Início / Manchetes / Presidente Altino poderá ser o primeiro Bairro Ecológico de Osasco

Presidente Altino poderá ser o primeiro Bairro Ecológico de Osasco

246-leandro-palmeira-1-osascoA prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, lança na próxima sexta-feira, dia 5, o projeto “Bairro Ecológico”, que será implantado inicialmente em Presidente Altino, e visa implantar melhorias ambientais, tais como: coleta seletiva de materiais recicláveis, ecoponto de entulho, arborização, coleta de óleo de cozinha usado, entre outros serviços.

Com início marcado para as 10h, o evento acontece na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, onde serão apresentados os objetivos e as ações das secretarias de Meio Ambiente, Obras e Transporte e Saúde. O lançamento do projeto integra a agenda da Semana do Meio Ambiente de Osasco.

Presidente Altino foi escolhido para ser o primeiro Bairro Ecológico, levando-se em consideração que já possui 94% de suas vias servidas por rede de esgoto, 100% de água tratada e até junho de 2010 a Sabesp deverá implantar os 6% restantes da rede de esgoto e todos os resíduos coletados serão enviados para a ETE de Barueri.

Paralelamente, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Obras, vai implantar a coleta seletiva de materiais recicláveis, bem como instalar o primeiro ecoponto para recebimento de resíduos provenientes da construção civil, exclusivamente de moradores do bairro.

A Secretaria de Meio Ambiente vai realizar a coleta de resíduos de óleo de cozinha. Para isso, foram instalados 11 postos de coleta em escolas , igrejas, casas comerciais, sendo um deles na Sede do Sindicato dos Metalúrgicos localizado à Rua Erasmo Braga, 310.

Uma equipe de 30 agentes comunitários da Secretaria de Saúde visitou todas as 3 mil moradias do bairro entre os dias 28 e 29 de maio, orientando para a participação no projeto Biodiesel Osasco, que se dá com a separação do óleo usado e sua destinação aos postos de coleta.

Por meio do Projeto Biodiesel, que vem se expandindo em Osasco e também vem atraindo o interesse de empresas de outras cidades da região, ja foi possível coletar cerca de 24 mil litros de óleo que estão sendo transformadao em biodiesel, contribuindo, assim, para a despoluição do ar. Quando o óleo é descartado de forma incorreta nas pias e tanques, colabora para o entupimento dos equipamentos hidráulicos e redes de esgotos da cidade, além de poluir os aterros sanitários.

A qualidade de vida dos cidadãos e a preservação do meio ambiente é uma das prioridades da Secretaria de Meio Ambiente de modo a permitir ações que beneficiem os moradores de Osasco. Desta forma, o plantio de árvores também será uma ação prática que contribuirá para o meio ambiente.

Serviço:

Lançamento do Projeto “Bairro Ecológico”
Data: 05 de junho de 2009
Horário: 10 horas
Local: Sede do Sindicato dos Metalúrgicos. Rua Erasmo Braga, 310 – Presidente Altino

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone: (11) 3652-9511, com Amanda, ou pelo e-mail: sema@osasco.sp.gov.br.

Além disso, verifique

Prefeitura de Osasco entrega Bases Comunitárias Móveis

Nesta quarta-feira, 5, às 11 horas, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, entrega para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.