Início / Manchetes / Presidente Altino será o primeiro Bairro Ecológico de Osasco

Presidente Altino será o primeiro Bairro Ecológico de Osasco

264-leandro-palmeira-2-osascoProjeto inclui programa de arborização, coleta seletiva de lixo, ecoponto para recolhimento de entulho, coleta de óleo de cozinha para ser transformado em biodiesel e 100% de esgoto tratado

Com a presença de dezenas de moradores do bairro, sindicalistas, estudantes do SENAI e da Escola Técnica de Osasco e representantes da Sabesp, a Secretaria do Meio Ambiente do Município lançou em Presidente Altino, na sexta-fera, dia 5, o projeto “Bairro Ecológico”. O projeto, executado em parceria com outras secretarias municipais, de Obras e da Saúde, além do governo do Estado, por meio da Sabesp, tem a coordenação de Carlos Marx, secretário do Meio Ambiente. O evento foi realizado no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco.

264-leandro-palmeira-3Segundo o secretário, Presidente Altino foi escolhido para iniciar o projeto “Bairro Ecológico” em Osasco por ser um bairro de topografia plana, já possuir 100% de água tratada, 94% de suas ruas com rede de esgoto e também por apresentar um elevado número de entupimento da rede de esgoto, provocado por excesso de gordura na canalização. “Esses fatores nos levaram a escolher Altino para iniciarmos este projeto em defesa do meio ambiente. Para tanto, vamos contar com o apoio de outras secretarias, da parceria com a Sabesp e também esperamos contar com o apoio imprescindível da comunidade, sem o qual o projeto não terá sucesso”, disse o secretário.

264-leandro-palmeira-5O projeto “Bairro Ecológico”, que consiste num conjunto de ações em defesa do meio ambiente, tem como objetivo principal a melhoria da qualidade de vida dos moradores. São ações que passam por programa de arborização com plantio de árvores em ruas e praças; coleta seletiva de materiais recicláveis, ponto específico (ecoponto) para recolhimento de entulhos da construção civil, cujo material será enviado para a Usina de Reciclagem de Entulho, inaugurada recentemente pelo prefeito Emidio de Sousa; coleta de óleo de cozinha usado para ser transformado em biodiesel; além da complementação dos 6% da rede de esgoto no bairro.

Reciclagem de lixo

Ficará a cargo da Secretaria de Obras a coleta seletiva de todo o lixo urbano de Presidente Altino. O caminhão da coleta seletiva passará todas as quintas-feiras, já a partir da próxima semana, para recolher materiais como plástico, papel e papelão, latinhas de refrigerantes e garrafas pet, entre outros. Será um processo continuo de coleta seletiva e, como todas as demais ações do “Bairro Ecológico”, será implantado em todos os demais bairros de Osasco.

Reciclagem de entulho

A Secretaria de Obras está trabalhando também na construção do ecoponto, que ficará sob o viaduto Único Galafrio, que liga Presidente Altino ao Jaguaré. O ecoponto será exclusivo para o bairro de Presidente Altino, para recolhimento de entulho de pequenas reformas. O entulho já recolhido em caçambas deverá ser enviado diretamente para a Usina de Reciclagem, localizada ao lado do Aterro Sanitário. “A partir de agora, quem despejava o entulho de sua reforma de maneira clandestina em terrenos baldios ou nas vias públicas de Altino, poderá fazer isso de forma legal no ecoponto. Além de não agredir a natureza, o morador estará contribuindo para melhorar a qualidade de vida de toda a população”, enfatizou Carlos Marx.

Coleta de óleo

Osasco possui hoje mais de 700 mil habitantes, que vivem em 160 mil residências. Se cada família guardar mensalmente apenas meio litro de óleo utilizado em frituras, pode-se atingir até 80 mil litros, que permitirão a produção de 80 mil litros de biodiesel. Além de não provocar mais o entupimento da rede de esgoto, esse óleo reciclado vai se transformar num combustível limpo para os automóveis e contribuir para diminuir a poluição no município.

