Início / Educação / Professores de Osasco recebem capacitação para o Programa Permanente Educação para o Trânsito

Professores de Osasco recebem capacitação para o Programa Permanente Educação para o Trânsito

Profissionais da rede municipal de ensino de Osasco foram orientados sobre como ensinar e instruir crianças para melhorar comportamento no trânsito

Na manhã de segunda-feira, 26 de abril, cerca de 200 profissionais da rede municipal de ensino de Osasco, dentre eles professores e coordenadores do projeto Escolinha do Futuro, parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer, assistiram à palestra com o tema “Mobilidade Segura”, que faz parte do Programa Permanente Educação para o Trânsito. O evento aconteceu no Centro de Formação dos professores da Educação, em parceria entre a Secretaria de Educação e de Serviços Municipais (SESM).

De acordo com Aristeu Mussi, coordenador do programa, o objetivo da ação é fazer com que os educadores se tornem agentes multiplicadores dos conceitos de mobilidade segura. “O educador tem a missão de transformar e passar o conhecimento para a criança. É na fase adulta que a pessoa começa a demonstrar os frutos de uma boa formação enquanto jovem”. Os avanços no setor de Educação no Trânsito seguem a resolução 9.503, de 1997, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que preconiza a obrigatoriedade de uma coordenadoria educacional para todos os municípios brasileiros que fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito.

O evento está programado para acontecer em três etapas. As duas próximas envolvem mais duas palestras em que os profissionais responderão perguntas sobre o que aprenderam em termos de educação no trânsito e posteriormente irão desenvolver trabalhos sobre mudança do comportamento do cidadão no trânsito. Os melhores serão inseridos no programa. A segunda palestra ocorre no dia 24 de maio e a terceira ainda aguarda definição das secretarias.

A coordenadora do projeto Escolinha do Futuro, Priscila Yuri Yoshi, destaca a importância de iniciar as atividades de informação junto aos educadores. “Temos mais de 60 mil crianças na rede municipal e a parcela de 12 mil atendidas pelo projeto Escolinha do Futuro poderá ser a primeira a ter contato com essa nova realidade. Será um trabalho piloto, mas, em seguida, vamos ampliar o diálogo”, disse.

O palestrante Angenor Cremonese, consultor em mobilidade segura e que já desenvolveu trabalhos sobre educação no trânsito em diversas cidades da Grande São Paulo, Interior paulista e na Itália, explicou que o primeiro módulo de palestras trata de questões voltadas para o comportamento seguro do cidadão no trânsito. “No decorrer do projeto, discutiremos medidas de como melhor nos posicionarmos e nos comportarmos. O foco do projeto é capacitar os educadores para que eles possam levar conhecimento às crianças e ajudar na formação educacional para o trânsito dos jovens desde cedo”, explica. Ele ainda reforçou que as ações da Prefeitura visam debater e melhorar desde a engenharia do trânsito, sinalização até propriamente estimular a reeducação dos hábitos das pessoas. Ele também ressaltou a importância de um trabalho integrado e sinérgico entre as secretarias para a prevenção e redução dos índices.

De acordo com Mussi, o programa deve ser estendido a todos os munícipes. A cidade já possui a Semana de Educação no Trânsito, que acontece no mês de setembro. As próximas etapas do Programa visam atender EMEIs e EMEFs em Osasco, que somam 160 unidades escolares. Posteriormente, serão focadas as instituições da rede estadual de ensino, escolas particulares, faculdades e centros universitários, que irão debater o assunto mobilidade segura e educação permanente no trânsito.

Além disso, verifique

Secretaria de Educação de Osasco saúda servidores para a volta às aulas

Início do ano letivo na rede municipal acontece no dia 6 de fevereiro No mês …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.