Início / Geral / Prefeitura de Osasco realiza obras de contenção no Jardim Santa Rita

Prefeitura de Osasco realiza obras de contenção no Jardim Santa Rita

Ação conjunta das secretarias municipais envolve remoção de árvores de grande porte e contenção de deslizamento de terra na estrada do Ariam, garantindo segurança às famílias que ocupam área próxima

A Prefeitura de Osasco está realizando uma grande ação intersecretarial com o objetivo de evitar problemas relacionados às chuvas no bairro do Jardim Santa Rita.

As medidas foram iniciadas no final da tarde de quinta-feira, dia 13, quando o prefeito Emidio de Souza esteve pessoalmente, no local, para conversar com moradores e anunciar os procedimentos. Também estiveram presentes os secretários municipais Luciano Jurcovichi (Serviços Municipais), Jorge Lapas (Governo), Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes), o coordenador da Defesa Civil, Mille Nascimento e o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Domingos Carreira.

No dia seguinte, tiveram início medidas de contenção a um deslizamento de terra na Estrada do Ariam, que corta o bairro. Dentre elas, já foi feito o corte de 10 árvores de grande porte que ficam às margens da via pública. Também como parte da ação, a Estrada foi interditada em um raio de cerca de 1 quilômetro. A previsão é de que a via fique interditada por cerca de 2 meses, durante todo o período de chuvas, para a realização das obras, ação que foi necessária devido ao grande fluxo de veículos pesados no local.

A rota alternativa para os motoristas é acessar a Avenida Alberto Jackson Byington, a Avenida Presidente Médici ou Avenida Esmeralda para chegarem ao bairro Parque Mazzei e região.

Já no sábado, foi iniciado processo de remoção de 15 famílias que ocupam uma área de risco no bairro. O local apresenta perigo de deslizamento devido às fortes chuvas que vem atingindo, nos últimos dias, a cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, todas deixarão suas casas até o final desta semana. O processo é acompanhado por assistentes sociais e as famílias serão inseridas no Bolsa Aluguel, programa municipal que garante a moradores de área de risco um auxílio de R$ 300, por mês, durante um prazo de até 18 meses, com possibilidade de prorrogação do período do benefício.

Mais de 100 pessoas estão trabalhando direta e indiretamente para garantir a segurança da comunidade do Jardim Santa Rita. A ação envolve agentes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que ajudam com equipamentos, pessoal e na remoção das árvores, funcionários da Secretaria de Obras e Transportes, assistentes sociais da Secretaria de Habitação de Desenvolvimento Urbano (SEDHU), Fundo Social de Solidariedade (FSS) e Assistência e Promoção Social (SAPS), que fazem o atendimento às famílias, além do Corpo de Bombeiros.

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.