ferramenta importante na detecção precoce do câncer de mama”, enfatizou. “Os sintomas do câncer de mama palpável são nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama e nódulos palpáveis na axila”, orientou.

Como Fazer o Auto-Exame?

Deitada com um travesseiro sob os ombros, apalpe cada seio. Lembre-se: no lado da mama a ser apalpada deve-se ter o braço elevado e a mão atrás da nuca.

Em frente ao espelho, inspecione as mamas com os braços abaixados ao longo do corpo. Logo após, com as mãos atrás da nuca e os cotovelos levantados observe os seios, procure quaisquer alterações na pele ou no tamanho e forma.

Durante o banho, sinta cada seio com apalpação: levante um braço e use a outra mão com os dedos ensaboados para apalpar o seio a ser examinado. Use as pontas dos dedos para sentir todo o seio, pressione-o contra o peito e também as axilas.

Milene Soares de Carvalho
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Osasco

Além disso, verifique

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.