Início / Geral / Prefeitura de Osasco promove treinamento para manipuladores de alimentos

Prefeitura de Osasco promove treinamento para manipuladores de alimentos

Prefeitura promove treinamento para manipuladores de alimentosComposto de quatro palestras, evento teve como objetivo dar orientações técnicas a todos os funcionários que trabalham com merenda escolar no município

Oferecer alimentos de qualidade e evitar qualquer tipo de contaminação, provocada pela merenda escolar em Osasco. Este é o objetivo do treinamento de “Capacitação de Manipuladores de Alimentos”, promovido pela Prefeitura, por meio do Departamento de Merenda Escolar, órgão vinculado à SICA (Secretaria da Indústria, Comércio e Abastecimento). Composto de quatro palestras, o treinamento tem como público alvo todas as merendeiras e demais funcionários que trabalham com a manipulação de alimentos em todas as escolas municipais, estaduais e creches do município. O evento foi realizado nesta quarta e quinta-feira, dias 19 e 20, no auditório do Fundo Social de Solidariedade.

Prefeitura promove treinamento para manipuladores de alimentosConforme informou Elizandra Paes de Lima, diretora do Departamento de Merenda Escolar, essa capacitação é realizada duas vezes por ano. “O objetivo principal é atingir a todos os funcionários do departamento, visando passar informações gerais sobre manipulação de alimentos, desde o recebimento do produto, passando pela qualidade do mesmo, até o consumo nas escolas. Hoje, os produtos são entregues diretamente nas escolas, porém, os caminhões passam antes no Departamento de Merenda Escolar para a inspeção, quando são observados os rótulos, a temperatura e as embalagens, dentre outros itens de qualidade”, disse Elizandra.

Durante as palestras, os funcionários recebem informações técnicas de como eles devem manipular, armazenar e servir um produto, bem como constatar problemas de contaminação nos alimentos. Essas contaminações podem ser de natureza química (presença de agrotóxicos, raticidas e detergentes); física (presença de corpos estranhos, como pedaços de vidro, metal, madeira e pedra, dentre outros objetos); e microbiológica (presença de micróbios como bactérias, fungos e vírus). Além do curso de capacitação, as nutricionistas do Departamento de Merenda passam, diariamente, nas escolas para fazerem a supervisão sobre a qualidade e as condições de armazenamento dos produtos.

Palestras

Neste ano, o treinamento de capacitação foi ampliado com novos temas abordados por especialistas, como segurança, vigilância sanitária, responsabilidade social e a manipulação propriamente dita. Nestes dois dias, as quatro palestras foram proferidas de manhã e à tarde para um público total em torno de 800 pessoas. No final, todos os participantes concorreram a prêmios como microondas, jogos de panela, ferros elétricos, dentre outros, oferecidos por patrocinadores, como também a cursos de manipulação de alimentos oferecidos pela SESI de Osasco. Dentre os presentes, o evento contou com a participação de David Vieira, diretor do SESI. Estes foram os temas abordados:

– Segurança no Ambiente da Cozinha, pelo sargento Francisco Venerá, pelo cabo Luiz Henrique, e pelo soldado Espina, do Corpo de Bombeiros.

– Critérios Sanitários na Fiscalização, por Eduardo Alves, nutricionista do Departamento de Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde.

– Responsabilidade Social: coleta seletiva, biodiesel e uso racional da água, por Elza Maria e Silzeni Lopes, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

– Capacitação para Manipuladores de Alimentos, tema abordado pelas nutricionistas Patrícia Panaro, Carla Salzano Milani e Márcia Braz Heigasi, do Departamento de Merenda Escolar.

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.