Orçamento Participativo é tema de seminário estadual

O Fórum Paulista de Participação Popular realizou na última sexta, dia 23 de janeiro, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo o “Seminário do Orçamento Participativo (OP) – Como e porque implantar”, voltado às cidades que ainda não têm OP, mas têm o compromisso de consolidar a democracia na gestão pública, objetivando incentivar e subsidiar a implantação do programa.

Durante o seminário, foram realizadas duas mesas de debates e uma oficina prática de implantação. No período da manhã com uma abordagem mais política sobre os efeitos do programa na sociedade e no governo, falando sobre A importância em implantar o OP nas cidades, houve a participação da professora Márcia Regina, vice-prefeita de Taboão da Serra. Na segunda mesa, o tema foi O que é OP, com Valdemir Pires, professor da UNESP de Araraquara, e o educador Pedro Pontual secretário de Cidadania de Embu das Artes, ambos especialistas no assunto.

Participaram do seminário gestores públicos e vereadores de 35 cidades do Estado de São Paulo e uma do Rio de Janeiro. Hoje, no Estado, existe uma média de trinta cidades que têm OP há mais de um ano. O seminário foi também um espaço importante de troca de experiência com as cidades que compõem o Fórum Paulista de Participação Popular, organizadora do evento: Osasco, Guarulhos, Embu das Artes, Taboão da Serra e Várzea Paulista.

Osasco é o carro chefe da região Oeste, já que a experiência de OP na cidade é uma forte referência estadual e nacional. Em apenas quatro anos o prefeito Emidio conseguiu consolidar em sua gestão um espaço democrático, participativo e cidadão, que é reconhecido como instrumento eficaz para a conquista e garantia dos direitos sociais.

Além disso, verifique

Prefeitura de Osasco e Acqua realizam acolhimento e entrega de uniformes para Agentes Comunitários de Saúde

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria da Saúde, e o Instituto Acqua promovem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.