Todos os moradores de Altino já foram sobre como devem guardar o óleo usado, que deverá ser entregue nos 11 postos de coleta do bairro. Cada posto desses, como escolas, igrejas, sindicatos e casas comerciais, receberá um litro de óleo novo ou material de limpeza para cada dez litros de óleo usado recolhidos. O Projeto Biodiesel já está bastante avançado em Osasco com recolhimento de milhares de litros de óleo usado em outros postos de coletas espalhados pela cidade.

Postos de coleta:

– E.E. Professora Alice Velho Teixeira – Rua Maria C. Pânica, 284.
– Associação Bethel, Colégio Presbiteriano – Rua Reverendo João Euclides Pereira, 159.
– EMEF Frei Gaspar da Madre de Deus – Avenida Osvaldo Collino, 980.
– Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco – Rua Erasmo Braga, 310.
– Creche Ida Belmonte Biscuola – Rua Etori Biscuola, 517.
– Fábrica Corneta – Rua Manoel Antonino Portella, 240.
– Ginásio de Esportes Prof. José Liberatti – Avenida Jubair Celestino, 150.
– Praça de Esportes Armando Sá Ressurreição (Campo Ford) – Avenida Henry Ford, 73.
– Supermercado Paraná – Praça Dicran Echefrian, 12.
– Padaria e Confeitaria Clarice – Rua Carlos da Costa Ramalho Jr, 400.
– Café Pastel Lanchinho – Rua Osvaldo Collino, 29.

Tratamento de esgoto

Atualmente, o bairro de Presidente Altino já possui 100% de água tratada e 94% das ruas com rede de esgoto. Desse total, 60% do esgoto já estão ligados nos coletores-troncos Bussocaba e Henry Ford e tratados na Estação de Tratamento de Barueri. O Projeto Bairro Ecológico prevê que até junho de 2010 o bairro terá 100% das ruas com rede de esgoto e 100% do esgoto enviados para a ETE de Barueri. A apresentação do projeto da Sabesp, denominado de “Otimização e Universalização do Sistema de Tratamento de Esgoto”, foi feita pela engenheira Andrea Regina, gerente da Área de Esgoto da empresa do Governo do Estado.

Outras ações

Carlos Marx explicou também que durante o processo de implantação do Bairro Ecológico, serão apresentadas aos moradores de Presidente Altino outras ações que poderão contribuir com o processo de defesa do meio ambiente. São ações como a reuso da água, a captação da água de chuva, desimpermeabilização do solo com plantio de árvores nos quintais, construção de jardins e calçadas ecológicas e sistema de aquecimento solar para residências e comércio.

Além disso, verifique

Prefeitura de Osasco entrega Bases Comunitárias Móveis

Nesta quarta-feira, 5, às 11 horas, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, entrega para …

2 Comentários

  1. Arnaldo Cerioni Filho

    Entre os postos de coleta de óleo de Presidente Altino deveria ter sido incluida a ETEC de Osasco, localizada na região do Bonfim e que recolheu 700 litros através de alunos, professores, pais de alunos e moradores da região Bonfim e do Conjunto Hervy.
    Não é de se estranhar, pois consta no projeto TIETÊ II (parceria entre a PMO e a CPTM) que a Região do Bonfim está localizada entre a Rodovia Castello Branco e o Tietê.
    Com todas essas informações desencontradas, continuaremos traballhando para que nossa região consiga a tão sonhada revitalização.

    Prof. Arnaldo
    ETEC de Osasco, sita à Rua Manoel Rodrigues, 155 – Presidente Altino

  2. Essa é uma iniciativa maravilhosa, indicadora de conscientização. Moro em Pres Altino, mas na minha rua não passa o caminhão. Faço a separação do lixo e levo na casa de uma amiga, gostaria de solicitar a passagem do caminhão pela Rua Eminica Malavasi. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.