Início / Avisos / Prefeitura inaugura Centro Público de Qualificação Social e Profissional

Prefeitura inaugura Centro Público de Qualificação Social e Profissional

Prefeitura inaugura Centro Público de Qualificação Social e Profissional“Esse espaço público poderá acolher com qualidade e com alta tecnologia a população carente de Osasco”, afirma a secretária Dulce Helena Cazzuni.

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI), inaugurou na terça-feira, 1º do julho, o Centro Público de Qualificação Social e Profissional “Sindicalista Arcênio Rodrigues da Silva”, criado por meio do Programa Capacitação Ocupacional, o espaço vem consolidar uma política pública de qualificação social e profissional no município de Osasco.

O espaço oferecerá cursos das mais diversas áreas, tais como, Construção Civil, Comércio e Serviços, Alimentação, Tecnologia da Informação, Imagem Pessoal, Autônomos, Auto-Gestão e Cooperativismo, entre outros.

Prefeitura inaugura Centro Público de Qualificação Social e Profissional“A Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão responde por uma parte significativa em relação às lutas e a melhor qualidade de vida do trabalhador. A partir desse momento se reafirma o compromisso desta gestão em garantir aos trabalhadores de Osasco o acesso à qualificação social e profissional, compreendida, não somente, como fomentadora da inserção dos cidadãos no mercado de trabalho formal, cooperado ou autônomo, mas também, como formadora de um ser crítico, capaz de refletir sobre sua realidade e de transformá-la”, ressaltou a secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, Dulce Helena Cazzuni.

De acordo com o coordenador do Programa Capacitação Ocupacional, Sérgio Donda, “com a soma do comprometimento do Programa Capacitação Ocupacional, ao empenho dos demais programas da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, à competência das entidades parceiras, e ao interesse das comunidades que participam e apóiam essa política, espera-se, que o Centro Público de Qualificação Social e Profissional se firme como um espaço de referência para o debate, a formulação e a difusão de experiências de qualificação, orientação e certificação profissional, articuladas às políticas de elevação de escolaridade”.

Arcênio Rodrigues da Silva

Líder sindical e defensor dos direitos dos trabalhadores e da sua formação, ao longo de sua vida, Arcênio Rodrigues da Silva atuou na resistência à ditadura, sendo preso político nos anos 70. Foi dirigente da Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo e diretor do Sindicato dos Químicos de Osasco.

Também presente ao ato, o deputado estadual Marcos Martins ressaltou a homenagem, “Arcênio é um nome que identifica as lutas da cidade de Osasco e esse Centro que leva o seu nome é muito importante para ajudar a inclusão e a melhoria no mercado de trabalho, o que o sindicalista sempre buscou em suas lutas”.

Trabalho e Educação

Em parceria com a Secretaria de Educação são criadas metodologias e propostas para que seja feito um trabalho para a população mais vulnerável, mais empobrecida. “Vamos unir a capacitação profissional com a educação de qualidade, pois enxergamos a Educação e o Trabalho como um par perfeito” completou a secretária Dulce Helena Cazzuni.

Além disso, verifique

22,5% da população de São Paulo consomem doces em excesso

Índice está acima da médica nacional, segundo pesquisa do Ministério da Saúde que alerta para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.